PUBLICADO POR FDP BACH EM 21/7/2013, RESTAURADO POR VASSILY EM 22/1/2020, DENTRO DAS CELEBRAÇÕES DOS 250 ANOS DE LUDWIG VAN BEETHOVEN – o #BTHVN250
NOTA DE VASSILY: o colega FDP Bach publicou os três últimos discos da integral das sonatas para piano de Beethoven com Gulda numa só postagem. Tomei a liberdade de dividi-la em três partes, uma para cada disco – e, quando vocês ouvirem a “Appassionata” de Gulda, talvez me deem razão, querendo algum sossego para os ouvidos inquietos. Ainda assim, guardem um pouquinho de tímpanos para a Op. 78 – uma das melhores de toda a série, e das preferidas do próprio Beethoven – e para uma Op. 81a com uma constrição e expressividade que refutam alguns dos estereótipos que atribuíam à consumada arte do doidão vienense.
POSTAGEM ORIGINAL DE FDP BACH ACERCA DOS TRÊS ÚLTIMOS DISCOS:
Muito bem, vamos acabar com esta coleção. Nem preciso dizer que são imperdíveis, e Gulda se consolida definitivamente como um grande intérprete de Beethoven.
O sétimo cd começa apenas com a “Apassionata“, um marco da linguagem pianística, e também uma prova de fogo para qualquer pianista. Começa a 150 km/h e termina a 300 km/h, com uma das mais sensacionais páginas do piano. Simplesmente fantástico o que Ludwig conseguiu fazer aqui. Eis o que meu biógrafo favorito de Beethoven, Maynard Solomon, escreveu esta sonata e sobre a Waldstein:
“Com as Sonatas Waldstein e Appassionata op. 53 e 57, compostas principalmente em 1804-1805, Beethoven transpôs irrevogavelmente as fronteiras do estilo pianístico clássico, criando sonoridades e tessituras que nunca haviam sido antes obtidas. Ele deixou de limitar as dificuldades técnicas de suas sonatas para permitir a execução por amadores competentes mas, pelo contrário, dilatou as potencialidades do instrumento e da técnica até os seus limites exteriores. As dinâmicas foram grandemente ampliadas; as cores são fantásticas e luxuriantes, aproximando-se de sonoridades quase orquestrais. Por esta razão, Lens chamou Waldstein “uma sinfonia heróica para piano“. A Apassionata – a qual a par de op. 78 foi a sonata favorita de Beethoven até o seu op. 106 – suscitou comparações com o Inferno de Dante, com o Rei Lear e Macbeth, e com as tragédias de Corneille, Cada uma das sonatas é em três movimentos, mas em ambos os casos _especialmente no op. 53 – os movimentos lentos estão organicamente ligados aos finales, de modo a dar a impressão de obras em dois movimentos ampliados. Enquanto a Waldstein fecha sobre a típica nota beethoveniana de jubilosa transcendência, a Apassionata mantém do começo ao fim uma incomum atmosfera trágica. (…)” Este mesmo sétimo cd ainda traz outra pintura, a Sonata Les Adieux .
Alguém talvez possa estranhar a leitura de Gulda, que explora outras possibilidades em sua interpretação, principalmente aqueles que, como eu, são absolutamente viciados na Apassionata e que conhecem diversas outras versões, como os clássicos Kempff, Brendel e Gilels, falando dos antigos, ou mais recentemente, Paul Lewis. Mas basta prestarem atenção que os senhores entenderão a proposta deste grande pianista, Friedrich Gulda.
A partir do oitavo cd o bicho pega, e aí definitivamente é coisa de gente grande. Hammerklavier”, op. 106, nas palavras de Solomon citadas acima a favorita do próprio Beethoven, e as últimas três, de op. 109, op. 110 e op. 111.
Sem temer ser redundante, tratam-se de três cds absolutamente “IM-PER-DÍ-VEIS” !!!
