Mais uma obra para violino, juro que não foi proposital.. Mas depois que meu irmão PQP postou aquela maravilhosa gravação de Leonhardt para as suítes inglesas, FDP tinha de continuar a manter o nível. E a primeira coisa que lhe veio a mente foi essa gravação dos Concertos para Violino de nosso pai.
Dentre as inúmeras gravações que possuo e que já ouvi desses concertos, confesso que sou viciado nessa versão da família Oistrach. Até consegui-la, a menina dos meus olhos era uma versão do Perlmann com o Zukermann, dirigidos pelo Baremboim, isso nos idos dos inícios dos anos 70. Todos jovens, praticamente iniciando suas carreiras, mas já consolidados como excepcionais intérpretes.
Mas Oistrach é Oistrach.. o senso de tempo e ritmo imprimido nessa gravação se encaixa perfeitamente à música de nosso pai, e sua interpretação soa leve, sem muitos virtuosismos, tão característicos dele. Um mestre em sua maturidade. Como diria um amigo, parece tão fácil tocar violino quando o ouvimos… e quando toca com o filho, Igor, parece mais fácil ainda.. imagino que os dois tenham praticado o concerto duplo juntos desde que Igor era uma criança, crescendo à sombra do gigantismo de seu pai, e não querendo fazer feio perante ele.
Meu concerto favorito é o de nº1, com um andante no segundo movimento que me comove cada vez que o ouço. Oistrach nos faz levitar, alcançando um grau de emotividade que não consegui encontrar em outras gravações. Ouçam, e depois me digam se não é uma das mais belas melodias já compostas pelo ser humano… na verdade, trata-se de um trabalho sobre-humano, realizado por um gênio, e interpretada por outro.
A versão que possuo desses concertos não é a mesma da capa ao lado. Infelizmente trata-se de uma série da Deutsche Grammophon já fora de catálogo, e que a amazon não possui mais. A minha versão vem apenas com os concertos para violino de Bach e mais nada. Mas de qualquer forma, tratam-se das mesmas gravações.
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) – Violin Concerto No.1 in A minor, BWV 1041, Violin Concerto No.2 in E, BWV 1042, Concerto for 2 Violins, Strings, and Continuo in D minor, BWV 1043
Violin Concerto No.1 in A minor, BWV 1041
1 1. (Allegro moderato)
2 2. Andante
3 3. Allegro assai
Violin Concerto No.2 in E, BWV 1042
4 1. Allegro
5 2. Adagio
6 3. Allegro assai
David Oistrach – violin
Wiener Philarmoniker
Georg Fischer – Direktor
Concerto for 2 Violins, Strings, and Continuo in D minor, BWV 1043
7 1. Vivace
8 2. Largo ma non tanto
9 3. Allegro
David Oistrach, Ygor Oistrach – Violins
Royal Philarmonic Orchestra
George Malcolm – Direktor
Que espetáculo!
Sexta-Feira de manhã, dia ensolarado (em POA), e agora com esses concertos de violino do Mestre para animar a alma.
Obrigado fdp,
Grande Abraço.
fdp
Você acabou de iluminar meu tenebroso dia com essa gravação de vosso pai.
=D
Bach sempre foi e será a mola mestre do encantamento da alma. Suas composicões vão além da alma humana, um brilho magnifico de sutileza e nostagia, na essência espectral do espírito lúdico de quem buscou uma comunhão com a divindade patena com Deus. Estes concertos mostram claramente este sentimento, em especial de No.1, onde David Oistrach extrai a plenitude de um violino mágico e divino aos ouvidos dos mortais como nós.
Bela escolha e obrigado por proporcionar mais uma vez a magia que Bach nos oferece.
Grato e uma boa audição.
FDP, você não foi brincadeira agora!
Uma coisa é certa: Se mais pessoas escutassem a bwv1042, os psicológos lucrariam menos nesse mundo. Uma lição de força e perseverança… numa músca… sem palavras….
Esse é poder da música, ou pelo menos da música de Bach.
O Rubens está insistindo tanto com os links quebrados de postagens antigas que estou pensando em repostar este fenomenal cd do David Oistrakh.
Olá, o link nao esta funcionando. Poderia fazer a gentileza de repostar o cd?
att