Estou postando este cd para atender um desejo de nossa colega Clara Schumann, que na verdade pediu o Songbook do Cole Porter. Mas serei um pouco maldoso com ela, e primeiramente postarei este “simples” “best of” do Songbook que Ella gravou de George Gershwin, com o singelo nome de “Oh, Lady Be Good”. Posteriormente postarei o Songbook de Cole Porter, em minha opinião, uma das melhores gravações já realizadas na história do mercado fonográfico. Mas deixemos Cole Porter de lado, por enquanto, e vamos de Gershwin.
“´S Wonderful” é o título de uma clássica canção de Gershwin, e é me utilizando desta expressão que sintetizo essa coletânea. Assim como Blue Dog, não sou muito chegado em coletâneas, best ofs, ou coisas do gênero. Mas o trabalho que a gravadora Verve fez aqui é de se tirar o chapéu. Conseguir garimpar no meio de tantas pérolas da canção norte americana 17 standards absolutos, canções imortais, que ficaram imortais nas vozes de muitos grandes músicos e instrumentistas. Louis Armstrong, Miles Davis, Bill Evans, Keith Jarrett, entre dezenas de outros, se renderam à beleza das melodias e harmonias criadas pelos irmãos Gershwin. Sem esquecer, é claro, o cinema, onde Fred Astaire, Gene Kelly, Frank Sinatra entre outros tantos, imortalizaram estas mesmas canções.
Os arranjos das canções foram feitos pelo grande Nelson Riddle, que também rege a orquestra que acompanha a genial Ella. Trata-se de um cd em que se deve esquecer todos os problemas e preocupações que nos perseguem. É para relaxar e aproveitar…
Ella Fitzgerald – Oh Lady, Be Good – Best of The George & Ira Gershin Songbook
01 Ella Fitzgerald – Fascinating Rhythm
02 Ella Fitzgerald – ‘S Wonderful
03 Ella Fitzgerald – Someone To Watch Over Me
04 Ella Fitzgerald – He Loves And She Loves
05 Ella Fitzgerald – Oh, Lady Be Good
06 Ella Fitzgerald – A Foggy Day
07 Ella Fitzgerald – How Long Has This Been Going On
08 Ella Fitzgerald – Let’s Call The Whole Thing Off
09 Ella Fitzgerald – But Not For Me
10 Ella Fitzgerald – My One And Only
11 Ella Fitzgerald – I’ve Got A Crush On You
12 Ella Fitzgerald – Nice Work If You Can Get It
13 Ella Fitzgerald – The Man I Love
14 Ella Fitzgerald – Funny Face
15 Ella Fitzgerald – Embraceable You
16 Ella Fitzgerald – They Can’t Take That Away From Me
17 Ella Fitzgerald – I Got Rhythm
Ella Fitzgerald
Music Arranged and Conducted by Nelson Riddle
Deus, este é um dos cds de cabeceira, juntamente com o songbook do Porter. Excelente postagem.
Bem ,eu sou a voz da discordância, aliás sempre fui no caso de Nelson Ridlle que pasteuriza a música de Porter e Gershin com aqueles arranjos de big band, faz de Porte e Gershwin e todos aqueles albúns da Ella parecerem a mesma coisa;repete a coisa com Sinatra;eu não gosto, prefiro interpretações intimistas;Billie Holliday que não tem o mesmo potencial vocal da Ella e pasmem Chet Baker e João Gilberto acompanhado dos arranjos de Clauss Ogerman interpretam muito melhor.
Para quem duvida ouçam o disco EMBRACEABLE do Chet ou Amoroso do JOÃO e comparem.
Certamente Ella é a maior cantora de Jazz de todos os tempos se levarmos em conta apenas o ponto de vista técnico, mas assim como Pollini e Harnoncourt é fria e cerebral demais, ninguém como BILLIE!
Ella melhora muito cantando com o magnífico LOUIS ARMSTRONG , nos discos em que gravaram juntos.
Se algum dia você ver o disco ”Ella abraça Jobim” saia correndo , Ella não sabe dividir o canto da bossa-nova, não captou as nuances ritmicas do samba síncopado que é a bossa e o título ficaria melhor ”Ella arrasa com Jobim”!
Bem por fim, eu como filho do BEBOP, não gosto de BIG-BANDS, que me soam homogeinizado, Nelson Ridlle faz mais ainda com que Porter, Gershin, Duke Ellington,Berlin,Rodgers…todos se pareçam iguais!
Abraços
”se algum dia você vir” e não ”ver”, correção!
Meu caro Príncipe Salinas, no BEBOP tudo também fica parecido, assim como ouvir João Gilberto dá a mesma sensação “pasteurizante” (como você gosta de dizer) e por aí vamos infinitamente. Dando exemplo literário, existem muitas semelhanças entre os escritores realistas / naturalistas, mas não vai ser por isso que eu não vou apreciar a genialidade de Flaubert, Machado de Assis, Eça de Queiroz e Balzac. Ella e Nelson brilhão intensamente, isso é que importa!