Sem dúvida, um disco muito bom. Haydn, considerado por alguns ignaros um “compositor menor”, foi um mestre da forma sinfônica — e comprovou tal fato 104 vezes –, o inventor do quarteto de cordas — só isso já bastaria para dar-lhe lugar de destaque na história da música –, o compositor de belas e estranhamente alegres missas e oratórios, foi professor de Mozart e Beethoven e… talvez o mais curioso em sua trajetória é que foi um sujeito feliz e bem normal. Só no fim de sua vida deixou de ser empregado. Foi demonstrar sua arte em Londres, onde compôs suas sinfonias finais, para pasmo e felicidade daquele país quase sem compositores. Será que pensou que poderia ter ficado rico se tivesse se aventurado antes pelo mundo? Pode até ter pensado, mas da forma sorridente e sem ressentimentos de sua arte.
Eu gosto muito de Haydn e este CD com seus concertos menos divulgados — pois os para violoncelo são, com justiça, os mais ouvidos — é inteiramente satisfatório.
(Lembro agora da única vez que vi Rostropovich tocar. Foi no Colón, em Buenos Aires. Fiquei lá em cima no meio da plebe a qual pertenço. Visualmente, só conheci direito sua careca lustrosa. Mas ouvi o som. Que som, meus amigos! E era o Concerto Nº 2 para violoncelo e orquestra de Haydn. Estou arrepiado só de lembrar. E morrerei sem esquecer).
Excelente CD!
Haydn – Concertos para Trompete, Oboé e Cravo
Concerto for Oboe and Orchestra in C major Hob VIIg-C1
1. 1. Allegro spiritoso – Paul Goodwin, Trevor Pinnock, The English Concert
2. 2. Andante – Paul Goodwin, Trevor Pinnock, The English Concert
3. 3. Rondo (allegretto) – Paul Goodwin, Trevor Pinnock, The English Concert
Concerto for Trumpet and Orchestra in E flat major Hob VIIe-1
4. 1. Allegro – Mark Bennett, The English Concert, Trevor Pinnock
5. 2. Andante – Mark Bennett, Trevor Pinnock, The English Concert
6. 3. Allegro – Mark Bennett, Trevor Pinnock, The English Concert
Concerto for Harpsichord and Orchestra in D major Hob XVIII-11
7. 1. Vivace – The English Concert, Trevor Pinnock
8. 2. Un poco adagio – The English Concert, Trevor Pinnock
9. 3. Rondo all’Ungherese – The English Concert, Trevor Pinnock
Paul Goodwin, oboe
Mark Bennett, trumpet
Trevor Pinnock, harpsichord
English Concert
dir. Trevor Pinnock
PQP
Aborrece-me ouvir essa história de que Haydn era compositor menor. Parece menosprezo de idólatras mozartianos.
Amigos, isso já está mudando. Na Europa o respeito a música de Haydn é imenso. Neste ano comemoramos os 200 anos da morte do mestre, muitos concertos serão dedicados a sua música, inúmeras gravações devem ser lançadas.
É verdade! 200 anos!
Acha que eu tinha me dado conta? Claro que não!
Faleceu em Viena, no dia 31 de maio de 1809.
Só não compartilho da opinião desse blog, já externada anteriormente, quando diz que Haydn era “um sujeito feliz” e que sua vida transcorreu sem maiores incidentes. Acredito que não era bem assim, pelos dados biográficos que já li. Franz passou por situações bem complicadas, especialmente na infância e no início da carreira (tendo passado fome, dormido na rua, etc.), além de ter sido alcoólatra por um bom período.
Mas não posso negar que, apesar de tudo, cultivava o bom humor.
Fora isso, parabéns pela postagem, Haydn é dos maiores.
É verdade, SoyGardel. Haydn comeu o pão que o diabo amassou desde que engrossou a voz e fugiu da castração, por volta dos 17 anos, até ser apresentado ao príncipe Esterházy, aos 28. E ainda demorou um certo tempo para assumir o posto maior dos músicos da casa (depois dos 40 anos).
Gosto muito de Haydn! Um disco apropriado para um ano de apropriadas homenagens. Boa idéia (ainda com acento…)!
Rameau
Error
This file has been removed from the server, because the file has not been accessed in a long time.
não acredito que esse link foi removido, justo quando eu ia baixar este cd…não dá pra reconsiderar? obrigado pelo blog existir…