IM-PER-DÍ-VEL !!!
Neste início de 2017, tive o imenso privilégio de ver Martha Argerich tocar o 3º Concerto de Prokofiev com a Filarmônica de St. Petersburgo — ex Filarmônica de Leningrado — regida por Yuri Temirkanov, no Southbank Center, em Londres. Ainda não me recuperei, foi um dos maiores momentos de minha vida. Tentei inutilmente segurar as lágrimas quando o concerto iniciou e vi Martita ainda é uma tremenda pianista, talvez até melhor do que era quando jovem. Ver aquilo foi demais para um latino-americano sem muito dinheiro como eu. E olha, não é exagero. Este é um dos dez discos que eu levaria para a ilha deserta. Com Argerich e Abbado jovens, acompanhados de uma tremenda orquestra, os dois com o maior tesão — aliás, Argerich tinha, na época, fama de devoradora de homens –, tocando de uma forma estupidamente perfeita música de primeiríssima linha. É ouvir e se apaixonar na hora. Uma vez, quando falei com Martha numa imensa fila de autógrafos, ela disse que não costumava ouvir suas próprias gravações, mas abria exceções para duas e confirmou que esta era uma delas. A outra ela não disse qual era, ficou querendo que eu adivinhasse. Tentei algumas, errei, e ela disse que a revelação ficaria para o próximo encontro…
Prokofiev (1891-1953): Piano Concerto No. 3 /
Ravel (1875-1937): Piano Concerto in G & Gaspard de la Nuit
Konzert Für Klavier Und Orchester Nr. 3 C-dur Op. 26
Composed By – Serge Prokofiev*
(27:04)
1 1. Andante – Allegro 9:01
2 2. Thema. Andantino – Variation I. L’istesso Tempo – Var. II. Allegro – Var. III. Allegro Moderato – Var. IV. Andantino Meditativo – Var. V Allegro Giusto – Thema. L’istesso Tempo 9:03
3 3. Allegro Ma Non Troppo 9:00
Konzert Für Klavier Und Orchester G-Dur
Composed By – Maurice Ravel
(21:05)
4 1. Allegramente 8:10
5 2. Adagio Assai 9:03
6 3. Presto 3:52
Gaspard de la Nuit
Composed By – Maurice Ravel
(22:21)
7 1. Ondine. Lent 6:19
8 2. Le Gibet. Très Lent 6:41
9 3. Scarbo. Modéré 9:21
Martha Argerich
Berlin Philharmonic Orchestra
Claudio Abbado
PQP
Cada vez menos tenho dúvidas de que quando o post vem com o “IM-PER-DÍ-VEL !!!” é imperdível mesmo… malditos exercícios de ceticismo!!! E a argentina, com o devido respeito, põe tudo isso mesmo ao tocar!
o homem falou com martha argerich. esse blog é foda mesmo.
E notaram a sugestão?: ela, a “devoradora de homens”, só iria responder qual era a outra gravação em “nosso próximo encontro”. Um dia pagarei por ler as memórias de alcova de pqpBach_ aliás, a cada revelação dessas mais eu exclamo p*q*p* Bach.
P.S.: e que bela foto!
Foi num concerto aqui em Porto Alegre. Levei uns discos de vinil para serem autografados e ela os assinou e comentou calmamente um a um. É uma pessoa agradabilíssima e, aos 70 anos, ainda é sedutora. Devia ser o que diziam mesmo!
(Hoje, ela tem 72. Abbado, 80).
E que tal esta capa com o Nelson Freire?
http://www.amazon.com/gp/customer-media/product-gallery/B00000E2OO
Nelson: “Comigo você não aguenta, Marthinha…”
🙂
Você sabe vender um download.
Marta era uma delícia. E eu acho que ela te fez uma proposta da qual não deveria ter declinado. “Um próximo encontro”? Não entendeu ou fingiu de difícil?
Na verdade, eu sou muito fácil… Nossa, já pensou no marketing que eu faria? hahahha
Já pensou no que a sua mulher ia achar? rsrsrs
Falando sério, eu também gostaria de ter tido essa experiência, são memórias para toda a vida.
Belíssima foto e gravação absolutamente imperdível. Essa dupla realmente é incendiária.
Ô mulher linda!!!
Bela foto, é verdade, mas também… Jovens Divino Tesouro..!!
Pessoal, têm a certeza que as faixas do concerto de Ravel correspondem ao Concerto em G major? É que a audição no site da Amazon não joga com as que aqui postaram. Se estiver enganado, me desculpa seu “PQP” Bach…..