Béla Bartók (1881-1945) / Luciano Berio (1925-2003): 44 duos para dois Violinos / 34 Duetos para dois Violinos (Crow / Berick) #BRTK140

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Andava eu meio borocoxô, quando esse CD duplo cruzou na minha frente justo hoje. Olha, é um magnífico trabalho, uma joia. Desde a qualidade de som até a interpretação, desde a inspiração folclórica até as composições, desde a origem até nossos ouvidos, o que incluiu pesadas doses de etnomusicologia bartokiana e do indiscutível talento de Berio, que não é só uma Sinfonia. Na boa, fiquei encantado e entusiasmado com este grande CD. Eu tinha essas músicas em vinil, mas os intérpretes não chegavam aos pés desses Crow & Berick aê.

Béla Bartók não pretendia que esta obra fosse apresentada em concertos, era uma obra para jovens estudantes. Os duos foram encomendados por Erich Doflein, violinista e professor alemão, que perguntou a Bartók se ele arranjaria algumas das peças da série Para Crianças. Ele compôs outras obras pedagógicas neste período, como Mikrokosmos. Bartók era professor. Todas as canções e danças incluídas nesta série são baseadas na música folclórica de muitos países da Europa Oriental, mas a liberdade harmônica e rítmica é evidente em toda a peça. Em 1936, Bartók arranjou 6 dessas duos para piano, sob o título Petite Suite.

Os 34 Duetti per due Violini de Luciano Berio foram escritos entre os anos de 1979-83.  São resultado de uma conversa que o compositor teve com o violinista e professor Leonardo Pinzauti, em que este lamentou que “além dos 44 duetos de Bartók, não há outras peças modernas para treinamento”. Berio começou a escrever seus 34 duetos nos quatro anos seguintes, e embora estes tenham sido escritos claramente no próprio estilo e idioma de Berio, devem muito ao conjunto de 44 do húngaro.

Béla Bartók (1881-1945) / Luciano Berio (1925-2003):
44 duos para dois Violinos / 34 Duetos para dois Violinos

Disc: 1
1. teasing song1. andante
2. maypole dance. andante
3. menuetto. moderato
4. midsummer night song. risoluto
5. slovakian song 1. molto moderato
6. hungarian song 1. moderatamente mosso
7. walachian song 1. allegro moderato
8. slovakian song 2. andante
9. play song. allegro non troppo
10. ruthenian song. andante
11. cradle song. lento
12. haymaking song. lento religioso
13. wedding song. adagio
14. pillow dance. allegretto
15. soldier’s song. maestoso
16. burlesque. allegretto – un poco piu tranquillo – tempo 1
17. hungarian march 1. tempo di marcia, allegramente – piu mosso
18. hungarian march 2. tempo di marcia
19. a fairy tale. molto tranquillo
20. a rhythm song. allegretto – meno mosso
21. new year’s song 1. adagio – molto tranquillo
22. mosquito dance. allegro molto
23. bride’s farewell. lento rubato
24. comic song. allegro scherzando – meno mosso
25. hungarian song 2. allegretto, leggiero – meno mosso
26. teasing song 2. scherzando
27. limping dance. allegro non troppo – piu mosso
28. sorrow. lento, poco rubato
29. new year’s song 2. tempo giusto
30. new year’s song 3. allegro -meno mosso – tempo 1
31. new year’s song 4. allegro non troppo
32. dancing song from maramaros. allegro giocoso
33. harvest song. lento – piu mosso, parlando – tempo 1 – tempo 2
34. counting song. allegramente
35. ruthenian kolomejka. allegro – meno mosso – tempo 1
36. 1. the bagpipe . allegro molto 2. variation of no. 36.allegro molto
37. prelude and canon. lento – un poco piu lento – molto tranquillo – risoluto, non troppo vivace – allegro molto
38. rumanian whirling dance. allegro
39. serbian dance. allegro molto
40. walachian dance. comodo – piu lento – tempo 1 – piu mosso
41. scherzo. vivace
42. arabian song. allegro
43. pizzicato. allegretto
44. transylvanian dance (ardeliana). allegro moderato – piu moderato

Disc: 2
1. béla (bartok)
2. shlomit (almog)
3. yossi (pecker)
4. rodion (schedrin)
5. maja (pliseckaja)
6. bruno (maderna)
7. camilla (adami)
8. peppomp (di giugno)
9. marcello (panni)
10. giorgio federico (ghedini)
11. valerio (adami)
12. daniela (rabinovitch)
13. jeanne (panni)
14. pierre (boulez)
15. tatjana (globokar)
16. rivi (pecker)
17. leonardo (pinzauti)
18. piero (farulli)
19. annie ( neuberger)
20. fiamma (nicolodi)
21. vinko (globokar)
22. franco (gulli)
23. aldo ( bennici)
24. carlo (chiarappa)
25. henri (pousseur)
26. alfredo (fiorenzani)
27. igor (stravinsky)
28. alfred (schlee)
29. massimo (mila)
30. mauricio (kagel)
31. maurice (fleuret)
32. lorin (maazel)
33. lele (d’amico)
34. edoardo (sanguineti)

Jonathan Crow e Yehonatan Berick, violinos

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Bartók era um um homem extraordinariamente elegante, mas aqui no PQP a gente sempre consegue avacalhar.
Bartók era um um homem extraordinariamente elegante, mas aqui no PQP a gente sempre consegue avacalhar.

