Witold Lutoslawski (1913-1994): Sinfonias 1 e 2, Concerto for Orchestra, Jeux Venitiens, Livre pour Orchestre, Mi-Parti, etc

Na série de postagens com as grandes sinfonias do Século XX, trago hoje uma postagem original de CDF Bach em 2010. Não tenho notícias sobre o paradeiro deste irmão de PQP e FDP, quem souber dele, favor nos avisar nos comentários. O Lutoslawski da 1ª Sinfonia, do Concerto para Orquestra e da Música Fúnebre deve muito à linguagem de Bartók. Cito o que escreveu Itadakimasu em outra postagem dos primórdios deste site, quando muitos de nós tínhamos internet discada:
Verdade que é o primeiro Lutosławski, ligado claramente à música de Bartók (de fato, mesmo depois, ele continuaria umbilicalmente ligado, mas de formas mais sinuosas, complexas, ambíguas; aqui, não, tudo é direto e cristalino, ainda que esteja longe, muito longe, de ser a obra que Bartók não escreveu), mas seja o compositor teoricamente visto como conservador (e tenho muitas ressalvas a essa percepção), seja o vanguardista de pouco depois, Lutosławski é grande, fantástico em sua capacidade de manejar a massa sonora, na compactação e na fluência de suas peças, na sua capacidade de construir climas. Pessoalmente, gosto mais desta 1ª Sinfonia do que de qualquer peça puramente orquestral de Bartók (salvo, talvez, pelo início do Mandarim Miraculoso).

O Lutoslawski  da 2ª Sinfonia e do Livre pour Orchestre escreve de modo mais complexo, menos ligado à música folclórica, mas sempre buscando criar uma conexão íntima com o ouvinte, ainda que isso não vá acontecer com 100% das pessoas. Sem problemas: nem toda mensagem jogada em uma garrafa vai ser lida, nem todo poço furado encontra água. Como escreveu Lutoslawski, seu objetivo ao compor era “encontrar pessoas que no fundo de suas almas sintam o mesmo que eu sinto… Essas são as pessoas mais próximas de mim, ainda que eu não as conheça pessoalmente. Considero a atividade criativa como um tipo de pescaria de almas, e a melhor cura para a solidão, esta forma tão humana de sofrimento.” Fiquem com a postagem original de CDF Bach, que foi uma dessa almas pescadas.

Não há nada mais complexo e difícil que ouvir. Quando paramos de falar (um grande passo, aliás), não necessariamente paramos para ouvir. A mente continua sua tagarelice até entrar em uníssono com o interlocutor. Para os mais incontidos, frases rápidas são exclamadas para ressaltar as idéias do outro (que na verdade são também do ouvinte). No fim, tudo continua como começou. O prazer que sentimos na concordância desfaz qualquer possibilidade de aprendermos algo diferente.

A música, no entanto, nos faz aprender um bocado sobre essas deficiências. Ouvindo a música de Haydn, por exemplo, consigo ver minhas limitações, principalmente quando o mestre me prega aquelas surpresas: tudo levando a um caminho e, pronto! Dou de cara com um caminho inusitado e nunca imaginado por mim. No futebol, a experiência foi a mesma. Lembro de ter sido um jogador razoável na minha infância, mas ficava puto da vida com os dribles que um fedelho me dava. Ouvir, assim como viver, é confrontar nossas fraquezas. E quem está disposto a isso com frequência?

Outro compositor que mostra muito como é limitada minha imaginação é o polonês Witold Lutoslawski. Sua linguagem não é fácil, mas tem uma unidade e coerência que ajuda o ouvinte a seguir adiante. No fim tenho a sensação de que ganhei muito com meu silêncio.

Witold Lutoslawski (1913 – 1994): Concerto for Orchestra
/ Jeux Venitiens / Livre pour Orchestre / Mi-Parti

CD 1
1. Symphonic Variations
2. Symphony No. 1 – I:- Allegro guisto
3. Symphony No. 1 – II: Poco adagio
4. Symphony No. 1 – III: Allegro misterioso
5. Symphony No. 1 – IV: Allegro vivace
6. Musique funèbre.mp3
7. Symphony No. 2 – I: Hésitant
8. Symphony No. 2 – II: Direct

CD 2
1. Concerto for Orchestra: I. Intrada (Allegro Maestoso)
2. Concerto for Orchestra: II. Capriccio, Notturno E Arioso (Vivace)
3. Concerto for Orchestra: III. Passacaglia, Toccata E Corale (Andante Con Moto – Allegro Giusto)
4. Jeux Vénitiens
5. Livre Pour Orchestre
6. Mi-parti

