Retrospectiva
2022
Mais uma vez a Terra está a completar uma volta em sua órbita celeste e nos aproximamos do fim deste peculiar ano de 2022. Alguns ciclos se completam, outros estão a vir, já anunciados. É um bom momento para, como Janus, olharmos para trás, considerando o que foi feito e desejarmos o que está chegando. Eu estou tentando criar espaço no presente para receber o que o futuro trará.
Passei em revista minha atividade no blog, entre 1 de dezembro de 2021 e 30 de novembro de 2022. Este ano não tive energia para verificar todas as publicações e limitei às que resultaram de meus próprios esforços. Estas postagens refletem meu envolvimento com música, que posso observar, é grande. Algumas delas foram fáceis de preparar, vindas de alguma boa inspiração, outras demandaram mais estudo e dedicação, mas todas me deram bastante prazer, ao longo do caminho. Prazer em ouvir a música, de eventualmente comparar com outras interpretações ou de seguir as direções que ela me apontava. Prazer também em burilar o texto, em catar as ilustrações e depois esperar que elas surgissem, no blog. Esperar os aguardados comentários, estes mais parcos do que eu gostaria. De qualquer forma, os que recebi ao longo deste período me pareceram sinceros e foi gratificante lê-los.
Olhar estas postagens mais uma vez me fez pensar o quanto é importante valorizar o tempo, que ouvir música demanda tempo. Talvez seja por isso que alguns de nós se agarre a um repertório mais restrito, voltando sempre aos mesmos intérpretes. Eu sou por demais curioso para isso, o que me força a constantemente abrir mão desse tipo de segurança, abrindo espaço para as novidades.
Neste período fiz 64 postagens e acabei selecionando uma playlist entre as peças que considerei representativas do total. Caso você tenha o tempo de ouvir, poderá se interessar em visitar a correspondente postagem e descobrir algumas outras novidades.
Três dessas postagens selecionadas são de nosso padroeiro, São Sebastião Ribeiro. Uma gravação estalando de nova das seis sonatas para cravo e violino, com o violinista Andoni Mercero e o cravista Alfonso Sebastián; um disco com cantatas para baixo interpretadas pelo (jovem) David Greco, acompanhado pelo Luthers Bach Ensemble, sob a direção de Tymen Jan Bronda; uma outra gravação (plena de reflexões feitas durante o afastamento social resultado da pandemia) das seis (maravilhosas) suítes para violoncelo pelo jovem e talentoso Bruno Philippe.
Duas postagens refletem essa minha busca por novidades. Assim, na minha playlist de Retrospectiva 2022 há duas peças que conheci este ano e que me impressionaram: num deles, o Concerto para Piano de Sir Michael Tippett, interpretado pelo veterano pianista Howard Shelley, com a Bournemouth Symphony Orchestra, regida pelo (late) Richard Hickox, num disco do selo Chandos, inglês em todas as instâncias; no outro, o Cantus Articus do compositor finlandês Einojuhani Rautavaara. A peça Cantus Articus foi a que me motivou investigar a música de Rautavaara e o disco também traz a sua Sinfonia No. 7 e o Concerto para flautas.
O repertório de música francesa dos séculos 19 e 20 aparece sempre nas minhas postagens e um exemplo é este disco de músicos poloneses (ótimos) tocando lindas peças de câmara com instrumentos de sopros, o Gruppo di Tempera. Veja o discreto charme deste La chaminée du roi René, de Darius Milhaud.
Outro exemplo é o disco Exotisme, sonorités pittoresques, com peças para piano solo ou a quatro mãos, interpretadas pelos ótimos Ludmilla Guilmaut e Jean-Noël Dubois. Uma mescla de música de compositores mais conhecidos com música de compositores que recebem menos exposição e que merecem maior divulgação. Muita alegria, charme e beleza, como num lindo buque de flores.
Cantores também me interessam muito e adorei ter conhecido o trabalho da mezzo-soprano Elisabeth Kulman cantando algumas canções de Mahler, acompanhada por um pequeno conjunto de músicos com o sugestivo nome Amarcord Wien.
