Esta obra foi originalmente composta para orquestra, porém, em 1795-96, Haydn adicionou movimentos corais tornando-a um oratório e, posteriormente, publicou a versão para quarteto de cordas, que se tornou a mais utilizada. A música é composta por uma introdução e sete meditações sobre as últimas palavras de Jesus Cristo e foi encomendada em 1787 para o serviço de Sexta-Feira Santa na Gruta Santa Cueva, perto de Cádiz, no sul de Espanha. O trabalho existe em várias versões, incluindo o original para orquestra, um oratório com coral e solistas, e uma transcrição para quarteto de cordas. Trata-se de uma belíssima obra e merece o imperdível acima.
Excelente o quarteto montado por Gidon Kremer.
Haydn: The Seven Last Words From The Cross (String Quartets Op. 51)
1. Introduction (Maestoso ed adagio)
2. I: Largo – “Pater, dimitte illis; non enim sciunt, quid faciunt”
3. II: Grave e cantabile – “Amen dico tibi: hodie mecum eris in paradiso”
4. III: Grave – “Mulier, ecce filius tuus, et tu, ecce mater tua!”
5. IV: Largo – “Eli, Eli, lama asabthani?”
6. V: Adagio – “Sitio”
7. VI: Lento – “Consumatum est”
8. VII: Largo – “Pater, in tuas manus commendo spiritum meum”
Gidon Kremer: violin
Kathrin Rabus: violin
Gerard Caussé: viola
Ko Iwasaki: violoncello
PQP
Tomara que esse momento Haydn se prolongue!
Eu só conhecia a versão-oratório da obra em questão. E adorei a versão-quarteto. De forma geral, não tem como não se gostar de quartetos de Haydn, mas este é simplesmente lindo. Devo evocar em especial ao último movimento (VII: Largo), que se no oratório já me faz parar qualquer coisa para ouvir, no quarteto então, nem se fale…
Magnífico, obrigado por nos trazer esta obra!! Nunca havia ouvido.
Esta dando erro de rede.
Desculpe, consegui enfim baixar,obrigado pelo ótimo material.
poque não dão uma toalha de banho pro coitado?