Dia de Bruckner aqui no PQP Bach!
IM-PER-DÍ-VEL !!!
Eu estava pensando numa bobagem. Ia iniciar esta apresentação me desculpando pela postagem desta sinfonia de Bruckner por Herbert von Karajan. Pura besteira, coisa de brasileiro que acha que todas as grandes estrelas têm problemas e o bom é o obscuro. Eu amo apaixonadamente esta sinfonia, acho que tenho decoradas todas as suas notas e parece-me às vezes que suas melodias já nasceram comigo. Ou vieram pré-instaladas em meu cérebro. Ouvi muitas gravações, mas a que bate mais fundo é a de HvK, sem dúvida.
Acho curioso que Karajan tenha recebido prêmios importantes por suas gravações de Beethoven (integral das sinfonias), Wagner (Parsifal), Mahler (Sinfonia Nro. 9) e outros, mas nunca por esta gravação de Bruckner, de resto tão elogiada por todos os comentaristas.
A outra bobagem é que escrevo este post em meu escritório, sem a vasta bibliografia que possuo acerca da monumental quinta. Obra escrita nos quatro habituais movimentos é uma demonstração do maior romantismo possível sem passar à mediocridade. Não é um romantismo meloso ou indulgente, é um romantismo grandioso e emocionante. O segundo movimento, Adagio é uma das partituras que mais gosto. Se Wand o dirige muito bem, ele acelera demais nas repetições e não tem em mãos o tremendo instrumento da Orquestra Filarmônica de Berlim de 1977. Karajan faz com que o rendimento de sua orquestra atinja o máximo neste movimento cujo segundo tema – altamente romântico e grave – fizeram com que as vidraças das minhas últimas quatro residências tremessem de… paixão. É absurdamente lindo.
Um amigo me disse uma vez que tal Adagio é o mais longo já composto para uma sinfonia, mas não tenho certeza da veracidade da informação. Longo ou não, por mim poderia durar dias!
É a sinfonia perfeita. Muito melodiosa, tonitruante e delicada na hora certa, tem seus três primeiros movimentos revisitados no Finale. O primeiro é extremamente equilibrado; o segundo, apaixonado; o terceiro, jocoso e o quarto resume tudo o que foi ouvido.
Se, após ouvi-la, alguém chamar Bruckner de simples ou musicalmente ingênuo, merece imediata internação.
Anton Bruckner (1824-1896): Sinfonias Nros. 1 & 5 (Karajan, BP)
Symphonie Nr. 1 C-moll = Symphony No. 1 In C Minor = Symphonie Nᵒ 1 En Ut Mineur = Sinfonia N. 1 In Do Minore (Fassung = Version = Versione: 1866 »Linzer« = “Linz”; Hrsg. = Ed. = Publiée Par Les Soins De = Edizione Curata Da: Leopold Nowak)
Score Editor [Hrsg./Ed./Publiée Par Les Soins De/Edizione Curata Da] – Leopold Nowak
1-1 1. Allegro 12:53
1-2 2. Adagio 14:17
1-3 3. Scherzo. Schnell 8:54
1-4 4. Finale. Bewegt, Feurig 14:27
Symphonie Nr. 5 B-dur = Symphony No. 5 In B Flat Major = Symphonie Nᵒ 5 En Si Bémol Majeur = Sinfonia N. 5 In Si Bemolle Maggiore (Originalfassung = Original Version = Version Originale = Versione Originale)
1-5 1. Introduction: Adagio – Allegro 20:43
2-1 2. Adagio. Sehr Langsam 21:26
2-2 3. Scherzo. Molto Vivace (Schnell) 13:44
2-3 4. Finale. Adagio 24:42Moderato
PQP
Eta muxica grande sô. Tem que te se vagal pra escuta esse trem. Brog mais parcial da porra..
Grande e fina avaliação musical, Zé.Obrigado.P.Q.P. Bach
Infelizmente, a Sinfonia não está mais disponível para download. Espero que não tenha sido retirada pelo uploader por causa do comentário idiota do tal “zé das muxicas”. Fica aqui o pedido ao P.Q.P. Bach: caso possa disponibilizá-la novamente, será um grande prazer ouvi-la enquanto aguardamos pelas demais sinfonias de Bruckner.Obrigado,Rodrigo.
Caro, PQP, mencionas uma vasta bibliografia sobre esta sinfonia. Poderia mencionar alguns dos melhores exemplos para que eu possa também lê-los?
Obrigado
Este adágio é daqueles que não poderiam deixar de existir, tamanha a capacidade de satisfazer (ou iludir?) os nosssos desejos mais doces.
Bela obra, obrigado pela postagem.
A lamentar apenas um ruído que interfere tanto mais quanto sobe o volume de música, no primeiro movimento; parece um arranhão no disco, mas não pode ser, até porque ele desaparece nas “calmarias”. Mas, nada grave, pois some completamente após os primeiros cinco ou seis minutos.
valeu
Vida longa à maravilhosa obra de Bruckner!!! Gosto de todas as 9, digo, 11, Sinfonias, com alguma predileção pela 4a, 7a e 8a – mas esta 5a. é incrível também!! E a 1a., normalmente meio negligenciada junto com a 2a. e 3a., tb é especial pra mim (especialmente na interpretação de Abbado)
Futebruckner: aquele canto que torcidas de diferentes países entoam (no vídeo: Eurocopa 2016) é erradamente atribuído à canção Seven Nation Army, da banda pop contemporânea White Stripes.
Quando escutei a primeira vez, achei que o trecho havia sido chupado de Wagner, do Anel dos Nibelungos. Descreditado pelos amigos fãs de música pop, fui atrás e descobri que estava parcialmente certo: o próprio líder da banda, Jack White, admitiu publicamente que o riff e o canto são integralmente copiados da 5a de Bruckner, na qual Bruckner admite forte influência wagneriana.
Sim, estou me jactando de memória auditiva elefantina. Mas Bruckner rulez e Wagner também.
https://youtu.be/p4Sp0MDKSZo
Nunca tinha ouvido – é Bruckner sim (sem dar o crédito)!!!!
E o final da 4a. Sinfonia foi usada pelo tecladista Eddie Jobson como introdução de show do Jethro Tull, SEM dar crédito também (https://www.youtube.com/watch?v=0E_ZftZkGJs&list=PLXCPYKdHVB5AWjVcJIjxj_pV61tIHICkR)
Eu mesmo fiz uma adaptação dessa 4.a para banda de rock progressivo (está até aqui no PQP!! – https://pqpbach.ars.blog.br/2024/05/05/interludio-delboux-beethoven-bruckner-borodin-bach-meus-dois-mundos-tau-ceti/ ), mas dei o devido crédito!!