Muito trabalho me deu a postagem das 40 árias, que passou incólume pelos nossos leitores. Muito trabalho, uma vez que ópera é um gênero musical que eu conheço pouco, mas muito prazer também em descobrir um pouco o sentido de tão belos momentos musicais. Para esta Retrospectiva 2022 escolhi algumas das árias que considerei mais emblemáticas. Entre elas Casta Diva, da ópera Norma, composta por Bellini, e Vissi d’arte, de Tosca, composta por Puccini.
Uma grata surpresa neste ano foi a descoberta da música para piano de Radamés Gnattali, num disco primoroso. O intérprete Luís Rabello é sobrinho do violonista Raphael Rabello e ótimo pianista.
Para completar essa retrospectiva, não poderia deixar de mencionar mais música barroca. Escolhi algumas sonatas de Scarlatti, parte da postagem de um disco da espetacular pianista Zhu Xiao-Mei e uma postagem dedicada ao Opus 3 de Vivaldi, pelo Concerto Italiano, sob a direção de Rinaldo Alessandrini. Esta coleção tem de especial o fato de que os concertos de Vivaldi estarem entremeados com algumas das suas transcrições feitas por Bach.
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Sonata No. 6 em sol maior, BWV1019
- Allegro
- Largo
- Allegro
- Adagio
- Allegro
Andoni Mercero, violino
Alfonso Sebastián, cravo
Cantata BWV 82 ‘Ich habe genug’
- Ich habe genug
- Ich habe genug! Mein Trost ist nur allein
- Schlummert ein, ihr matten Augen
- Mein Gott! Wann kömmt das schöne
- Ich freue mich auf meinen Tod
David Greco, baixo
Joanna Huszcza, violino
Amy Power, oboé
Luthers Bach Ensemble
Tymem Jan Bronda
Suíte para Violoncelo No. 6 in D major, BWV1012
- Prélude
- Allemande
- Courante
- Sarabande
- Gavottes I & II
- Gigue
Bruno Philippe, violoncelo
Michael Tippett (1905 – 1998)
Concerto para Piano e Orchestra
- I Allegro non troppo
- II Molto lento e tranquilo
- III Vivace
Howard Shelley, piano
Bournemouth Symphony Orchestra
Richard Hickox
Darius Milhaud (1892 – 1962)
Le cheminée du Roi René, Op. 205
- Cortege
- Aubade
- Jongleurs
- La Maousinglade
- Joutes sur l’arc
- Chasse a Valabre
- Madrigal – Nocturne
Gruppo di Tempera
Agnieszka Kopacka, piano
Agata Igras-Sawicka, flauta
Sebastian Aleksandrowicz, oboé
Adrian Janda, clarinete
Artur Kasperek, fagote
Tomasz Bińkowski, trompa
Gustav Mahler (1860 – 1911)
- Ging heut morger übers Feld – Mahler (Lieder eines fahrenden Gesellen)
- Ich atmet’ einen linden Duft – Rückert-Lieder
- Blicke mir nicht in die Lieder – Rückert-Lieder
- Liebst du um Schönheit – Rückert-Lieder
- Adagietto – 4 movimento da Quinta Sinfonia
Elisabeth Kulman, mezzo-soprano
Amarcord Wien:
Tommaso Huber, acordeão
Sebastian Gürtler, violino
Michael Williams, violoncelo
Gerhard Muthspiel, contrabaixo
Einojuhani Rautavaara (1928 – 2016)
Cantus Arcticus, Op. 61 (Concerto para Pássaros e Orquestra)
- Suo (Pântano)
- Melankolia
- Joutsenet muuttavat (Cisnes migrando)
Sinfonia Lahti
Osmo Vänskä
Claude Debussy (1862 – 1918)
Préludes, Livre 1, L. 117
- Voiles
Ludmilla Guilmault, piano
Déodat de Séverac (1872 – 1921)
En Vacances, Vol. 1
- Où l’on entend une vieille boîte à musique
- Valse romantique
Ludmilla Guilmault; Jean-Noël Dubois, piano
Gabriel Fauré (1845 – 1924)
Dolly, Op. 56
- Le pas espagnol
Ludmilla Guilmault; Jean-Noël Dubois, piano
40 Best Arias
- Bellini- Norma – Casta Diva – Maria Callas
- Verdi- Rigoletto – La Donna E Mobile – Richard Leech
