Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) – The Complete Ballets – Swan Lake, Sleeping Beauty e The Nutcracker – Ansermet (6 CDs)


Tchaikovsky foi o mago das melodias perfeitas. Poucos compositores foram capazes de tão belas catedrais sonoras como as erigidas por ele. E o que dizer dos seus ballets? Certamente um dos momentos mais sublimes de sua obra. Em seus ballets há ritmo, cadência, mistério, força, beleza, evocação e sonho. Três são os seus ballets: O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida e O Quebra Nozes. O desejo de postar essas obras me instigou há alguns dias atrás quando eu tive a oportunidade de assistir ao filme O Cisne Negro, do diretor americano Darren Aronofsky. A película me causou funda impressão. A bela encenação da atriz Natalie Portman me deixou completamente absorvido pelos ballets de Tchaikovsky. Lembrei que dispunha dessa caixa com seis CDs com o gigante Ernest Ansermet, um dos grandes regentes do século XX. Disponho também de uma bela caixa com esses mesmos ballets sob a direção de Karajan. Mas os ballets de Tachaikovski por Karajan perto dos de Ansermet não passam de folclore. As gravações dos ballets por Ansermet foram realizadas na década de 50 do século passado, dispondo de mais de 60 anos. Mas o interessante é que a qualidade é notável. Os timbres dos sopros causam um efeito especial. Ansermet mostra a sua mestria nesses trabalhos que devem ser revisitados sempre que estivermos em busca de fantasia e beleza. Há alguns cortes nos ballets, mas o conjunto é fabuloso! Uma boa apreciação!

Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) – The Complete Ballets – Swan Lake, Sleeping Beauty e The Nutcracker – Ansermet (6 CDs)

DISCO 01

Swan Lake

01. Introduction – No. 1 Scene (Allegro giusto)
02. No. 2 Waltz
03. No. 4 Pas de trois
04. No. 7 Subject – no. 8: Dance with Goblets
05. No. 10 Scene
06. No. 11 Scene No. 12 Scene No. 13 Scene
07. I. Tempo di Valse
08. V. Pas d’action: Odette et le prince
09. IV. Dans de petis cygnes
10. VI. Danse generale
11. II. Odette solo
12. VII. Coda
13. No. 15 Scene
14. No. 17 Scene: Entrance and Waltz of the Special Guests
15. No. 18 Scene
16. No. 21 Spanish Dance
17. No. 22 Neapolitan Dance
18. No. 23 Mazurka
19. No. 20 Danse Hongroise
20. No. 5 Pas de deux

DISCO 02

01. No. 28 – Scene (Allegro agitato)
02. No. 29 – Finale

Variations on a Rococo-Theme op. 33
03. Variations on a Rococo-Theme op. 33

Symphony No. 6 op. 74
04. I Adagio – Allegro non troppo
05. II Allegro con gracia
06. III Allegro molto vivace
07. IV Finale

DISCO 03

Sleeping Beauty

01. Introduction
02. No. 2 Dance scene
03. Introduction – adagio
04. Variation I – The Fairy of the Crystal Fountain
05. Variation II – The Fairy of the Enchanted Garden
06. Variation III – The Fairy of the Woodland Glades
07. Variation IV – The Fairy of the Songbirds
08. Variation V – The Fairy of the Golden Vine
09. Variation VI – The Lilac Fairy of the
10. Coda
11. No. 4 – Finale
12. No. 5 – Scene
13. No. 6 – Waltz
14. No. 7 – Scene
15. Rose Adagio
16. Dance of the Maids of Honour and the Pages
17. Aurora’s Variation
18. Coda
19. No. 9

