(Este post já estava pronto há dias. Agora, com a postagem anterior e seus comentários, vai parecer provocação, mas não é).
PQP Bach não é um grande apreciador de Tchai, mas o que ele deve fazer se as gravações caem em suas mãos? Deve distribuí-las, não? Penso que ele apenas não divulgaria Dvořák, compositor ao qual devota ódio incondicional, pois se até já ouviu e gostou de coisas de Rachmaninov e Tchaikovsky, jamais se satisfez minimamente com o xaropão checo.
A Sinfonia Manfredo, Op. 58, foi escrita por Tchaikovski entre maio e setembro de 1885, baseada no poema Lorde Byron. Teve sua estréia em Moscou, Rússia, dia 23 de março de 1886, regida por Max Erdmannsdörfer e Mily Balakirev.
A música para abertura do drama A tempestade, de Ostrovsky, foi escrita no tempo de miserê de Tchai, antes do sucesso e da sucessão de fracassos com mulheres — falo do pinto de vista sexual, nunca do financeiro.
Tchaikovsky: Sinfonia Manfredo / A Tempestade
1. The Tempest, Op.18 21:44
2. Manfred Symphony, Op.58 – 1. Lento lugubre – Moderato con moto – Andante 15:26
3. Manfred Symphony, Op.58 – 2. Vivace con spirito 9:50
4. Manfred Symphony, Op.58 – 3. Andante con moto 10:17
5. Manfred Symphony, Op.58 – 4. Allegro con fuoco 18:30
Russian National Orchestra
Mikhail Pletnev
Apoie os bons artistas, compre sua música!
PQP
Caro PQP! Padeço de transtorno bipolar quando ouço nosso caro compositor russo. Ele tem esse dom, de me deixar eufórico e na próxima música avaliar a possibilidade do suicídio. Mas, cá entre nós “do pinto de vista sexual” teria sido um ato falho freudiano ou mero erro de digitação? Com a palavra os psicanalistas de plantão. Abraços e, mais uma vez, parabéns pelo excelente blog.
Caro PQP, se você demorou a gostar de Tchaikovski, não me admira não gostar de Dvorak.
Mas você já escutou o Stabat Mater do Dvorak?
Se sim. Realmente você não gosta de Dvorak, e vou ter que conviver com isso… 🙂
Se não. Repito a sugestão que deixei no post das Danças Eslavas e sugiro que escute com o Sinopoli.
Um abraço!
P.S: A Sinfonia Manfredo é linda demais, se puder escute com o Svetlanov.
Há quem goste muito no nosso grupo. Falo apenas por mim.
É de ficar em espanto de tamanha perfeição, logo após ouvir esse disco. Uma interpretação magnífica, é impressionante como o compositor se demonstra com total facilidade ao sobressair seus sentimentos.
Abraços.
File Not Found, por favor recolocar link