- Bizet- Carmen – Habanera – ‘L’amour Est Un Oiseau Rebelle – Julia Migenes
- Bizet- Carmen – Flower Song – Placido Domingo
- Offenbach- Les Contes d’Hoffmann – Barcarolle – Jennifer Larmore & Hei-Kyung Hong
- Mozart- Don Giovanni – Dalla Sua Pace – [Don Ottavio] – Hans-Peter Blochwitz
- Delibes- Lakme – Flower Duet – [Lakme, Mallika]) – Jennifer Larmore & Hei-Kyung Hong
- Verdi- La Traviata – Brindisi- Libiamo Ne’Lieti Calici – Neil Schicoff & Edita Gruberova
- Puccini- La Boheme – Che Gelida Manina [Rodolfo]) – Jose Carreras
- Puccini- La Boheme – Si. Mi Chiamano Mimi – Barbara Hendricks
- Puccini- Tosca – Vissi D’arte’ [Tosca] – Kiri Te Kanawa
- Puccini- Tosca – E Lucevan Le Stelle [Cavaradossi] – Placido Domingo
- Gluck- Orphee Et Eurydice – J’ai Perdu Mon Eurydice – Susan Graham
- Rossini- La Cenerentola – Non Piu Mesta [Angiolina] – Jennifer Larmore
Radamés Gnattali (1906 – 1988)
- Rapsódia Brasileira
- Poema de Fim de Tarde
- Manhosamente
- Uma rosa para o Pixinguinha
Luís Rabello, piano
Domenico Scarlatti (1685 – 1757)
- Sonata em mi maior, K. 531 (L. 430)
- Sonata em si menor, K. 87 (L. 33)
- Sonata lá maior, K. 533 (L. 395)
- Sonata em ré menor, K. 32 (L. 423)
- Sonata em lá maior, K. 39 (L. 391)
Zhu Xiao-Mei, piano
Antonio Vivaldi (1678 – 1741)
Concerto No. 8 for 2 Violins in A Minor, Op. 3, RV 522
- Allegro
- Larghetto
- Allegro
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Concerto for organ after RV 522 in A Minor, BWV 593
- [Allegro]
- Adagio
- Allegro
Antonio Vivaldi (1678 – 1741)
Concerto No. 10 for 4 Violins in B Minor, Op. 3, RV 580
- Allegro
- Largo
- Allegro
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Concerto for 4 Harpsichords after RV 580 in A Minor, BWV 1065
- [Allegro]
- Largo
- Allegro
Concerto Italiano
Rinaldo Alessandrini, cravo e regência
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 681 MB
Assim, mantendo ainda viva a memória da música que nos alegrou no ano que passou, voltamos os planos e as expectativas para este ano novo.
Aproveite!
René Denon
Ótimo texto. Ouvirei a seleção. A todos vcs do PQP ótimo 2023
Olá, Fernando!
Obrigado pela mensagem e lhe desejamos um ótimo 2023 também!
Abraços do
René
Antes de mais, votos de um bom ano.
Vou, portanto, ouvir a sua selecção e dar-lhe a conhecer o prazer que terei em descobrir certas coisas e voltar a ouvir outras já conhecidas.
Gosto de sua alusão a Janus, a quem celebrei durante o solstício de inverno.
Amizades
Olá, Alexis!
Espero que sua curiosidade lhe leve a agradáveis momentos musicais! Na verdade, mais do que agradáveis, pois que música pode nos dar experiências sensoriais bastante intensas…
Um bom ano para você, também!
Amigos na música!
Abraços do
René
Caro René,
Excelente iniciativa, esta sua de reapresentar o que houve de mais significativo em suas significativas contribuições ao blog: a curadoria do que já foi tão cuidadosamente curado, a crème de la crème, o que sobressai depois da revisita. O gosto pela leitura de Bruno Philippe para as suítes de Bach, em particular, só cresceu cá em mim desde que você as apresentou. Que o ano novo e você nos tragam mais descobertas – e grato por elas!
Obrigado, Conde Vassily, pela amável mensagem!
Feliz Ano Novo!
Abraço do
René
Fico aqui imaginado como seria uma Retrospectiva 2023. Estou fazendo dessa a minha pois a descobri apenas agora ;>