Heitor Villa-Lobos (1887-1959): Par Lui-Même (BOX 6 CDs) 5/6

Nota: esta postagem, assim como todas as demais com obras de Heitor Villa-Lobos, não contém links para arquivos de áudio, pelos motivos expostos AQUI

 

O penúltimo cd da histórica série Par Lui-Même nos traz o monumental Chôros Nº 11, para piano e orquestra.

Escrito em 1928 e dedicado a Rubinstein, o Chôros Nº 11 foi apresentado pela primeira vez no Rio de Janeiro, em 1942, sob a direção de Villa-Lobos. Uma obra monstruosa, tanto em duração, mais de uma hora de música, o mais longo da série, como em concepção de massa orquestral, o que talvez explique as poucas apresentações e o tempo entre a composição e estréia, que foi de 15 anos.

Na faixa 4 poderemos apreciar o próprio Villa falando, em francês, sobre os Chôros. Simplesmente maravilhoso!

 

.oOo.

Villa-Lobos: Par Lui-Même (BOX 6 CDs) 5/6

Chôros
Chôros Nº 11, pour piano et orchestre
01 I. Première partie (21:30)
02 II. Deuxième partie (23:25)
03 III. Troisième partie (17:50)

04. Qu’est-ce qu’un Chôros? (Villa-Lobos parle) (9:38)

Orchestre de la Radiodiffusion Française
Heitor Villa-Lobos, direction
Aline Van Barentzen, piano

BAIXE AQUI / DOWNLOAD HERE

Strava

8 comments / Add your comment below

  1. O Choros nº 11 é belíssimo, possui uma orquestração de extrema beleza, considero o segundo movimento o de melodia mais bonita, pena que os de nº 6 e 7 que são uma verdadeira obra de arte, ficaram de fora desta soberba caixa!

  2. Grato mais uma vez meu caro Marcelo Stravinsky ou Strava , francamente tu achas este nome meio abaitolado não, bem pelo menos eu não usaria tal alcunha!

    1. Não costumo censurar nenhum comentário, mesmo os seus, Ateeleeo, mas é óbvio, que podemos escolher as bobagens que queremos ver nos comentários. Dependendo do que você escreveu algum outro moderador pode ter barrado.

  3. Boiola é o cara se chamar Atílio trocando o i por dois “es”…

    Não gosto de polêmica com visitantes do blog, mas um comentário assinado com um pseudônimo desses foi pra pedir resposta. 😀

    Salve, Strava.

  4. rssssssssssssssssss
    É interessante observar como algumas pessoas capricham no português para comentar aqui no pqp… Gosto de ler os comentários, mas rio sempre, e muito, quando aparece alguém falando um português absurdamente rebuscado.
    Será porque esta é a música dita erudita? Rssssssssssss
    …Anyway…
    Adminstradores do blog, muito obrigada por essas postagens. Céus, Villa-Lobos é um monstro.

    Estou ouvindo esse cd e é fabuloso!
    😀

  5. Já notei isso também, Carol…
    Acho que algumas pessoas pensam assim mesmo, como você disse… Isso é uma tremenda bobagem, algo lendário. Não sou muito de escrever abreviaturas ou gírias, gosto de escrever corretamente, objetivando apenas me fazer entender. Fico um pouco confuso com alguns comentários em que não consigo saber se a pessoa está afirmando, exclamando ou mesmo interrogando, mas isso também é besteira. O importante é participar e ser feliz!
    Um abraço e obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário