PUBLICADA ORIGINALMENTE EM 5/8/2015
O conteúdo dos comentários à postagem inicial desta série sobre Antonio Guedes Barbosa – aclamação unânime de seu talento, especialmente por aqueles que tiveram o privilégio de ouvi-lo ao vivo, e indignação uníssona com o que consideram um oblívio incompreensível – só atestam sua condição de mestre esquecido.
A admiração pela arte de Barbosa não se restringe aos melômanos mundo afora. Muitos pianistas renomados declararam abertamente sua tietagem, e de tal maneira que não seria exagero considerá-lo, assim como pioneiramente intitularam Leopold Godowsky, um “pianista dos pianistas”.
Na Idade da Pedra Lascada da internet, eu já era fã de Barbosa e divulgava com entusiasmo seu legado em diversos fóruns, a maioria deles dedicada a Chopin. Muitos melômanos antes irredutíveis em suas preferências – fossem elas artistas do calibre de Rubinstein, Cortot e Argerich – acabavam reconhecendo a grandeza das interpretações do brasileiro, especialmente a combinação de precisão e originalidade.
Anos depois, já na Idade do Bronze, recebo uma mensagem de e-mail:
“Prezado senhor:
Encontrei sua referência a Antonio Barbosa, um de meus pianistas favoritos, num fórum de internet dedicado a Chopin. Falava com Andre Watts outro dia e ele me perguntou o que afinal acontecera com Barbosa. Nós dois estivemos num recital de Barbosa totalmente dedicado a Chopin em New York muitos anos atrás. Eu lhe falei que pensava que Barbosa morrera jovem de um ataque do coração. Se o senhor tiver qualquer informação sobre sua morte, eu apreciaria muito se a repassasse.
Muito obrigado.
Sinceramente,
M. Perahia”
Óbvio que implodi.
ooOoo
Fryderyk Francyszek CHOPIN (1810-1849)
Sonata para piano no. 2 em Si bemol menor, Op. 35
01 – Grave. Doppio movimento
02 – Scherzo
03 – Marche funèbre. Lento
04 – Finale. Presto
Sonata para piano no. 3 em Si menor, Op. 58
05 – Allegro maestoso
06 – Scherzo. Molto vivace
07 – Largo
08 – Finale. Presto non tanto
Antonio Guedes Barbosa, piano
Vassily Genrikhovich
Links reativados em 15/1/2021
Joia! gratíssimo e parabéns por este inestimável resgate!
Disponha!!! Já baixou a nova cópia, depurada pelo Avicenna? Recomendo!!!
Cumé que é? O Murray Perahia mandou-lhe uma mensagem perguntando pelo Antonio Guedes Barbosa? E o que você fez? Teve uma síncope, batimento acelerado do coração? Respondeu e já aproveitou pra pedir o email do Andre Watts pra trocar umas figurinhas com ele?
(A) Síncope
(B) Batimento acelerado do coração
(C) Pedir o email do Andre Watts para trocar figurinhas com ele
(D) Perda do controle esfincteriano
(X) Todas as anteriores
achei esse vídeo no youtube
https://www.youtube.com/watch?v=XpwwIgVi_7U
É o excerto de um recital do AGB na TV Cultura, láááá no comecinho dos anos 90. Lembro d’A Prole do Bebê, de mazurkas de Chopin e da Sonata Waldstein, de Beethoven. O sujeito era um monstro. Obrigado pelo link!
Uma jóia pianística 🙂
All of these Antonio Guedes Barbosa recordings in your blog are no longer downloadable. The server addresses at “pqpshare.com” get interrupted by loops of adware and blockers, and never start loading.
Could you please move these treasures to Mega or some other server? Thank you for your beautiful work!
Mazurkas are coming soon. Later when possible, Chopin’s Waltzes, Sonatas and Debussy’s Preludes Book II.
Desculpa mas não esta sendo possivel fazer Download no link acima…
Link does not work!
It should be working now. Thanks for your visit!
Thanks for posting this (and the Scherzi) – do you have them at a higher bit rate, too? These are small low-fidelity files.
These were the first files I found to restore the broken links. I will try to find out a better source and then let you know. Thank you for your visit!
Dear Brad, I have just uploaded both records at a higher bit rate.
Brazilian pianist, Eliane Rodrigues, LITERALLY taking the performance below the stage!
https://www.youtube.com/watch?v=VBbRTRBY4D4
Saludos desde España y gracias por la musica