14th International New Music Week 2004 – Bucareste

Aí vai mais um cd de música romena. Embora seja sempre agradável ouvir um Niculescu, a peça gravada aqui, Sequentia (1994) para flauta, clarinete, violino, violoncelo e percussão, não é do que mais me surpreende nele. É de sua última fase, abertamente sacra, com peças em geral um pouco mais escuras e muito densas. Prefiro o momento anterior, doce sem deixar de ser denso, expressivo sem deixar de ser arrojado (ao contrário de compositores como Rautavaara, que realmente deram para trás para encontrarem comunicação). Ainda assim, como já dizia, a peça é interessante, guarda um sabor meio jocoso, apesar da sacralidade óbvia. Outras peças do período, como as sinfonias 4 e 5 também são muito fortes, com momentos de beleza soberba. O que me incomoda, talvez, é a sensação de reinserção na ambientação mais típica da música de vanguarda, ainda que com estilo. Sinto muita semelhança com o Lutoslawski de Mi-Parti e Livre para Orquestra (duas das minhas prediletas deles, por sinal) pelo ar grandioso, um tanto difuso, belo mas um tanto quanto assustador (sem falar na heterofonia). O Niculescu outsider me instigava mais.

O quer realmente pega aqui é a introspectiva rouaUruauor, para as 9 da manhã, de Octavian Nemescu (1940). O compositor usa durante quase toda a peça uma base eletrônica relativamente estática e vai ornamentando sem uma preocupação coesiva. Os lampejos sonoros que vão se sucedendo, pouco preocupados com conexões e desenvolvimento, são eivados de uma força religiosa, um transe, ainda que no final das contas a música não trate disso. A peça em questão faz parte de um ciclo que o compositor compôs para as 24 horas do dia.

Ainda que eu tenha enfatizado as peças do Nemescu (por ser a mais fantástica do cd, na minha opinião) e a do Niculescu (dada minha adoração pela música dele), as outras duas peças chamam igualmente a atenção. Para cello e fita magnética, a peça Shadow III, de Doina Rotaru, tem um início deslumbrante, e a fusão entre o cello e a fita magnética resulta em uma sonoridade muito cativante. Finalmente, o Concerto para sax de Sorin Lerescu é de uma doçura ímpar, às vezes até me recordando o Niculescu dos anos 80 (o que, aliás, não me parece fortuito, já que várias de suas peças me passam essa sensação). Vou ver se posto logo suas sinfonias (aproveitando que já tenho o link pronto) para ter opiniões sobre a semelhança, por exemplo, entre o clima das sinfonias 2 e 3 do Niculescu com as do Lerescu.

Mais informações sobre a Semana de 2004, clique aqui.

Boa audição!

14ª Semana Internacional de Música Nova de Bucareste (2004)

01 Stefan Niculescu – Sequentia (1994), para flauta, clarinete, violino, violoncelo e percussão
02 Doina Rotaru – Shadow III, para cello e fita magnética
03 Octavian Nemescu – rouaUruauor, para as 9 da manhã
04-05 Sorin Lerescu – Concerto para sax e orquestra

BAIXE AQUI (mediafire)

itadakimasu

7 comments / Add your comment below

  1. Sou o maior fã de itadakimasu e CDF, pela consciência musical de repertório contemporâneo.

    Só magoei porque foi falado acima que meu querido Rautavaara deu pra trás. hehehe

  2. Pior de tudo é que ele deu pra trás, mesmo, hehe. Saudades do tempo em que ele escreveu o Concerto nº1 para piano e o Cantus Articus. Não que, enfim, dar para trás seja necessariamente ruim, mas realmente o nível das obras dele caiu bastante na guinada conservadora (guinada que nem foi guinada, mas seguiu linha reta, já que era visível nas obras mais arrojadas do fim dos anos 60, início dos 70, que tinham seu toque todo romântico).

  3. Caro Itadakimasu:

    Boa postagem! Já fiz o download, estou ouvindo-a enquanto escrevo.
    Os vídeos que você postou no post anterior eu baixei também, vou convertê-los em música.

    Até a próxima postagem “romena”.

  4. Logo eu posto as sinfonias do Lerescu, já que elas estão meio engatilhadas. Quero fazer logo uns posts só com música do Niculescu tb, mas preciso converter adequadamente alguns vinis para apresentá-los aqui. Vou ver se faço isso em abril (enquanto isso, acho que vou postar umas peças esparsas dele que tenho).

  5. Fico muito contente, não pela voto pela canonização (por um lado, isso é coisa pros mortos e eu quero estar vivo por um bom tempo; por outro, na morte só quero paz, hehe), mas por ter gostado do cd. É o nos faz querer divulgar coisas diferentes.

    Abraços

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