Que sorte a nossa, né? Vivaldi escreveu 477 concertos e parece que a grande maioria é de coisas legais. Este disco da sensacional Hyperion é uma perfeição. Belas interpretações de alguns concertos conhecidos — e de alguns desconhecidos — com instrumentos originais, senso de estilo impecável e…, enfim, tudo está lindo. É impossível não ficar um pouco mais feliz após a audição. Um bom início de fim-de-semana para todos os pequepianos!
Antonio Vivaldi (1678-1741): Concertos para Flauta
1. Recorder (Flute) Concerto, for recorder or flute, strings & continuo in C minor, RV 441: Allegro non molto
2. Recorder (Flute) Concerto, for recorder or flute, strings & continuo in C minor, RV 441: Largo
3. Recorder (Flute) Concerto, for recorder or flute, strings & continuo in C minor, RV 441: (Allegro)
4. Piccolo (Flautino) Concerto, for piccolo (or recorder/flute), strings & continuo in C major, RV 444: Allegro non molto
5. Piccolo (Flautino) Concerto, for piccolo (or recorder/flute), strings & continuo in C major, RV 444: Largo
6. Piccolo (Flautino) Concerto, for piccolo (or recorder/flute), strings & continuo in C major, RV 444: Allegro molto
7. Chamber Concerto, for recorder, 2 violins & continuo in A minor, RV 108: Allegro
8. Chamber Concerto, for recorder, 2 violins & continuo in A minor, RV 108: Largo
9. Chamber Concerto, for recorder, 2 violins & continuo in A minor, RV 108: Allegro
10. Piccolo (Flautino) Concerto, for piccolo (or recorder/flute), strings & continuo in A minor, RV 445: Allegro
11. Piccolo (Flautino) Concerto, for piccolo (or recorder/flute), strings & continuo in A minor, RV 445: Larghetto
12. Piccolo (Flautino) Concerto, for piccolo (or recorder/flute), strings & continuo in A minor, RV 445: (Allegro)
13. Recorder Concerto, for recorder, strings & continuo in F major, RV 442: Allegro non molto
14. Recorder Concerto, for recorder, strings & continuo in F major, RV 442: Largo e cantabile
15. Recorder Concerto, for recorder, strings & continuo in F major, RV 442: Allegro
16. Piccolo (Flautino) Concerto, for piccolo (or recorder/flute), strings & continuo in C major, RV 443: (Allegro)
17. Piccolo (Flautino) Concerto, for piccolo (or recorder/flute), strings & continuo in C major, RV 443: Largo
18. Piccolo (Flautino) Concerto, for piccolo (or recorder/flute), strings & continuo in C major, RV 443: Allegro molto
Peter Holtslag, flauta
The Parley of Instruments
Peter Holman
PQP
“Pra caraglio” não – o correto é “awesome”: http://www.youtube.com/watch?v=DwBKIqwUDEI
hahahahahahaha
Sim, ele é. Viva Padre Lúcio.
Ainda tem idiota que acredita no que Stravinsky falou – que Vivaldi teria escrito centenas de vezes o mesmo concerto – velho pateta.
Ôu, ôu, palhaço, não chame o Stravinsky de pateta!
rsrsrs Brincadeira. Não sabia que ele tinha dito isso. Bom, cada compositor tem seu estilo. Pra um leigo, acho que a música de Stravinsky também talvez parecesse a mesma coisa (ia ter que ser bem ruim de ouvido, lógico). 😉
Stravinsky era um baita engraçadinho. Provavelmente falou isso só de sacanagem, sem querer dizer que Vivaldi fosse um compositor insignificante.
Ele também descreveu o velho Rach como “1 metro e 90 de melancolia russa” e Ravel como “o relojoeiro suíço da orquestração”. Ambas são até meio pejorativas, mas especialmente no caso de Ravel, traem uma certa inveja. E uma baita fanfarronice.
Sempre sacaneio com o que Stravinsky disse, mas sei que quando ele falou aquilo ainda não se conhecia de Vivaldi o que veio à tona na segunda metade século XX e toda a especialização de música antiga que nos dá as maravilhas que temos hoje. Contudo muita gente teima em repetir aquilo sem cuidar de ouvir Vivaldi como merece ser ouvido – com o espírito aberto para uma exuberante e constante beleza. É impossível que se ouça o L’estro Armonico, os concertos do opus 10 pra flauta, por exemplo, e se diga que é tudo a mesma coisa. Quando o velho gafanhoto – Stravinsky ouviu Vivaldi, decerto foi muito pouco e, naturalmente, sua concepção artística era tal que obscurecia qualquer outra estética, especialmente se tratando de um obscuro padre veneziano.
E viva a Vivaldiiii!!! \o/
Como sempre, muito bom o trabalho postado…
Obrigado
Obrigado. Por muito tempo eu estava procurando essa gravação. Peter Holtslag é excelente. Além disso, toda a música do século 18 é uma grande atração para mim. Obrigado mais uma vez.
PQP. Parabéns! Excelente o trabalho de vocês. Sempre estou aqui mas nunca comento. Hoje resolvi participar um pouco. Tem um programa, PODCAST, que tem me agradado muito. Chama-se CONTRASTES, com o maestro Emmanuele Baldini. O programa toca na Rádio Cultura. e pode ser ouvido aqui: http://culturafm.cmais.com.br/contrastes
Acho que é interessante essa comparação de interpretes que o maestro faz, com maestria. Mais uma vez Parabéns!
Caro PQP,muito grandioso o trabalho de postar esse álbum,esses concertos estão me fazendo bem,elevaram minha alma,fiz questão de ouvi-los embora baixo lendo Os Miseráveis,a ambientação foi sublime,porém logo depois de lido um bom trecho preparei um chá sentei-me confortavelmente e fechei os olhos,bons pensamentos me vieram à mente,a arte nos torna grandiosos.
Abraço