Esta é outra daquelas gravações que chegam e todos os bons críticos já a identificam imediatamente como definitiva, ao menos até a próxima que será considerada como tal. O trabalho que os Kremer e Argerich fazem aqui é de qualidade indiscutível e demonstra mais uma vez que Prokofiev é uma das preferências de Martita, que o compreeende como poucos. Bastará ouvir o Allegro Brusco da Sonata Nº 1 para se apaixonar imediatamente. CD para se ouvir dezenas de vezes sem cansar.
Sonata for Violin and Piano no.1 in F minor, op 80
1. Andante Assai
2. Allegro Brusco
3. Andante
4. Allegrissimo – Andante Assai, Come Prima
Five melodies for violin and piano, op. 35bis
5. Andante
6. Lento, Ma Non Troppo
7. Animato, Ma Non Allegro
8. Allegretto Leggero E Scherzando
9. Andante Non Troppo
Sonata for Violin and Piano no. 2 in D major, op. 94a
10. Moderato
11. Scherzo, Presto
12. Andante
13. Allegro Con Brio
Martha Argerich, Piano
Gidon Kremer, Violin
[restaurado por Vassily em 5/6/2021, em homenagem aos oitenta anos da Rainha!]
PQP, desta vez vc foi mais rápido. Este cd estava na lista de minhas próximas postagens… Mas essa dupla é campeã…
Excelente disco. Felicidades por tu blog. Es raro encontrar un blog con tanta calidad como el tuyo. Saludos
Esse cd é fantástico!
Bem, Argerich tem o dom de escolher ótimos parceiros e peças para gravar um cd!
Acho incrível: por mais que ela exagere um pouco às vezes, essa argentina sabe muito bem o que está fazendo! Ela e o piano possuem uma ligação singular… isso me encanta!
R.
Conheci seu blog recentemente e estou apaixonada por ele; se descuidar eu fico horas colhendo pérolas aqui. Entrei em contato com a música instrumental há uns 4 anos, inicialmente com Bach, espero aprender e me alegrar muito através deste teu blog. Obrigada.
Será q vcs tem alguma coisa do Max Reger…
seria uma boa postar as transcrições que o Reger fez dos Concertos de Brandenburgo pra Piano…
Rita, fique aí com a gente….
OD, Max Reger? Tem certeza?
Estava lendo algumas curiosidades:
– Prokofiev teve o azar de falecer no mesmo dia do falecimento de Stalin;
– Um periódico musical soviético dedicou um pedaço de sua 116ª página a Prokofiev devido o seu falecimento. As primeiras 115 páginas foram dedicadas a Stalin;
– Foram usadas flores de papel no funeral de Prokofiev, porque todas as flores naturais existentes tiveram que ser utilizadas no funeral de Stalin.
Como opção à esta extraordinária gravação eu lembraria a histórica de Isaac Stern e Alexander Zakin.
Isaac Stern é um especialista em ”Modernos” e seus Concertos para Violino de Prokofiev regidos por Zubin Metha com a NY Ph são também dignos de registros.
Mario, não sei se foi azar de Prokofiev morrer no mesmo dia que Stalin e não lamentemos as flores gastas na morte de Stalin. A morte dos canallas é sempre comemorada em grande estilo. Isto me lembra os versos de Mario Benedetti ” Obituario con Hurras”. Sempre que morre um patife destes eu envio aos amigos e conhecidos. Só um pequeno trecho:
Los canallas viven mucho, pero algún día se mueren
……………..
Hurra!
murió el cretino
vamos a festejarlo
a no llorar de vicio
que lloren sus iguales
y se traguen sus lágrimas
se acabó el monstruo prócer
se acabó para siempre
vamos a festejarlo
a no ponernos tibios
a no creer que éste
es un muerto cualquiera
vamos a festejarlo
a no volvernos flojos
a no olvidar que éste…
ES UN MUERTO DE MIERDA.
Quanto a Prokofiev comemoremos seu nascimento em 23 de abril de 1891 mesmo ano do nascimento do pintor Lituano-Brasileiro Lasar Segall (21 julho). Prokofiev, continua vivo nos encantando através de sua arte enquanto que o amaldiçoado Stalin esperamos que esteja queimando no inferno.