Se você duvida que este disco seja a maior das extravagâncias, ouça direto os dois primeiros movimentos da Suíte Alster. Ou ela inteira, claro.
Hamburgo, 1734. O mais doido dos construtores de cravo, Hieronymus Albrecht Hass, criou um instrumento cuja sonoridade foi inspirada pela variedade e amplitude do órgão. Aqui, numa cópia deste cravo único, Andreas Staier interpreta obras dos melhores compositores que foram atraídos para a cidade por Hass. O resultado é uma profusão de cores. O cravista Staier é um mestre. E um cara corajoso, senão certamente evitaria tamanha anarquia.
Ouça e se SURPREENDA.
Georg Friedrich Haendel (1685-1759)
1. Chaconne
Georg Phillipp Telemann (1681-1767)
Ouverture burlesque (aus “Der Getreue Music-Meister)
2. Ouverture à la Polonoise
3. Loure
4. Gavotte en Rondeau
5. Bourrée
6. Menuet
7. Giga
Dietrich Buxtehude (1637-1707)
8. Praeludium & Fuga
Johann Mattheson (1681-1764)
Aus “Grosse General-Bass-Schule”
9. Der Ober-Classe Dreizehntes Prob-Stück
10. Der Ober-Classe Siebendes Prob-Stück
Georg Böhm (1661-1733)
11. Praeludium, Fuga & Postludium
Georg Phillipp Telemann (1681-1767)
Aus “Hamburger Ebb und Fluth” – transcription Andreas Staier
12. Loure. Der verliebte Neptunus
13. Bourrée. Die erwachende Thetis
14. Gavotte. Die spielenden Najaden
15. Harlequinade. Der schertzende Tritonus
16. Gigue. Ebbe und Fluth
Matthias Weckmann (c.1619-1674)
17. Toccata IV
Heinrich Scheidemann (1595-1663)
18. Pavana Lachrymae
Georg Phillipp Telemann (1681-1767)
Aus der “Alster-Ouvertüre” – transcription Andreas Staier
19. Die Hamburgischen Glockenspiele
20. Die concertierende Frösche und Krähen
21. Der Schwanen Gesang
22. Der Alster Schäffer Dorf Music
Brice Pauset (b. 1965)
23. Entrée
Andreas Staier
Christine Schornsheim
PQP
Interessante.
Staier é fodão, CDzaço. Tudo com Bux e Telemann merece uma boa audição, a anarquia do repertório me soa ainda mais apeitosa.
Agradeço
Já ouviste os Prelúdios e Fugas Op. 87 de Shosta com o aluno de Staier, o Melnikov?
É excelente, só não me é mais palatável que o da Jenny Lin e o da Nikolayeva de 62. Abraço
Hahaha, parece aquele timbre de quando a gente põe um som de cravo em um teclado da Yamaha e segura o pedal. Não que isso seja ruim, só achei bem engraçado.
Apesar de música barroca não ser muito a minha, eu gosto ouvir um bom intérprete como o Staier (e quem não gosta, né). E eu nunca ouvi falar do Pauset antes, mas adorei essa peça dele.
Enfim, ótimo CD, obrigado à equipe do blog!
CRAVOU….
Abraço.Dirceu.
Duca!!
Sobretudo Telemann, nunca tinha ouvido falar de Pauset, muito bom, alguém sabe onde encontrar mais obras dele?
Beleza! e parabéns pelo narod.ru.
O link não está funcionando para baixar… dá a msg de que o link é ilegal e nao deixa baixar gratuitamente…. 🙁
Nossa, quanta coisa interessante nesse blog.
Não consigo acompanhar tantas novidades!!!
Um muito obrigado a todos.