Boismortier
6 Sonatas para cravo e flauta, Op. 91
Wilbert Hazelzet, flauta
Gerard de Wit, cravo
Os pequenos mestres podem nos proporcionar grandes prazeres! Eu pesquei esta frase na minha pesquisa para escrever estas mal traçadas sobre Joseph Bodin e agora não consigo lembrar onde, para dar algum crédito, pois a frase é danada de boa.
Dia destes postei um disco com música de Wilhelm Friedemann Bach interpretada pelo Hazelzet e trago esta outra face da moeda. Temos agora um repertório francês que mostra a versatilidade do flautista.
Boismortier foi um compositor francês que fez muito sucesso, inclusive econômico, pois foi um dos primeiros músicos a não depender de patrões diretos e editava sua própria música. Seu estilo incorporava os gostos francês e italiano, como a música deste lindo disco exemplifica, bem ao estilo de ‘les goûts réunis’. Ele não se acanhava ao aplicar o princípio de ‘flatter l’oreill’.
Na verdade, a capa deste disco diz muito sobre o mesmo. É uma prova que a escolha da capa adequada é uma arte a parte.
Observe que o título da música coloca o cravo antes da flauta e estas peças são da linhagem da música para cravo que posteriormente incorporou um instrumento melódico ou mesmo um grupo de instrumentos. Prática que remonta a François Couperin e outros mestres franceses.
O livreto que acompanha os arquivos musicais nos conta que em Paris, Boismortier manteve contato com músicos que atuavam nos Concerts Spirituels, como Louis Albert, Jean-Joseph Cassanéa de Mondoville, Jean-Baptiste Senaillé, Jean-Marie Leclair e Michel Blavet. Este último era assim o James Galway, o Jean-Pierre Rampal da época.
Joseph Bodin de Boismortier (1689 – 1755)
6 Sonatas para cravo e flauta Op. 91
Sonata em sol maior Op. 91 No. 3
1. Rondement
2. Gayement
3. Air: Gracieusement
4. Gayement
Sonata em sol menor Op. 91 No. 2
5. Gayement
6. Gracieusement
7. Gayement
Sonata em ré maior Op. 91 No. 1
8. Sicilienne
9. Gayement
10. Gracieusement
11. Gayement
Sonata em lá maior Op. 91 No. 5
12. Legerement
13. Gracieusement
14. Gayement
Sonata em mi menor Op. 91 No. 4
15. Gayement
16. Gracieusement
17. Gayement
Sonata em dó menor Op. 91 No. 6
18. Gayement
19. Gracieusement
20. Menuets I et II
Wilbert Hazelzet, flauta
Gerard de Wit, cravo
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 413 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 235 MB
Para os mais jovens amantes da música, o falutista Michel Blavet era o Emmanuel Pahud daqueles dias. Para artistas deste calibre e para audiências de gosto refinado que Joseph Bodin escreveu estas charmosíssimas peças.
Aproveite!
René Denon
Adorando essas postagens com flautas e cravos, Denon!
Merci de ta gentilesse musicale et charmante!
Jean-Philippe!
É um prazer saber que você está gostando das postagens!
Espero que tudo vá bem com você!
Abraços do
René
Prezado Denon,
Agradeço por mais essa bela postagem. Se me permite uma correção, que deve ter sido por erro de digitação, o flautista referido no texto é Blavet, e não Bavet. Saudações
JKEpprecht
Olá, João!
Obrigado pela mensagem!
É um prazer saber que você gostou da postagem e agradeço especialmente por apontar o erro no nome do ilustre flautista. Corrigirei no texto, mas deixo aqui meu agradecimento pela sua observação.
Abração!
R:D
Boa tarde, René Denon.
Sua postagens são sempre encantadoras, muito obrigado por compartilhar.
Quanto às capas dos álbuns, sou da geração em que curtíamos muito essas coisas, horas e horas nas lojas de discos nos encantando, primeiro, pelas capas, contracapas, encartes… Era outro mundo, mas o apreço por essa forma de arte não me abandonou.
Um abraço, amigo.