IM-PER-DÍ-VEL !!!, como não poderia deixar de ser, em se tratando de José Siqueira!
Meu acervo de José Siqueira, parco que só, já estava no fim, mas eis que levantei meu clamor aos céus e aos ouvintes/usuários deste blog e o maestro Harry Crowl abriu seu baú de preciosidades para compartilhar conosco mais algumas pérolas que fazem parte de seu acervo-tesouro musical. Por isso ainda temos hoje um último suspiro, um alento, um afago terno e singelo da música deste grande brasileiro alijado na história e que tentamos sofregamente recuperar.
.
Na postagem de hoje, de Peças para Quarteto de Cordas, podemos ver muito bem como José Siqueira era um grande melodista. As peças deste álbum seguem suas vertentes de pesquisa mais destacadas: sobre música nordestina e música negra e… São lindas! São melodias que, se você ouvi-las por uma ou duas vezes, vão voltar e visitar sua memória e se repetir na sua cabeça. Mas não ache que isso ocorre porque as músicas são fáceis. Pelo contrário, se por um lado são de uma estrutura singela, sem muitos incrementos, possuem aquela profusão de síncopas característica dos ritmos brasileiros e tão apreciada e valorizada por Siqueira, e estão amarradas, todas elas, por melodias muito redondas, cantabiles, ricas em beleza.
Admito que o quarteto não é dos melhores que já ouvi, há momentos em que algumas notas não estão perfeitas, mas como ocorre comumente com música erudita brasileira, é a única gravação que conhecemos (com exceção da Toada, que está aqui): não há muito como escolher… De qualquer forma, as peças são interessantíssimas e valem (meu Deus, como valem) demais o download e a audição!
Agradecimento especial ao Harry Crowl que, sempre solícito aos nossos apelos, cedeu os fonogramas via Avicenna! Valeu muito vocês dois!
É coisa linda! Um primor! Ouça! Ouça!
José Siqueira (1907-1985)
Peças para Quarteto de Cordas
01. Louvação
02. Toada para Cordas
03. Triptico Negro I – 1. Calmo e Recitado
04. Triptico Negro I – 2. Calmo e expressivo
05. Triptico Negro I – 3. Apressado
Quarteto Brasileiro da UFRJ
Santino Parpinelli e Henrique Morelenbaum, violinos
Jacques Nirenberg, viola
Eugen Ranevsky, violoncelo
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (37Mb)
Partituras e outros que tais? Clique aqui
Ouça! Deleite-se! … E não se esqueça de nos escrever umas letrinhas amigas…
José Siqueira regendo na URSS na década de 1980: repare no texto em cirílico…
Bisnaga
Valeu, Bisnaga, é imperdível mesmo!!
Maravilha, Bisnaga, maravilha!!!
Avicenna
Ainda bem que o Harry Crowl ouviu o Bisnaga! Agradecimentos aos dois. Bem que eu gostaria de ter preciosidades assim em casa…
Muito bom! Espetacular! Muito obrigado por compartilhar
Abs
Chamem-me de ignorante, mas nunca tinha sequer ouvido falar na existência desse sujeito, minha curiosidade foi convocada. Agradeço e já estou. baixando
Feierlich, aproveite pra ver tudo do José Siqueira (http://www.sul21.com.br/blogs/pqpbach/category/jose-siqueira/). Tem 9 postagens dele aqui, com certeza, o maior repositório virtual da sua obra.
Abraços
Tô ouvindo J. Siqueira hoje pela primeira vez. Ele é bom sim, vou ver se baixo mais coisas dele.
Você saberia dizer de quando é essa gravação? Obrigado! Abraço!
Puuutz, Luiz, vou ficar te devendo.
Não sei a data da gravação…
Bisnaga, não consegui baixar. Você tem como disponibilizar novamente o link dos áudios para download? Obrigado!
Olá, Ivan
Demorou, mas troquei o link!
Baixe lá!