DISCO 04

01. No. 10 – Entr’acte and Scene
02. No. 11 – Blind man’s Buff – No. 12 – Scene: Dances of the Courtiers
03. Scene
04. Dance of the Duchesses
05. Dance of the Baronesses
06. Dance of the Countesses
07. Dance of the marchionesses
08. No. 13 – Farandole: Scene – Dance
09. No. 14 – Scene: Prince Florimund and the Lilac Fairy – no. 15 – Pas d’action
10. Pas d’action: Aurora and Florimund
11. Aurora’s Variation
12. Coda
13. No. 16 – Scene
14. No. 17 – Panorama
15. No. 19 – Symphonic Entr’ acte – No. 20 – Finale: The Awakening
16. No. 21 – March
17. No. 22 – Polonaise: Procession of Fairy Tale Characters – no. 23 – Pas de quatre
18. Introduction
19. Variation I – The Golden Fairy
20. Variation II – The Silver Fairy
21. Variation IV – The Diamond Fairy – Coda
22. No. 24 – Pas de caractere: Puss-in-boots and the White Cat – no. 25 – Pas de quatre
23. Introduction
24. Variation I – Cinderella and Prince Charming
25. Variation II – The Bluebird and Princess Florine
26. Coda
27. No. 26 – Pas de caractere: Red Riding Hood and the Wolf
28. No. 27 – Tom Thumb –
29. No. 28 – Cinderella and Prince Fortune
30. Entree
31. Variation I – Florimund
32. Variation II – Aurora
33. Coda
34. No. 29 – Sarabande – no. 30 – Finale and Apotheosis
35. Finale
36. Apotheosis

DISCO 05

The Nutcracker

01. Miniature Overture
02. No. 1 – The Decoration of the Christmas Tree
03. No. 2 – March
04. No. 3 – Children’s Galop and Entry of the Parents
05. No. 4 – Arrival of Drosselmeyer
06. No. 5 – Grandfather’s Dance
07. No. 6 – Scene: Clara and the Nutcracker
08. No. 7 – Scene: The Battle
09. No. 8 – Scene: In the Pine Forest
10. No. 9 – Waltz of the Snowflakes

Act II

11. No. 10 – Scene: The Kingdom of Sweets
12. No. 11 – Clara and the Prince – No. 12 – Divertissement
13. Chocolate: Spanish Dance
14. Coffee: Arabian Dance
15. Tea: Chinese Dance
16. Trepak: Russian Dance
17. Dance of the Reed Pipes
18. Mother Gigogne
19. No. 13 – Waltz of the Flowers

DISCO 06

01. No. 14 Pas de deux
02. Variation I – Tarantella
03. Variation II – Dance of the Sugar Plum Fairy
04. Coda
05. No. 15 Final Waltz and Apotheosis

Suite for Orchestra No. 3 op. 55
06. I Elegie
07. II Valse melancolique
08. III Scherzo
09. IV Theme et variations

Suite for Orchestra No. 4 op. 61
10. I Gigue
11. II Menuet
12. III Preghiera
13. IV Theme et variations

Orchestre de la Suisse Romande
Ernest Ansermet, regente

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Carlinus

19 comments / Add your comment below

  1. Olá pessoal. Sou um novato no blog de vocês. Estou baixando essas gravações dos ballets de Tchaicovsky. Não sei se vocês leram o livro “Uma nova história da música”, de Otto Maria Carpeaux. Acho um livro extremamente interessante e durante muito tempo o usei como uma espécie de guia. Ainda o consulto, vez por outra. Mas ele, como todos, tinha seus preconceitos. Ele não gostava de Tchaicovsky (direito dele) e dizia que a música de ballet de Tchaicovsky só deveria ser ouvida no palco, com a representação das peças. Que disseminar essa música, que ele achava sem qualidade, era um desserviço a formação do gosto musical das pessoas. E eu me lembrava que foi em parte por essas músicas que comecei a me aproximar da música clássica.

  2. Rapidshare disabled the ability to resume downloads that were stopped for free users and also limited the average download speed to 30 kb/s.
    Because of the way they are doing this, it may look like the download is frozen!

    Don’t worry – it’s not. It’s just waiting for the next piece of the file to be transferred.

