Ainda não adentrei com toda a gana que se exige nos trabalhos sinfônicos de Dvorak. Devo assentir que se trata de uma lacuna vexosa, de uma omissão na minha caminhada de diletante como apreciador musical. Embora goste do compositor, percebo uma certa negligência. Dos trabalhos sinfônicos de Dvorak conheço com certa relatividade as sinfonias nos. 7, 8 e 9. Embora não tenha certa intimidade com as nove sinfonias do compositor, sempre estive a procurá-las. É como se elas estivessem à minha frente. Mas à medida que eu caminhava, elas se deslocavam também, constituindo uma caminhada em paralelo, com projeção equidistante. Possuo algumas versões dessas sinfonias – Maazel, Neuman, Solti, entre outros que a memória não consegue se fixar. Apesar de nunca tê-las escutado completamente, alicerçando assim possibilidade comparativa, a qualidade do som com Kubelik é excepcional. Por exemplo, estou ouvindo a Sinfonia No. 3 e ela me soa perfeitamente agradável. Romantismo tardio na medida certa com aquela pitada de paixão e sensibilidade encontrados na obra de Dvorak. Não deixe de ouvir. Boa apreciação!
Antonín Dvorak (1841-1904) – Symphony No. 3 in E flat major, Op. 10, Symphony No. 5 in F major, Op. 76, Symphony No. 6 in D major, Op. 60 e Scherzo capriccioso, Op. 66
DISCO 03
Symphony No. 3 in E flat major, Op. 10
01. 1. Allegro moderato
02. 2. Adagio molto, tempo di marcia
03. 3. Allegro vivace
Symphony No. 5 in F major, Op. 76
04. 1. Allegro, ma non troppo
05. 2. Andante con moto – dopo una piccola pausa si continua
06. 3. Andante con moto, quasi l’istesso tempo – Allegro scherzando
DISCO 04
01. 4. Finale_ Allegro molto
Symphony No. 6 in D major, Op. 60
02. 1. Allegro Non Tanto
03. 2. Adagio
04. 3. Scherzo_ Furiant. Presto
05. 4. Finale_ Allegro con spirito
Scherzo capriccioso, Op. 66
06. Allegro Con Fuoco – Poco Tranquillo – Tempo I –
Berliner Philharmoniker
Rafael Kubelik, regente
BAIXAR AQUI CD3
BAIXAR AQUI CD4
Carlinus
Valeu Carlinus, obrigado!
Gosto particularmente da interpretação de Kertész, já postada neste blog. A interpretação dele é mais lenta que a de Kubelik.
http://en.wikipedia.org/wiki/Istv%C3%A1n_Kert%C3%A9sz_%28conductor%29
Não gosto das danças eslavas com o Kubelik, me parecem muito, muito rápidas. Prefiro a execução de Szell com a Orquestra de Cleveland…
Valeu pelo dvorak no megaupload, Carlinus.
Qualquer postagem pelo megaupload é sempre bem vinda, ultimamente.
Não tenho conta premium em nenhum baixador, mas quando vejo um super disco (Mitsuko Uchida x Schubert) pra baixar aqui no pqpbach, upado na merda desse rapidshare que me faz esperar 30 minutos eu sinceramente aborto a missão. Tenho o freeRapdi que me auxilia um pouco na questão rapidshare, mas mesmo assim é uma merda.
Claro que vocês não precisam postar esses meus comentários.
Não estou reclamando sobre as postagens, que isso fique bem claro.
Ontem contei 280 discos no meu Hd, só na pasta pqpbach hehe. Sou um leitor do blog, admiro muito tudo que tem aqui.