O que pode acontecer quando dois gigantes em seus respectivos instrumentos se juntam para tocar Beethoven? A única resenha feita na amazon a respeito destas duas séries da DG com as sonatas para violino e piano de Beethoven que estou postando classifica-as como péssimas. Não sei o que o resenhista levou em consideração para sua avaliação, nem vem ao caso discutí-la, mas deixo aqui minha modesta opinião, leigo que sou no assunto: apesar de ter outras versões, entre elas a da dupla Kremer / Argerich, também excelente, e a discutível versão da Mutter, lançada inclusive em DVD, com seu fiel escudeiro Lambert Orkis, minha opção sempre será Menuhin/Kempff, e isso por não ser Menuhin minha primeira escolha para outras obras. Szering, ao lado de Ingrid Haebler, são imbatíveis quando se trata da Sonata Primavera, ou até mesmo na Sonata a Kreutzer. Infelizmente não possuo esta versão em cd, apenas em fita cassete, já devidamente mofada e embolorada, mas ainda minha favorita. Alguns poderão citar Perlman / Ashkenazy, mas esta versão ainda não me chegou nas mãos, comento apenas aquelas que já tive a oportunidade de ouvir.
Sobre estas sonatas op. 12, Solomon nos conta o seguinte:
“Em 1799, Beethoven dedicou suas três sonatas para violino e piano op. 12 a seu professor Antonio Salieri. Mas quando o professor criticou “FIdélio”, Beethoven recusou-se a fazer as alterações sugeridas e ficou irritado por algum tempo. Por sua parte, Salieri não podia aceitar a música mais recente de Beethoven e foi, talvez, através da tutela que aquele exercia sobre Schubert que este se tornou, por algum tempo, um adversáro da música de Beethoven”.
Mas vamos ao que interessa.
Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Sonatas para VIolino e Piano, op. 12, nº 1, 2 e 3 e Rondo WoO 41
CD 1
01-Op 12 Nr.1-Allegro con brio
02-Op 12 Nr.1-Tema con varizaone I-IV, Andante con moto
03-Op 12 Nr.1-Rondo, allegro
04-Op 12 Nr.2-Allegro vivace
05-Op 12 Nr.2-Andante
06-Op 12 Nr.2-Allegro
07-Op 12 Nr.3-Allegro con spirito
08-Op 12 Nr.3-Adagio
09-Op 12 Nr.3-Rondo, allegro molto
10-Rondo WoO 41
CD 2
01-Sonate f. Klavier u. Violine in a-moll, op.23-Presto
02-Andante scherzoso
03-Allegro
04-Frühlings-Sonate f. Klavier und Violine in F-Dur, op. 24-Allegro
05-Adagio
06-Scherzo
07-Rondo
08-Zwölf Variationen über das Thema’Hochzeit des Figaro’
Wilhelm Kempff – Piano
Yehudi Menuhin – Violino
Excelente, una maravilla, me gusta mucho Menuhin especialmente.
o sait e uma porcari pois nao fala o que pedimos mas o que vc acham que e ser porem nao queremos aopiniao de vcs sim o que pidimos
Hou-lá, meu caro PQP. Há tempo acesso este Blog que, indubitavelmente, é excepcional. Porém, nunca costumo comentar. Beethoven é meu romântico favorito. Senti a falta do Opus 46 dele por cá. Gostaria muito d’ouvir este canção de L. v. B. Tens algum álbum que a contém? Poderias postá-lo, gentilmente. Agradeço.
Caro Lee: O opus 46 de Beethoven é a canção Adelaide. A gravação de Nicolai Gedda é a mais bela que conheço e você poderia encontrá-la neste álbum: http://www.angelfire.com/nf/amenemhat/blog/index.blog?start=1250402819 , que contém, entre outras canções, o belíssimo ciclo “À Bem-Amada Distante” – Opus 98. Pena que o link não está mais ativo. Mas não se preocupe. Aqui: http://avaxhome.ws/music/classical/very_gedda.html , pelo menos, você poderá baixar a Adelaide com o próprio Gedda.