Ludwig van Beethoven (1770-1827): Violin Sonatas Nos. 9 “Kreutzer”, 4 & 2

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Excelente gravação de uma Naxos cada vez mais bonita e mainstream. Gatto e Libeer realizam um belo trabalho sobre conhecidas obras de câmara de Beethoven. A linda Sonata para violino e piano nº 9, em lá maior, Op. 47, de Ludwig van Beethoven (1770-1827) foi inicialmente dedicada a George Augustus Polgreen Bridgetower, um violinista mulato da Polônia e depois, como relata a tradição, por uma fútil questiúncula amorosa, acabou por ser repassada a Rodolphe Kreutzer (1766-1831), um violinista francês que tinha visitado Viena em 1798 e que Beethoven descreveu como um “querido e afável companheiro que durante sua permanência me proporcionou muito prazer”. Kreutzer teve boa sorte póstuma. Em primeiro lugar porque colocou seu nome na melhor das Sonatas para Violino e Piano e, em segundo lugar, porque. em 1889, Tolstói escreveu uma novela chamada Sonata Kreutzer a qual grudou definitivamente o nome do violinista na Sonata Nº 9.  O tema da novela é a morte, as relações de casal e é uma reafirmação dos valores do espírito. Nem deus sabe qual foi a intenção de Tolstói ao dar este título à novela. Mas vala a pena ouvir este CD.

Ludwig van Beethoven (1770-1827): Violin Sonatas Nos. 9 “Kreutzer”, 4 & 2

Violin Sonata No. 9 in A Major, Op. 47 “Kreutzer”
1 I. Adagio sostenuto – Presto 13:37
2 II. Andante con variazioni 14:20
3 III. Finale. Presto 8:40

Violin Sonata No. 4 in A Minor, Op. 23
4 I. Presto 7:04
5 II. Andante scherzoso, più allegretto 7:37
6 III. Allegro molto 5:11

Violin Sonata No. 2 in A Major, Op. 12 No. 2
7 I. Allegro vivace 6:01
8 II. Andante, più tosto Allegretto 5:20
9 III. Allegro piacevole 5:10

Lorenzo Gatto, violin
Julien Libeer, piano

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Lorenzo: um violinista que é gato
Lorenzo: um violinista que é gato

PQP

6 comments / Add your comment below

  1. A Kreutzer, como se diz, aqui em casa está “no ar”!! Havia baixado um disco (continuo pensando nestas coisas como “discos”, deve ser da idade) do site OSerdaMúsica (a concorrência!!) no qual a Mullova e o Bezuidenhout dão uma interpretação desta sonata com ares de autenticidade, pianoforte e tal. Confesso que não sou o mais ardoroso fã de pianoforte, por exemplo, nos concertos de Mozart, mas acho que em música de câmera, as coisas andam bem, e eu (que sou fácil de agradar) gostei do disco. Muito bem, vai então vocês postam esse disco… e que diferença! Bom, diferença no som, mas a agilidade e capacidade de agradar o ouvinte entusiasta aqui é a mesma. Gostei muito.
    E olha que a primeira vez que ouvi essa sonata foi de um (verdadeiro vinil) disco comprado nos sebos do Rio, na década de 70, da RCA, tendo ao violino o lendário Jascha Heifetz, acompanhado (ou perseguido) pelo (talvez) Emmanuel Bay. Capa quase toda verde, com um violino desenhado, os tempos mudam, agora não há capas, há pendrives. Depois vieram Menuhin e Kempff e depois outros.
    Estou com os arquivos da gravação da integral da sonatas pelo Dumay e a patrícia Maria João Pires. Bom, tem também a Ibragimova e eu tenho os CDs da Faust…
    Como disse, a Kreutzer está no ar!
    Vocês teriam alguma gravação desta sonata com o Heifetz?
    Mas a postagem foi ótima!!
    Abraços!
    Mário

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