CD 7
1 Sonata No.23 in F minor Op.57 ”Appassionata” (1804-05) – 1. Allegro assai
2 Sonata No.23 in F minor Op.57 ”Appassionata” (1804-05) – 2. Andante con moto
3 Sonata No.23 in F minor Op.57 ”Appassionata” (1804-05) – 3. Allegro ma non troppo – Presto
4 Sonata No.24 in F-sharp major Op.78 ”A Thérèse” (1809) – 1. Adagio cantabile – Allegro ma non troppo
5 Sonata No.24 in F-sharp major Op.78 ”A Thérèse” (1809) – 2. Allegro vivace
6 Sonata No.25 in G major Op.79 (1809) – 1. Presto alla tedesca
7 Sonata No.25 in G major Op.79 (1809) – 2. Andante
8 Sonata No.25 in G major Op.79 (1809) – 3. Vivace
9 Sonata No.26 in E-flat major Op.81a ”Les Adieux” (1809-10) – 1. Adagio – Allegro
10 Sonata No.26 in E-flat major Op.81a ”Les Adieux” (1809-10) – 2. Andante Espressivo
11 Sonata No.26 in E-flat major Op.81a ”Les Adieux” (1809-10) – 3. Vivacissimamente – Poco andante
12 Sonata No.27 in E minor Op.90 (1814) – 1. ”mit Lebhaftigkeit und majorchaus mit Empfindung und Ausdruck”
13 Sonata No.27 in E minor Op.90 (1814) – 2. ”nicht zu geschwind und sehr singbar vorzutragen”
Friedrich Gulda – Piano
CD 7 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FDPBach
Sem temer ser papagaio… IM-PER-DÍ-VEL!!!
Valeu. Com meu ínfimo conhecimento musical vou aprendendo a cultivar o bom gosto pela música chamada clássica. Fui criado na música popular (fui radialista) numa época em que se tocava música clássica na sexta feira santa. Hoje já nem mais isso. É uma pena. Abraços com minha gratidão por tudo de bom que tenho copiado. Vida longa aos autores e ao site.
Imploro, podem revalidar as Sonadas de Beethoven, peça obrigatória para qualquer pianista, com Friedrich Gulda, é completa né? Ah! que maravilha, que o Desconhecido o ilumine e tenha piedade deste pobre sionhador. Abs
Sei o trabalho diante de obra desse porte mas vale presentear a vários amantes amadores de sonhos estas maravilhas que nos levam ao mais profundo êxtase. O Descohecido agradecerá com o segredo de perpetuá-los nos celeste azul da bondade. Abs
Sei o trabalho diante de uma obra desse porte mas vale presentear a vários amantes amadores de sonhos estas maravilhas que nos levam ao mais profundo êxtase. O Descohecido agradecerá com o segredo de perpetuá-los nos celeste azul da bondade. Abs
É necessário criar o bolsa PQP, para que os estudiosos baixem graciosamente suas músicas prediletas. As Sonatas para piano de Beethoven com Gulda seria o caso, baixaria sem prejuízo para o blogue, assim mesmo.
Alguém pode me indicar um link onde eu possa baixá-las? Agradecerei soprando no ouvido de Deus o nome da pessoa que me socorreu.
Ubirajara, essa coleção está guardada em um HD externo que guardado em um local um tanto quanto inacessível, portanto não tenho como repostar essa coleção inteira para você no momento. Mas encontrei essa caixa na DECCA: http://www.deccaclassics.com/en/cat/4756835. O blog bayreuth´s classical ainda a tem disponível: http://bayreuthclassical.blogspot.com.br/2013/08/gulda-decca-beethoven-recordings-1950_8.html
Bravo!
Gostaria imenso que estas postagens – Gulda – Beethoven – Integral das Sonatas para piano – fossem recolocadas, como tem sido feito com as mais recentes.
Abraços!
Mário
Pedido registrado.
Favor aguardar resposta do SAC! 😉
Para mim aparece a mensagem “Talvez este item não exista ou não esteja mais disponível”… Neste e nos outros arquivos todos dessa série com o Gulda… Um abraço.
Olá,
Refarei as postagens em breve, corrigindo os links que, pelo jeito, se tornaram todos inválidos.
Aviso quando tiverem voltado
Agradeço.