Franz-Joseph Haydn (1732-1809) – 4 Masses, Stabat Mater, Die Sieben letzten Worte unseres Erlösers am Kreuse – Cds 5 e 6 de 6 – Harnoncourt, Concentus musicus Wien

frontFDP: Vamos então concluir esta coleção com chave de ouro, trazendo “Die Sieben letzten Worte unseres Erlöseres am Kreuze”, ou seja, As Sete últimas palavras de Cristo na Cruz, e a belissima “Schöpungsmesse”, a Missa da Criação, que cita algumas frases musicais desse imenso oratório.
Volto a sugerir a leitura do booklet, que traz uma excelente contextualização histórica das obras gravadas magistralmente por Harnoncourt e seu Concentus musicus Wien, apoiados por este que não canso de dizer que é um dos maiores grupos corais do mundo, o Arnold Schöenberg Choir. Para os que não dominam o inglês, usem o Google Translator e um bom dicionário.

Pleyel: Quando Haydn compôs as suas últimas missas, já era uma celebridade internacional, após um sucesso estrondoso na Inglaterra com suas últimas sinfonias. Especialmente as duas últimas missas, compostas após o sucesso do oratório A Criação, que em poucos meses foi ouvido e incensado em Viena, Budapeste, Paris, Amsterdam, São Petersburgo… Em 1801 um Jornal constatava: “Nunca uma obra musical causou tamanha sensação ou teve uma audiência tão grande quanto a Criação de Haydn.”

Então o Haydn dessas últimas missas é um pouco como o Garcia Marquez após Cem anos de solidão, como Beethoven após a Nona ou Picasso após Guernica: um mestre de renome internacional, sem precisar mais provar nada pra ninguém. Imaginem o que representava, para o renome do Príncipe e da Princesa de Esterházy, ter um compositor de tal fama internacional como seu leal servidor… Foi sob o patrocínio dos Esterházy – após o período em que Haydn esteve sem patrão e foi a Londres ganhar dinheiro – que foram compostas essas seis últimas missas, entre 1796 e 1802.

Franz-Joseph Haydn (1732-1809):
CD 5
“Die Sieben letzten Worte unseres Erlöseres am Kreuze”, Hob.XX:2

01 – Intruduzione
02 – I ‘Vater, vergib ihnen’
03 – II ‘Führwahr, ich sag es dir’
04 – III ‘Frau, hier siehe deinen Sohn’
05 – IV ‘Mein Gott, mein Gott’
06 – Introduzione
07 – V ‘Jesus rufet’
08 – VI ‘Es ist vollbracht’
09 – VII ‘Vater, in deine Hande’
10 – Terremoto ‘Er ist nicht mehr’

Inga Nielsen – Soprano
Margareta Hintermeier – Mezzo Soprano
Anthony Rolf Johnson – Tenor
Robert Holl – Bass baritone
Arnold Schöenberg Choir
Concentus musicus Wien
Nikolaus Harnoncourt – Conductor

CD 5 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – FLAC
CD 5 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – MP3 320 kbps

CD 6
Missa “da Criação”, “Schöpungsmesse”, Hob. XXII:13, Si bemol maior

01 – I. Kyrie – Adagio
02 – Allegro moderato
03 – II. Gloria
04 – Quonian
05 – III. Credo
06 – Et incarnatus
07 – Et resurrexit
08 – IV. Sanctus
09 – V. Benedictus
10 – VI. Agnus Dei
11 – Dona nobis pacem

Christiane Oelze – Soprano
Elizabeth von Magnus – Mezzo Soprano
Herbert Lippert – tenor
Gerald Finley – Bass Baritone
Arnold Schöenberg Choir
Concentus musicus Wien
Nikolaus Harnoncourt – Conductor
CD 6 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – FLAC
CD 6 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – MP3 320kbps

Esterhazy palace, não deve ser barato pra manter né ?

FDPBach/Pleyel

15 comments / Add your comment below

    1. Putz, infelizmente o Harnoncourt não gravou essa missa. Vou dar uma olhada para ver que gravação tenho dela. Desconfio que tenho com o Simon Preston, e também com o Bernstein.

  1. Caro Fdpbach,
    Sim, o Preston gravou essa missa, e no meu entendimento é a melhor versão (disparada) dessa obra que temos à disposição. O Imeersel também gravou, o Hickox e um grupo, creio que alemão, que agora não recordo. Mas a do Preston é maravilhosa, eu a tenho, e poderia disponibilizar para nosso clube, só não sei como fazê-lo. Para mim essa é a mais bela missa de Haydn, sem dúvida. Pena que pouco conhecida, como quase tudo dese grande mestre.
    Grande abraço

    1. Agradeço a gentileza Pedro, mas não precisa se preocupar. Achei a versão do Preston, e assim que chegar em casa preparo a postagem. Pensei ter com o Bernstein mas me enganei, ele não chegou a gravar essa Missa.

  2. Grande notícia, Fdpbach!
    A comunidade deste blog ficará engrandecida com a possibilidade de tomar contato com essa grandiosa obra e com o primor dessa gravação. Grande abraço!

  3. Grande, grande!!!
    Só que a promessa de postagem da Missa de Santa Cecília com o Preston e a AAM não se cumpriu… Se é por falta de incentivo, aqui vai ele!!!
    Se quiserem posso preparar um texto de apresentação!!!

  4. Olá, estou em busca de um repertório que, quem sabe, você pode me ajudar! Ou caso algum outro membro dessa sociedade secreta denominada “pqpbach”… Com certeza estão mais à par das obras Brasil colonial do que eu, poderia me chamar no e-mail, por favor?
    Como é difícil achar partes referentes a essas músicas!
    Missa Breve, do Marcos Portugal
    Glória (da missa de santa Cecilia), do Padre José Maurício
    Abertura o herói, de Sigismund Neukomm
    Marcha Triunfal, de Dom Pedro I

    obrigada!!!!
    Aguardo, vai que né!

    1. Olá, Tati,
      Aqui no PQP há uma categoria dedicada especialmente a partituras de autores brasileiros. Tem link para um monte de acervos. é esta aqui: https://pqpbach.ars.blog.br/category/partituras-de-autores-brasileiros/
      Você também pode visitar o blog do professor Paulo Castagna, que tem uma listagem de links muito maior que a nossa: https://paulocastagna.com/pesquisa/acervos-musicais/. E, com obras específicas como as que você procura, talvez seja interessante até entrar em contato com ele. Tem o uma aba no blog do Castagna.

      Um abraço, boa sorte e inunde o nosso mundo com mais música brasileira!

  5. Que beleza a republicação deste box grandioso! Apenas um ajuste, se me permitem: a missa “da criação” foi composta, na verdade, logo depois da estreia do oratório “As estações”, de 1801: seu apelido se deve ao fato de Haydn ter apelado a uma melodia do dueto de amor de “A criação” para introduzir o tema dos “pecados do mundo” no Gloria da missa, irreverência esta que provocou desagrados e levou o compositor a escrever uma nova versão para a passagem (disponível na gravação da obra feita por Hickox). Abraços

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