Difícil falar da “Eroica” sem chover molhadissimamente no já encharcado. Que ela foi revolucionária e sem precedentes em termos de escopo, extensão e recursos; que é um marco entre o classicismo e o romantismo; que fora dedicada a Napoleão, e que a dedicatória foi removida com uma furiosa rasura a faca no frontispício da partitura; que seu cerne é uma extraordinária Marcha Fúnebre, instantaneamente admirada; e que o tema do finale é o único que, em sua obra, recorre em mais de uma peça, tendo aparecido antes numa contradança, em variações para piano e em seu balé Prometheus.
O que talvez nem todos saibam é que justamente a extensão e o escopo foram as maiores reclamações daqueles que a ouviram na estreia; que seu papel de marco só foi reconhecido muito mais tarde, e que a “Eroica” não teve em sua época uma divulgação à altura da importância que hoje se lhe reconhece, muito por conta do plantel de músicos requerido, que não foi o pretendido por Beethoven nem em sua estreia, recriada nesta fascinante gravação; que a dedicatória a Napoleão foi retirada antes dos talhos de faca na partitura, mas por motivos do vil metal, oferecido ao sempre necessitado Beethoven pelo novo dedicatário; que a “Sinfonia Grande” foi, mesmo com a mudança na dedicatória, “[in]titolata Bonaparte”, para só ser chamada “Eroica” depois que o emputecimento com Napoleão levasse Ludwig a querer com ela “festeggiare il sovvenire d’un grand’uomo”; que muitas vezes ela foi abreviada, por premências de tempo ou pela incompreensão do público, e tocada só até a Marcha Fúnebre; e que o finale, detestado pelos contemporâneos por pouco portentoso e incongruente com os movimentos pregressos, soa-nos hoje como o mais beethoveniano, pelo emprego genial das técnicas de variação e pelos exemplos precoces de seu interesse na forma da fuga.
Todo regente que se preza encara a “Eroica”, e não há, para mim, alguém que tenha igualado Ferenc Fricsay, que já foi postado aqui. Ainda assim, sempre tento ouvir esse monumento como se fosse a primeira vez, e nunca deixo de lhe descobrir uma nuance nova em meio ao estupor.
Acabo de ouvi-la dezoito vezes, e redescobri-la outras tantas. Conclamo os leitores-ouvintes, agora, ao fazerem o mesmo.
Sinfonia no. 3 em Mi bemol maior, Op. 55, “Eroica”
Composta em 1802-04
Publicada em 1806
Dedicada ao príncipe Franz Joseph von Lobkowitz
1 – Allegro con brio
2 – Marcia funebre. Adagio assai
3 – Scherzo. Allegro vivace – Trio
4 – Finale. Allegro molto – Poco Andante – Presto
Wiener Philarmoniker
Wilhelm Furtwängler
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
NBC Symphony Orchestra
Arturo Toscanini
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Royal Philharmonic Orchestra
René Leibowitz
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Orchester der Wiener Staatsoper
Hermann Scherchen, regência
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Chicago Symphony Orchestra
Fritz Reiner
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Cleveland Orchestra
George Szell, regência
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Berliner Philharmoniker
Herbert von Karajan
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Wiener Philharmoniker
Hans Schmidt-Isserstedt
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Chicago Symphony Orchestra
Sir Georg Solti
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Sinfonieorchester des Norddeutschen Rundfunks
Günter Wand
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Orchestra del Teatro alla Scala
Carlo Maria Giulini
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Koninklijk Concertgebouworkest
Bernard Haitink
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
The Academy of Ancient Music
Christopher Hogwood
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
The Hanover Band
Roy Goodman
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Orchestre Révolutionnaire et Romantique
John Eliot Gardiner
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks
Mariss Jansons
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Gewandhausorchester Leipzig
Riccardo Chailly
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Berliner Philharmoniker
Sir Simon Rattle
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Vassily
Obrigado pela bela postagem, Vassily…
E o vídeo do YouTube, com os dois acordes da Eroica em tantas interpretações, é fascinante!! Até roubei e postei no meu Facebook. Aqui tem uma explicação interessante tb: https://www.youtube.com/watch?v=Q9l-cUa1sPs
Eu mesmo tinha organizado há uns anos atrás dois vídeos de comparativos de interpretações, um na 5a. Sinfonia ( https://www.youtube.com/watch?v=5GMEKLigL7k ) e um na Sonata Ao Luar ( https://www.youtube.com/watch?v=P4XNirul4fg%5D ), que inclusive usei num dos meus artigos para a Revista Keyboard Brasil
Grande abraço!!