Há muitos anos atrás, lá nos primórdios do PQPBach, eu estava, para variar, preparando uma integral dos Concertos para Piano de Mozart, na peculiar versão do Jos van Immerseel, cd a cd (10 ou 12 ao todo, não lembro). Vendo o quanto eu me esforçava para preparar os textos, cd por cd, PQPBach foi enfático: não precisa ficar preparando texto para cada CD, a partir de determinado momento, apenas relacione as faixas, e deu para a bola. Comecei a fazer isso, pensando que os nosso leitores iriam reclamar. Mas ninguém reclamou. Ou seja, é muito grande a probabilidade de nos esforçarmos para melhor apresentarmos o que trazemos, mas grande parte dos leitores irão direto para o link para descarregar.
P.S. Vamos ver quantos irão reclamar, ainda mais que neste volume, no seu segundo CD, temos a monumental Sonata Waldstein.
Volume 5
Cd 1
01. Sonate Nr. 16 G-dur, Op. 31 No. 1 I. Allegro vivace
02. Sonate Nr. 16 G-dur, Op. 31 No. 1 II. Adagio grazioso
03. Sonate Nr. 16 G-dur, Op. 31 No. 1 III. Rondo Allegretto
04. Sonate Nr. 17 d-moll, Op. 31 No. 2 I. Largo. — Allegro
05. Sonate Nr. 17 d-moll, Op. 31 No. 2 II. Adagio
06. Sonate Nr. 17 d-moll, Op. 31 No. 2 III. Allegretto
07. Sonate Nr. 18 Es-dur, Op. 31 No. 3 I. Allegro
08. Sonate Nr. 18 Es-dur, Op. 31 No. 3 II. Scherzo Allegretto vivace
09. Sonate Nr. 18 Es-dur, Op. 31 No. 3 III. Menuetto Moderato e grazioso
10. Sonate Nr. 18 Es-dur, Op. 31 No. 3 IV. Presto con fuoco
CD 2
01. Sonate Nr. 21 C-dur, Op. 53 I. Allegro con brio
02. Sonate Nr. 21 C-dur, Op. 53 II. Introduzione Adagio molto
03. Sonate Nr. 21 C-dur, Op. 53 III. Rondo Allegretto moderato
04. Andante favori F-dur, WoO 57 Andante grazioso con moto
András Schiff – Piano
CD 1 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Eu li 😉
De minha parte, sempre leio os textos, sendo que, muitas vezes, leio e não vou ao link. Nenhum de meus colegas ouve música clássica, não é um assunto – deve parecer esquisitice, um universo chato e monolítico, ou no máximo pano de fundo para estudo. Além disso, raramente noto um colunista de jornal falando sobre, por exemplo, na Folha de SP ou no Estado de SP – recentemente se falou, aqui, em uma das postagens, sobre a grande referência que se tinha, a lista do Carpeaux de obras fundamentais: agora, nos jornais, como no ramerrão, paira um enorme vazio de referência. E por isso alguns textos daqui são preciosidades, pois se assemelham a crônicas, muitas vezes em sentido pedagógico também, sem a rigidez e a hermenêutica acadêmicas que exigem, penso, os estudos especializados. Claro, imagino que seja ruim escrever um texto trabalhado e este não receber comentários, mas, em minha ignorância, é difícil, por exemplo, comentar sobre Waldstein, ou não cair na mera lisonja.
A dificuldade maior na preparação do texto, Otavio, é você conseguir transformar a música em texto. São poucos os que conseguem. Eu, particularmente, preciso estar em total concentração, com fone de ouvidos e tudo, alheio ao que me cerca. Na época em que fez este comentário, PQPBach ainda atuava em sua profissão de jornalista, então, como sabemos, normalmente para o jornalista era muito mais fácil escrever do que alguém como eu, que na época, lecionava para o ensino fundamental. Então imagina chegar em casa depois de dar aula das sete às cinco para adolescentes rebeldes, e ainda ter cabeça para escrever alguma coisa. E convenhamos, aquela postagem do Immerseel era casca grossa, só para iniciados, algo que eu estava longe de ser. E ainda estou.
Então, existem diversas condicionantes na preparação de uma postagem. Já ensaiei minha despedida daqui várias vezes, alegando geralmente estresse devido ao trabalho. Creio que a dúvida também fique na cabeça de quem escreve um livro, por exemplo. Será que alguém vai ler? Será que vão gostar?
Olá, F!
Ainda bem que a mim o PQP não deu conselhos. O que eu imagino dividir com os leitores do blog é muito mais do que arquivos de mais uma gravação de tal sinfonia ou de tal sonata. Eu percebo o blog como aquele espaço no qual trocamos nossas impressões sobre essas coisas que amamos, as músicas interpretadas. E digo isso como alguém que foi por muitos anos leitor do blog e leitor que comentava. O comentário do Otávio aí em cima mostra que nem sempre os seguidores do blog buscam apenas mais um arquivo de música com a gravação desta ou daquela peça. Acho que a postagem ideal é aquela que nós gostaríamos de encontrar ao acessar o blog, com uma ilustração bonita, com uma sinalização do blogueiro de que aquela música lhe é valiosa. Ter a capacidade de verter um texto sucinto e interessante como os que o PQP faz, é para poucos. Acredito que nossa impressão pessoal sobre o que postamos é tão ou mesmo mais importante para o leitor/seguidor do blog do que os arquivos musicais, que estão cada dia mais disponíveis nos spotifais da vida. A única maneira de fazer isso, no meu caso, é lutando para construir um texto que traga uma ideia, uma informação que eu tenha achado interessante ou uma associação que aluda à música. O PQP Bach é um (rico) espaço cultural e nossas contribuições, mesmo que um pouco canhestras, fazem bem mais do que encher pendrives ou HDs de arquivos musicais. Eu leio tudo, inclusive os comentários!!!!
Cheer up, F!
Abração!
E por falar em comentários sucintos, aqui vai o meu. A interpretação da sonata Waldstein é fenomenal. A transição do segundo movimento para o terceiro é perfeita. A tensão acumulada no segundo movimento é expandida na alegria do terceiro. Isso sem falar na tomada de som, que reproduz muito bem o timbre do piano. A interpretação de Schiff destas sonatas está entre as melhores que ouvi.
É interessante o que o Otavio falou sobre a ausência de comentários sobre música clássica nos jornais. No passado, era comum encontrarmos resenhas de espetáculos e de discos nos jornais de São Paulo. Hoje são comentários esporádicos e aparece um artigo ou outro a cada mês. Realmente o espaço que a mídia dedica à música clássica é cada vez mais reduzido. Por essa razão, o papel do blog é muito importante. Dá espaço a novos artistas, divulga os mais diversos compositores e ousa ainda divulgar a música que é composta no Brasil.
Esse blog é um achado e tanto: precioso!
Além de gravações escolhidas a dedo, músicos para mim até então desconhecidos.
Ficando só nos mais recentes, Antonio G. Barbosa, Sissoko e Indios Tabajara: todos gratas descobertas.
Os comentários complementam o excelente trabalho que vocês estão fazendo.
Parabéns a toda equipe e vida longa a esse inestimável blog, que já faz parte do meu dia a dia.
Concluindo, muito obrigado!