CD 3
1. Preludia i fuga 1 Preludes Nos 1-7
2. Preludia i fuga 2 Fugue
3. Trois Poèmes d’Henri Michaux I: Pensées
4. Trois Poèmes d’Henri Michaux II: Le grand combat
5. Trois Poèmes d’Henri Michaux III: Repos dans le malheur
6. Paroles tissées
7. Trzy postludia No. 1

Performed By Polish Radio NSO
Witold Lutoslawski

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Lutoslawski: imaginativo e original

CDF / Pleyel

19 comments / Add your comment below

  1. Que maravilha de disco! Todas as obras são espetaculares. O Concerto para orquestra é significativo da fase inicial de Lutoslawski, ainda meio neo-clássico, muito ligado ao modo de Bartók. Os “Jogos venezianos” são o ponto de mutação na carreira de Lutoslawski, quando ele abraça o princípio aleatório. E as demais peças são da plena maturidade do compositor, com experiências aleatórias e harmonia bem instável (até flertes com microtonalidade). O “Livro para orquestra” é maravilhoso, um fluxo único recortado em “capítulos” contrastantes. E “Mi-Parti” representa muito bem a técnica lutoslawskiana de obra binária, uma parte indecisa, estática, e outra plenamente desenvolvida e dinâmica, elástca. É genial. Lutoslawski está entre os gigantes da segunda metade do século 20, sem sombra de dúvida.

  2. Sr. PQPbach.
    Â um ano e pouquino venho a participar( e a comprar mais dois HD’s) e a conhecer melhor o seu blog. Percebi que muitos aqui não são fães de Dvorak nem de Poulenc.
    É uma pena que eu não tenha disponível tempo para fazer comentários, pois passo o dia inteiro na rua, aliás que faz os downloads para mim é minha sobrinha. e eu quando chego a noite passo para o meu iPod e fico escutando as postagens do dia anterior, mais tudo bem, vamos ao que interessa.
    Gostaria de pedir encarecidamente se vc tem as famosas Sonatas de Poulenc. A sonata para clarineta, sonata para oboé, para clarineta e fagote, para duas clarinetas e enfim……( aliás a sonata para clarineta e piano é a prova para a faculdade de música da UFRJ da qual eu estou estudando para ingressar rs)
    A algum tempo tenho procurado essas gravações e não acho, será que vossa majestade ( risos ) tem como postar elas aqui no blog ?
    Desde já fico agradecido por ter esse blog que faz um tremendo bem a sociedade brasileira.

    Atenciosamente
    Gabriel dela Clarimbeta

  3. Que blog incrível!!! Conheci seu pai aqui e através do violino de Akiko Suwanai num post anterior… Jamais onde moro teria oportunidade de acesso a tamanho tesouro!
    Estarei sempre aqui me alimentando. Chega de ração barata!
    Vida longa ao PQP Bach e família!

    Lion Dudic.

  4. Consta que Austregésilo de Ataide, já presidente da Academia Brasileira de Letras, muito atrasado para uma cerimônia na ABL, resolveu pegar um táxi já devidamente paramentado, para não perder tempo no vestiário da ABL.

    No meio do caminho o taxista, já muito curioso com aquela figura toda paramentada, pergunta:

    – Sois rei?

  5. Muito obrigado Sr. PQPbach e ao Stravinsky, caso não conheçam, tem essas obras no youtube, mais a qualidade do som do youtube é uma bosta, convenhamos

  6. CDF, não saia pela tangente, não. Estou esperando os outros compositores contemporâneos pouco conhecidos. Você já postou uma austríaca e um americano.

  7. Sim vossa majestade P.Q.P.Bach 😀 (risos)
    Pode deixar, vou avisar que o pessoal aqui é linha dura, da pesada – eauiheiauheiuaheiuaheiuaheiuaheiauheai.
    Realmente acho que elogios a esse blog, são infinitamente associáveis, mais realmente acho que o sr.PQP mais os seu colaboradores fazem um bem para a sociedade, só pelos simples fato de oferecerem ao mundo todo a oportunidade de conhecer o mundo mágico e fascinante da musica.
    Obrigado a todos vcs por me fazerem comprar mais dois HD’s e por me proporcionarem um pouco de cultura todo santo dia. Obrigado mesmo.

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