Johann Sebastian Bach (1685-1750): A Oferenda Musical (Il Gardellino)

Excelente CD! Como Bach não determinou os instrumentos que deveriam ser utilizado na Oferenda Musical — à exceção da Trio-Sonata — cada conjunto faz como quer. Isso me deixa feliz porque muitas vezes as surpresas são grandes. Não é o caso desta Oferenda, altamente séria. É um registro convincente e de primeira linha, mas somos chatos e não conseguimos nos despregar de Savall, que fez talvez a melhor de todas Oferendas, trazendo quindins e as melhores Indulgências. Mas não se preocupem conosco, ouçam aí que a coisa é boa.

Johann Sebastian Bach (1685-1750): A Oferenda Musical (Il Gardellino)

1 Thema Regium 0:22
2 Ricercar a 3 voci 6:00
3 Canon perpetuus super thema regium 1:08
4 Canon a 2 cancrizans 1:02
5 Canon a 2 violini in unisono 0:51
6 Canon a 2 per motum contrarium 1:15
7 Canon a 2 per Augmentationem, contrario motu 2:01
8 Canon a 2 per Tonos 2:59
9 Fuga canonica in Epidiapente 2:13
10 Ricercar a 6 voci 7:12
11 Canon a 2 (Quaerendo invenietis) 2:12
12 Canon a 4 2:28
13 Trio Sonate. Largo 5:54
14 Trio Sonate. Allegro 6:03
15 Trio Sonate. Andante 3:18
16 Trio Sonate. Allegro 2:57
17 Canon perpetuus 3:21

Einige canonische Veränderung über das Weynacht-Lied: Vom Himmel hoch da komm ich her vor die Orgel mit 2 Clavieren und dem Pedal, BWV 769

18 Canone all’ottava 1:35
19 Canone alla quinta 1:36
20 Canto fermo in canone 3:27
21 Canone alla settima 3:03
22 Canon per augmentationem 3:17

Il Gardellino / Sophie Gent / Lorenzo Ghielmi / Vittorio Ghielmi / Jan de Winne

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PQP

9 comments / Add your comment below

  1. Achei muito interessante essa gravacao pois é uma das poucas que eu sei (e unica que eu na verdade conheco) que usam o tal do forte piano.
    Dá pra se ouvir todo o barulho da “marcenaria” desse piano. Muito legal. A sonata com forte piano me soou bem boa, ja o forte piano usado no primeiro Ricercar eu nao gostei muito.
    Existe alguma gravacao que seja recomendada com instrumentos modernos?

    1. Olá, Sal e Vassily!
      Não resisti… e vou mencionar também minhas preferências.
      Recentemente postei uma outra interpretação ao piano interessantíssima, com o também russo Konstantin Lifschitz (https://pqpbach.ars.blog.br/2020/05/23/j-s-bach-1685-1750-oferenda-musical-lifschitz/)
      e a mais tradicional com o aumentado Trio Sonnerie (https://pqpbach.ars.blog.br/2019/04/30/j-s-bach-1685-1750-a-oferenda-musical-ensemble-sonnerie/ ). É verdade, nada de fortepiano nestas aqui…
      Abraços do
      R:D

  2. Salve Sal!
    Entre as interpretações completas da Arte da Fuga ao piano, recomendo as de Grigory Sokolov, a de Tatiana Nikolayeva, a de Pierre-Laurent Aimard e minha mais recente descoberta, a de Zhu Xiao-Mei, que já apareceu aqui tocando as Goldberg numa postagem do René Denon. Todas têm sua grandeza peculiar, mas aquela que mais ouço, e que me parece a referência nessa obra tão especial, é a do bruxo Sokolov.

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