Antonin Dvorák (1841-1904) – Stabat Mater – Sinopoli, Staatskapelle Dresden

515psF+sFILDepois do poderoso Requiem, nas mãos de Herreweghe, trago agora o Stabat Mater, nas também competentes mãos do saudoso maestro italiano Giuseppe Sinopoli.
A composição desta obra foi muito difícil para Dvorák. Ele a iniciou logo após a morte de sua filha, em 1875, e durante o ano de 1876 continuou trabalhando nela. Porém, naquele mesmo ano veio a perder seus dois outros filhos. Trabalhou então na orquestração da obra, que veio a ser estreada em 1880.
Lembro que poema original do “Stabat Mater” tem sua origem ainda na Idade Média, e diversos outros compositores se utilizaram dele, entre eles, Pergolesi, que compôs o mais belo de todos. A letra do poema retrata exatamente o sofrimento de Maria ao pé da cruz.
Esta gravação que ora vos trago, foi realizada ao vivo, e tem um outro detalhe também trágico: o maestro Giuseppe Sinopoli faleceu algum tempo depois de sua execução, e o CD resultante foi lançado ainda em meio à comoção com sua morte.

Mariana Zvetkova – Soprano
Ruxandra Donose – Mezzo Soprano
Johan Botha – Tenor
Roberto Scandiuzzi – Bass
Chor der Sächsischen Staatsoper Dresden
Staatskapelle Dresden
Giuseppe Sinopoli – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Giuseppe-Sinopoli
Giuseppe Sinopoli (1946-2001)

 

3 comments / Add your comment below

  1. Eu tenho uma versão regida por Václav Talich, que baixei por aqui mesmo, mas que não gostei muito da qualidade, baixarei essa para conseguir uma melhor. Sobre o Stabat Mater, é uma obra que desde que conheci a versão feita por Vivaldi, meu coração foi arrebatado e sempre busco novas versões da obra por outros compositores. Nem a de Pergolesi, nem a de Dvorák, nem a de nenhum outro compositor, que eu tenha chegado a saber,conseguiu a dramaticidade e beleza que senti ouvindo a de Vivaldi (especialmente se ouvida sendo cantada por um contratenor, Andreas Scholl para ser mais específico). Talvez a única versão que tenha se aproximado da de Vivaldi em beleza é o Stabat Mater de Arvo Pärt, que impressiona em muitos momentos por seu drama, mas deixa o ouvinte vagando em outros, talvez devido ao próprio estilo do compositor.

Deixe um comentário