    The pauses in between are added by Rapidshare in order to make the overall average speed slower for free-users.

  3. Excelente, Carlinus. Você só não disse nada sobre a sinfonia n.° 6 (a “Patética”) que vem junto. Sabia que Tchaikovsky não ficou muito satisfeito com o Quebra-Nozes? Hoje talvez seja difícil de acreditar.

  4. André, obrigado pela dica. Acabo de ler o artigo que você indicou e concordo com muita coisa do que está escrito lá. Também sempre achei impossivel Carpeaux ter escutado tudo o que ele cita no livro, principalmente na era dos LPs (ou antes). Mas ele fala sempre na primeira pessoa. E “Uma nova história da música” era “um estranho no ninho” na obra de Carpeaux. Ele era um grande erudito, mas era antes de tudo um crítico literário. Sua “História da Literatuta Ocidental”, publicada inicialmente em oito volumes é de fato impressionante. (Também não sei se ele leu tudo aquilo). Mas dizem que ele tinha um carinho especial por essa história da música. De qualquer modo, ele não fica em cima do muro. Cabe a nós, leitores, concordar ou não com suas opiniões. E, concordando que tem limitações, ainda a acho muito útil. Para mim, pelo menos. (Obs. – Esse novo título que a edições de Ouro deu é realmente ridículo).

  5. Concordo totalmente quando Carlinus diz: “Tchaikovsky foi o mago das melodias perfeitas”. Sim, podem dizer que era pobre, que sua música tinha problemas e tal, mas é difícil encontrar compositor tão bom melodista como o russo aí. Suas músicas são lindas, sua orquestração é impactante e imponente e, assim como o Galego disse, também para mim Tchaikovsky foi um dos primeiros compositores ouvidos entre os eruditos. Se vemos coleções mais populares, como aquelas “Jóias da Música da Revista Caras”, o compositor com o maior número de peças lá é Tchaikovsky. Ele fez sucesso em seu país, em outros da Europa e era quase um popstar nos EUA de seu tempo.
    Tchaikovsky me lembra a infância, quando saíamos em família para viajar e minha mãe sempre colocava a “Suíte Quebra-Nozes” e eu sempre pedia pra ela rebobinar a fita na Marcha, a segunda faixa…
    Em tempo: meu primeiro CD, de quando eu era adolescente, foi um da sua Sinfonia nº5.
    Ah, muito bom, isso, Carlinus!

  6. Muito bom o seu comentário, Bisnaga. Também gosto muito da “orquestração impactante” do russo.

    O Rapidshare há alguns dias atrás era um dos melhores servidores para baixar, junto com o Mediafire, Marcelo. Mas essa realidade mudou na última semana. Já estou há mais de 3 horas baixando um arquivo de 400 megas e agora que chegou á metade. E olhe que a minha banda larga é de 10 megas. Ou seja, isso é uma punição ao usuário. Penso que como aumentou o fluxo de usuários com o fechamento do Megaupload, eles diminuíram para 30 kbps a fim de pressionar aqueles que usam o serviço para comprar uma conta premium.

    Da minha parte, resistirei ao máximo em postar qualquer coisa no Rapidshare nestas condições. É uma punição àqueles que vêm ao site à procura de um arquivo.

    Abraços!

  7. Caraca! Estava dando uma bizoiada no link do russo e encontrei este post! Felomenal, estou arrebentando nos downloads! Obrigado, Carlinus, curto muito este tal de Tchai.

  8. Excelente postagem. Tchaikovsky é, sem dúvidas, magnífico. No entanto, todos os links estão quebrados. Não consegui encontrar postagens semelhantes em lugar algum. Se fosse possível realizar a correção todos ficaríamos agradecidos.

  9. Bom dia, seria possível atualizar os links para o onedrive como os novos posts. Gostaria muito de ouvir as versões completas desses balés. Grande abraço!

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