Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – O descobrimento do Brasil

Nota: esta postagem, assim como todas as demais com obras de Heitor Villa-Lobos, não contém links para arquivos de áudio, pelos motivos expostos AQUI

 

Roberto Duarte – um dos maiores regentes especializados em Villa-Lobos e responsável pela revisão integral das obras orquestrais de meu pai, estudo que resultou em livros reconhecidos mundialmente – parece que só conseguiu encontrar lá pras bandas da Eslováquia uma orquestra decente (ainda que não seja excepcional) para dar conta de partituras importantes mas esquecidas em nosso próprio país. Só assim pra Duarte concretizar essa gravação, ainda referencial, das quatro suítes estruturadas a partir da trilha sonora do filme O descobrimento do Brasil (1936), de Humberto Mauro, com alguns acréscimos a posteriori. A quarta suíte merece menção como um dos expoentes coral-sinfônicos do Villa, ao lado de Mandú-Çarará e do Choros n° 10. Escutem e entendam por quê.

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O descobrimento do Brasil – Suítes n° 1 a 4

1. Suite n° 1 – Introdução (largo)/Introduction
2. Suite n° 1 – Alegria/Joy
3. Suite n° 2 – Impressão moura/Moorish impression
4. Suite n° 2 – Adagio sentimental/Sentimental adagio
5. Suite n° 2 – A cascavel/The rattle/snake
6. Suite n° 3 – Impressão ibérica/Iberian impression
7. Suite n° 3 – Festa nas selvas/Celebration in the forest
8. Suite n° 3 – Ualalocê (visão dos navegantes)/Vision of the navigators
9. Suite n° 4 – Procissão da cruz/Procession of the cross
10. Suite n° 4 – Primeira missa no Brasil/First mass in Brazil (Adam Blazo, Baritone)

Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional Eslovaca e Coro Filarmônico Eslovaco, regidos por Roberto Duarte

BAIXE AQUI

CVL

4 comments / Add your comment below

  1. Muito obrigado pelo post. Villa-Lobos sempre será muito bem vindo!
    Pena que muitos brasileiros desconhecem a beleza de suas obras!!!!

    Abraços.

  2. Gosto um tanto das três primeiras suítes e bastante da última. A gravação é bem legal. O que me contaram: a Naxos foi atrás de um especialista em Villa-Lobos, achou o Duarte e o contratou. A orquestra já estava definida/contratada. Ele chegou lá e fez todas as gravações com um mínimo de ensaio de conjunto (e também um mínimo de cortes e edições, embora dê para perceber alguns). São músicos muito bons: um tanto de improviso, encararam bem um idioma distante deles e meio complicado – Villa-Lobos.

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