Prometo que é a última postagem com o Op. 58 que eu tanto amo (enquanto também prometo que é minha última declaração de amor a ele), mas eu simplesmente não poderia seguir adiante nesta série sem mencionar as interpretações dessa obra a nós legadas pela inesquecível Guiomar Novaes (1894-1979). Não cogitara publicá-las aqui, pois elas já tinham sido escopo de duas postagens, uma do monge Ranulfus, outra do patrão PQP. Verifiquei, entretanto, que elas já não levavam a qualquer arquivo funcionante, de modo que resolvi restaurá-las e, de lambujem, publicar outras duas versões da genial Narizinho, ambas gravadasvivo em New York, e que vieram a público depois das postagens dos colegas: com a Filarmônica local sob George Szell, e com a American Symphony Orchestra (cria de Leopold Stokowski) sob André Previn. Ranulfus comentou o quão impressionante é que uma mesma pianista consiga dar interpretações tão distintas e consistentemente magníficas de uma obra tão rica, o que reitero, em dobro, depois de ouvir os registros de Guiomar ao vivo, ambos com a mesma precisão e expressividade das gravações vienenses e com uma verve que, sinceramente, não ouvi em qualquer das versões em estúdio. Escutem e ardam em brasas de dor ao perceberem o quanto Guiomar nos faz falta!
Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)
Concerto para piano e orquestra no. 4 em Sol maior, Op. 58
Composto entre 1804-1807
Publicado em 1808
Dedicado ao arquiduque Rudolph da Áustria
1 – Allegro moderato
2 – Andante con moto
3 – Rondo – Vivace
Guiomar Novaes, piano
Em quatro interpretações:
Wiener Symphoniker
Otto Klemperer, regência
Gravado em 1951
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BÔNUS 1: link restaurado na postagem de Ranulfus
BÔNUS 2: link restaurado na postagem de PQP Bach
New York Philharmonic
George Szell, regência
Gravado em 1952
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(gravação ao vivo)
Pro Musica Orchester Wien
Hans Swarowsky, regência
Gravado em 1962
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BÔNUS: link restaurado na postagem de Ranulfus, lá também com a Sonata Op. 27 no. 2
American Symphony Orchestra
André Previn, regência
Gravado em 1968
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[gravação de transmissão radiofônica, roubada
do YouTube, a quem efusivamente agradeço]
O maravilhoso Nelson Freire, com os olhos suados, fala de sua ídola Guiomar
Vassily
Que maravilha de postagem, pra completar qualquer coleção!
O concerto com Szell deve ter sido fantástico mas infelizmente o som é bem ruim comparado com as gravações em Viena. Ainda preciso ouvir a de 68 com Previn.
Lembrando também que postei há um tempo o 5o de Beethoven com Guiomar:
https://pqpbach.ars.blog.br/2017/07/14/mozart-1756-1791-concertos-para-piano-no-9-e-20-sonatas-no-5-11-15-beethoven-1770-1827-concerto-no-5-the-classical-novaes/