PQP

23 comments / Add your comment below

  1. Milton, não sei com quais palavras te agradecer _ ou te maldizer. Foi uma das grandes felicidades encontrar esse blog (e só agora, que trouxa eu sou). Há anos procurava a Peasant Cantata de Bach, que só tenho em vinil (Four Secular Cantatas, Elly Ameling, Gerald English e Siegmund Nimsgern). Amo essa peça,a ponto de sabê-la de cór. Baixei-a hoje.

    Amaldiço-o pois não consigo fazer mais nada.

  2. Cacete PQP… Foi um mal presságio… O Inter arrombou ele mesmo! E eu tava torcendo daqui… Não acreditei ainda na eliminação precoce… ¬¬

  3. Essa doeu! Boca maldita a sua, PQP! E eu aqui torcendo pelo meu segundo time brasileiro — o primeiro é o OCTACAMPEÃO Palmeiras — com todas as minhas forças…

    Espero que meu outro Inter de coração, o de Milão, não me desanime também.

  4. Não torço para o Inter mas tenho simpatia por causa de um gaúcho que toca comigo na orquestra sinfônica de RP e é internático, torci com ele mas infelizmente não deu. Mas esse Cd foi uma tremenda “bola dentro” mas uma vez parabéns…

  5. O Bartók não tem nada a ver com a derrota do Inter. Dizem até que ele nem se interessava por futebol. Aliás, quem fazia uma música assim precisaria se interessar por alguma outra coisa?

    Manda mais um presságio dele, PQP, que este foi ótimo. Estou falando da música, é claro…

  6. PQP, eu vou sair um pouco do assunto aqui e fazer um pedido como sempre faço quando estou louco para ouvir algo que não encontro na net. Essa semana eu perdi a versão das Sonatas para Cello de Brahms(perdi vários arquivos, mas essas sonatas eu ouvia praticamente todos os dias e estão fazendo muita falta)que baixei aqui no blog. É a versão do Barenboim e da Du Pré. Eu poderia baixar ela novamente. Confesso que nem verifiquei se ainda está disponível aqui no blog. Mas agora eu quero ouvir a versão do Ashkenazy e Harrell, porque acho que foi o FDP que disse que era a melhor versão na opinião dele. Eu já procurei na net e não acho. Se você ou outro membro do blog puder postar ou me mostrar onde posso baixar (sinceramente eu preferia que fosse aqui)ficaria muito agradecido! Um grande abraço!

  7. Faz um tempinho (tipo um mês?)que não vejo obras para Cello por aqui… Como meu segundo é Cello, sinto – me na obrigação de cobrar… ^^

  8. Raphael, foi o PQP quem disse ter predileção pela gravação do Ashkenazy e do Lynn Harrel. Eu particularmente não possuo essa gravação, mas postei ha uns dois anos atrás a versão que consta na série de Música de Câmera de Brahms, com o Janos Starker e o Gyorg Sybok. O link do rapidshare ainda está ativo.

  9. Ah, ta legal então FDP! Muito obrigado! Eu vou procurar para baixar! Mas eu ainda vou ficar na expectativa que o PQP poste a versão preferida dele… Quero muito ouvir outras versões diferentes da que eu estava acostumado. Abraço!

  10. Isso aqui parece o Clube do Bolinha… odeio futebol quase tanto quanto amo Bach e Bartók. Mas gostei do papo literário no post do Mahler – que bom se continuasse. Já aprendi: tem que baixar os posts na hora, senão depois vão para o cyberspace e para revalidá-los é um parto.

  11. Postei quatro comentário sobre futebol, nenhum sobre o post. Que falta de consideração!!!!!
    Foi malz, PQP, foi malz galera.

    Adorei o disco. É o trabalho de Bartók que eu mais gostei até agora. Gostei mesmo, apesar de ter achado muito estranha a duração (curtíssima) de cada faixa. Mas são todas (pelo menos todas as que eu ouvi até agora) belíssimas composições.
    Mas devo confessar: até agora não entendi direito a organização da obra. Não sei quais são os duetos que têm mais de uma faixa, quais as faixas que fazem parte de quais duetos.
    Mas independente disso, belíssimo post.

    E parabéns pelo 3º lugar, Colorado!

  12. Duda Viola,

    Estes duos do Bartok são curtinhos porque eles são didáticos… O Bartok compôs uma série de 44 duos, progressivamente mais difíceis, para os professores tocarem em conjunto com seus alunos… quase que uma primeira prática de conjunto. Apesar da curta duração e da relativa facilidade técnica, são peças que têm uma beleza ímpar… Eu sou particularmente apreciador delas porque meu primeiro professor de violino as usou comigo nas nossas aulas.

    Abs,

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