Haydn
Sonatas para Piano
Fantasias jocosas, mas cheias de sentimentos! É assim que o livreto deste disco começa. E, acredite, você ouvirá um excelente disco!
O pianista Paul Lewis já é frequentador de nossas páginas, onde foram postados as Sonatas e os Concertos para Piano de Beethoven, assim como as Variações Diabelli. Realmente, estas gravações são espetaculares e ganharam louvores de críticos ao redor do mundo.
Lewis iniciou na música tocando violoncelo, o único instrumento para o qual sua escola poderia oferecer uma bolsa de estudos. Assim que foi aceito em uma escola de música em Manchester, tornou-se aluno de piano, estudando com Ryszard Bakst, depois com Joan Havill na Guildhall School of Music and Drama. Estudou também com Alfred Brendel, que ele considera seu mentor. E justamente, eu acredito, pois o disco que apresentamos nesta postagem traz Sonatas para Piano de Haydn, obras típicas do repertório de Brendel.
Duas das sonatas são do período em que Haydn estava a serviço da família Esterházy e duas são mais tardias, consequências de suas viagens a Londres. É música clássica ainda com um cheiro de música galante, que demanda muito do intérprete, para realizar todo seu potencial e apresentar todo o seu bom humor e charme. Na minha opinião, é isso o que consegue com aparente total facilidade o pianista Paul Lewis.
Apesar de Haydn ser famoso por suas composições de quartetos, trios e sinfonias, seu biógrafo Georg August Griesinger relata como ele trabalhava em suas composições. ‘Eu me sentava [ao piano] e começava a fantasiar, de acordo com o meu humor – triste ou alegre, sério ou brincalhão. Uma vez que encontrava uma ideia, meu esforço concentrava-se em desenvolvê-la e mantê-la dentro das regras da arte’.
Assim ele nos deixou também várias sonatas para piano, das quais as quatro deste disco são significativas representantes.
Joseph Haydn (1732-1809)
Sonata para piano em mi bemol maior, Hob. XVI: 49
- Allegro
- Adagio cantabile
- Tempo di menuetto
Sonata para piano em dó maior, Hob. XVI: 50
- Allegro
- Adagio
- Allegro molto
Sonata para piano em si menor, Hob. XVI: 32
- Allegro moderato
- Menuet
- Presto
Sonata para piano em sol maior, Hob. XVI: 40
- Allegretto innocente
- Presto
Paul Lewis, piano
Gravação em 2017
Direção artística: Martin Sauer
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 202 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 160 MB
Jocosas, mas cheias de sentimentos. Espero que após ouvir este disco, você diga se concorda…
Aproveite!
René Denon
De fato, excelente disco. Há até certa tensão no primeiro movimento da 32.
Olá, Otavio Ferraz!
Obrigado pelo seu comentário! Estou com mais uns dois ou três discos com sonatas de Haydn no estoque…
Mas este é tão bom que vamos aproveitar um pouquinho mais antes de ampliar a concorrência.
Abração!
RD
As obras do mestre de Rohrau em tonalidade menor nunca devem passar despercebidas, e isto vale muito bem para a sonata em si menor, destaque, a meu ver, deste álbum do excelente Lewis.