Uma ilustre quase desconhecida, exceto aos mais atentos ludovicômanos, a sonata Op. 22 é muito bonita e elegantemente acabada, sem as explosões de temperamento a que Beethoven nos acostumara em tantas sonatas anteriores. Os temas são muito bem desenvolvidos e lindamente ornamentados, e não somente no movimento lento, que, noutra praxe do mestre, é o coração da obra.
A intérprete, Angela Hewitt, confessou que às vezes olha de soslaio para o público sempre que inicia a Op. 22, e invariavelmente encontra olhares em branco. Lamentável, pois trata-se duma peça que merece ser mais conhecida, nem que fosse pelo fato do próprio Beethoven, notoriamente reticente acerca de seu taco, não só a ter intitulado “Grande” (como fizera com a Op. 7) como também tê-la apresentado ao seu editor com um mui assertivo “essa sonata é uma obra extraordinária”.
Apreciando-a no seu contexto, da transição entre as sonatas do início da carreira e aquele grupo robusto das sonatas dos Opp. 26-28, eu tendo a concordar com o mestre. Quanto aos que a tentam vincular às supracitadas, eu tenho minhas ressalvas, uma vez que me a Op. 22 me soa muito mais afim às três sonatas dedicadas a Haydn do que a qualquer outra de suas comparativamente radicais irmãs mais velhas.
Completam a gravação uma vigorosa leitura sonata Op. 31 no. 3 e uma de minhas favoritas entre todas as gravações da extraordinária Op. 101, em que Hewitt usa toda sua experiência com Bach para iluminar o rico contraponto do movimento final – e ambas, claro, serão abordadas em postagens posteriores nesta série.
Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)
Grande Sonata para piano em Si bemol maior, Op. 22
Composta em 1800
Publicada em 1802
Dedicada ao conde Johann Georg von Browne
1 – Allegro con brio
2 – Adagio con molta espressione
3 – Menuetto
4 – Rondo: Allegretto
Das Três sonatas para piano, Op. 31:
No. 3 em Mi bemol maior
Composta em 1802
Publicada em 1804
5 – Allegro
6 – Scherzo. Allegretto vivace
7 – Menuetto. Moderato e grazioso
8 – Presto con fuoco
Sonata para piano em Lá maior, Op. 101
Composta em 1816
Publicada em 1817
Dedicada à baronesa Dorothea Ertmann
9 – Etwas lebhaft, und mit der innigsten Empfindung
10 – Lebhaft, marschmäßig
11 – Langsam und sehnsuchtsvoll
12 – Geschwind, doch nicht zu sehr, und mit Entschlossenheit
Angela Hewitt, piano
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Vassily
Caro Vassily,
Seguidor de Angela Hewitt depois de ouvir seu Cravo Bem Temperado, baixei também outras coisas do repertório dela, graças a vocês do PQP. Infelizmente, um pequeno acidente me fez perder os arquivos deste CD especificamente.
Mas o link expirou. Se e quando for possível reativá-lo, estarei aguardando com interesse.
Obrigado desde já, segue o abraço agradecido.
Caro Bruno,
O que um fã de Hewitt e Beethoven nos poderia pedir que eu, outro tiete de ambos, não atenderia imediatamente?
Certamente não o seu pedido, que já foi atendido – aproveite e revisite, como acabo de fazer, a interpretação da Op. 101, que cresceu em minha já grande estima.
Agradeço pelo abraço e o retribuo!
Aproveitando aqui pra avisar que reativei o link de download do post com ela tocando Debussy. Basta colocar na busca ali à direita: Hewitt Debussy
Aquele álbum (Suite Bergamasque, Arabesques, La plus que lente…) foi um choque pra mim, que sempre via Hewitt ligada – e restrita – a só dois ou três compositores… Ansioso agora pra ouvir essas sonatas!
Caramba, ótima pedida para esta noite de sexta-feira, muito obrigado, Pleyel!