Uma ilustre quase desconhecida, exceto aos mais atentos ludovicômanos, a sonata Op. 22 é muito bonita e elegantemente acabada, sem as explosões de temperamento a que Beethoven nos acostumara em tantas sonatas anteriores. Os temas são muito bem desenvolvidos e lindamente ornamentados, e não somente no movimento lento, que, noutra praxe do mestre, é o coração da obra.
A intérprete, Angela Hewitt, confessou que às vezes olha de soslaio para o público sempre que inicia a Op. 22, e invariavelmente encontra olhares em branco. Lamentável, pois trata-se duma peça que merece ser mais conhecida, nem que fosse pelo fato do próprio Beethoven, notoriamente reticente acerca de seu taco, não só a ter intitulado “Grande” (como fizera com a Op. 7) como também tê-la apresentado ao seu editor com um mui assertivo “essa sonata é uma obra extraordinária”.
Apreciando-a no seu contexto, da transição entre as sonatas do início da carreira e aquele grupo robusto das sonatas dos Opp. 26-28, eu tendo a concordar com o mestre. Quanto aos que a tentam vincular às supracitadas, eu tenho minhas ressalvas, uma vez que me a Op. 22 me soa muito mais afim às três sonatas dedicadas a Haydn do que a qualquer outra de suas comparativamente radicais irmãs mais velhas.
Completam a gravação uma vigorosa leitura sonata Op. 31 no. 3 e uma de minhas favoritas entre todas as gravações da extraordinária Op. 101, em que Hewitt usa toda sua experiência com Bach para iluminar o rico contraponto do movimento final – e ambas, claro, serão abordadas em postagens posteriores nesta série.
Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)
Grande Sonata para piano em Si bemol maior, Op. 22
Composta em 1800
Publicada em 1802
Dedicada ao conde Johann Georg von Browne
1 – Allegro con brio
2 – Adagio con molta espressione
3 – Menuetto
4 – Rondo: Allegretto
Das Três sonatas para piano, Op. 31:
No. 3 em Mi bemol maior
Composta em 1802
Publicada em 1804
5 – Allegro
6 – Scherzo. Allegretto vivace
7 – Menuetto. Moderato e grazioso
8 – Presto con fuoco
Sonata para piano em Lá maior, Op. 101
Composta em 1816
Publicada em 1817
Dedicada à baronesa Dorothea Ertmann
9 – Etwas lebhaft, und mit der innigsten Empfindung
10 – Lebhaft, marschmäßig
11 – Langsam und sehnsuchtsvoll
12 – Geschwind, doch nicht zu sehr, und mit Entschlossenheit
Angela Hewitt, piano
Vassily
Caro Vassily,
Seguidor de Angela Hewitt depois de ouvir seu Cravo Bem Temperado, baixei também outras coisas do repertório dela, graças a vocês do PQP. Infelizmente, um pequeno acidente me fez perder os arquivos deste CD especificamente.
Mas o link expirou. Se e quando for possível reativá-lo, estarei aguardando com interesse.
Obrigado desde já, segue o abraço agradecido.
Caro Bruno,
O que um fã de Hewitt e Beethoven nos poderia pedir que eu, outro tiete de ambos, não atenderia imediatamente?
Certamente não o seu pedido, que já foi atendido – aproveite e revisite, como acabo de fazer, a interpretação da Op. 101, que cresceu em minha já grande estima.
Agradeço pelo abraço e o retribuo!
Aproveitando aqui pra avisar que reativei o link de download do post com ela tocando Debussy. Basta colocar na busca ali à direita: Hewitt Debussy
Aquele álbum (Suite Bergamasque, Arabesques, La plus que lente…) foi um choque pra mim, que sempre via Hewitt ligada – e restrita – a só dois ou três compositores… Ansioso agora pra ouvir essas sonatas!
Caramba, ótima pedida para esta noite de sexta-feira, muito obrigado, Pleyel!