Georges Alexandre César Léopold Bizet (1838-1875) – Carmen – Victoria de Los Angeles, Nicolai Gedda, Thomas Beecham

FDP Bach sai de suas férias blogueiras para fazer uma postagem obrigatória, algo que estou prometendo já há mais de ano.
Quando me propus a postar uma série de óperas, a que me veio  imediatamente à cabeça foi Carmen, de Georges Bizet. E explico o porquê dizendo que é a minha ópera favorita. E não creio que precise dar maiores explicações. Victoria de Los Angeles é a minha Carmen favorita, e sei que muitos vão berrar falando de Callas, mas continuo tendo esta como a minha gravação favorita, que ouço desde que me conheço por gente.

Sinopse da ópera pode ser encontrada aqui.  Maiores informações sobre Bizet também serão encontradas na mesma Wikipedia.

Georges Alexandre César Léopold Bizet (1838-1875) – Carmen – Victoria de Los Angeles, Nicolai Gedda, Thomas Beecham

CD 1

1 Ouverture
2. Scène et Choeur: Sur la place
3 Choeur: Avec la garde montante
4. Récit: C’est bien là, n’est-ce pas
5. Choeur: La cloche a sonné…Dans l’ai, nous suivons des yeux la fumée
6. Récit & Habanera: Quand je vous aimerai?…L’amour est un oiseau rebelle
7. Scène: Carmen! sur tes pas, nous nous pressons tous!
8. Récit: Quels regards Quelle effronterie!
9. Duo: Parle-moi de ma mère!
10.Récit: Reste là, maintenant, pendant que je lirai
11.Choeur: Au secours! Au secours!
12.Chanson & Mélodrame: Mon officier, c’était un querelle
13.Séguedille & Duo: Près des ramparts de Séville
14.Final: Voici l’ordre; partez

Disc 2

1. Entr’acte
2. Chanson bohème: Les tringles des sistres tintalent
3  Récit: Messieurs, Pastia me dit
4. Choeur: Vivat! vivat le Toréro!
5. Couplets: Votre toast, je peux vous le rendre … Toréador
6. Récit: La belle, un mot
7. Récit & Quintette: Eh bien! vite, quelles nouvelles? Nous avons en tête un affaire
8. Récit: Mais qui donc attends-tu?
9. Chanson: Halte là!
10.Récit: Enfin c’est toi!
11.Duo: Tout doux, Monsieur, tout doux
12.La fleur que tu m’avais jetée
13.Duo: Non, tu ne m’aimes pas!…Là bas, là-bas, dans la montagne
14.Final: Holà Carmen! Holà! Holà!

Disc 3

1 Entr’acte
2.Sextuor & Choeur: Ecoute, écoute, compagnon, écoute
3. Récit: Reposons-nous une heure ici, mes camarades
4. Trio: Mêlons! Coupons!
5. Récit: Eh bien?
6. Morceau d’Emsemble: Quant ua douanier, c’est notre affaire
7. Récit & Air: C’est des contrabandiers le refuge ordinaire…Je dis, que rien ne m’épouvante    Janine Micheau/Orchestre National de la Radiodiffusion Française/Sir Thomas Beecham    6:20    $0.99    Buy Track
8. Récit: Je ne me trompe pas….c’est lui sur ce rocher

9. Final: Holà, holà! José

10. Entr’acte
11. Choeur: A deux cuartos! A deux cuartos!
12. Marche & Choeur: Les voici! voici la quadrille
13. Duo: C’est toi!…Carmen, il est temps encore
14. Choeur Final: Viva viva! la course est

Victoria de Los Angeles
Nicolai Gedda
Janine Micheau
Bernard Plantey
Chouers Nationals de la Radiodifusion Française
Petit Chanteurs de Versailles
Orchestre de la Radiodifusion Française
Sir Thomas Beecham – Director

CD 1 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

CD 3 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDP Bach

16 comments / Add your comment below

  1. FDP:

    A Vitoria De Los Angeles é muito boa Carmem, mas existem outras muito boas também (Callas, Simionato, Price, por exemplo)! Não gosto, pessoalmente, do Gedda cantando como D. José. Não é papel para um tenor lírico como ele e sim para um tenor spinto ou dramático (os melhores D. Joses que conheço são Corelli e Del Monaco)

  2. Opa, grato pelo merchan FDP hehehehehehe

    essa Carmen da Victoria de Los Angeles (que eu amo) é maravilhosa!! Ao bem da verdade, quando a Callas gravou isso a voz dela já não era lá aquelas coisas, ainda mt afinada, dramática e musical, mas já tinha claros sinais da deterioração que a retiraria dos palcos alguns anos mais tarde.
    Menção a quem considero a encarnação mais perfeita da Carmem, que é a Teresa Berganza.
    Interessante que todas as cantoras citadas realçam um traço específico da personagem, de modo que cada uma canta uma “Carmem” diferente.
    A Berganza é a mais “espanhola”… (não vejo como me expressar melhor rsrs)
    a De Los Angeles é divertida, quase picaresca.
    Quanto a Callas, ela imprime o que, pra mim, é sua especialidade: uma personagem atormentada!

    Qualquer uma delas (mais as citadas pelo FDP) são audições mais que recomendadas 😀

    Grande Postagem!

  3. PQP, quero te parabenizar pelo site, pelas informações, pela disponibilização de tanta beleza, em particular das belezas criadas por Bach ( e não é por ser seu pai, não). Mas gostaria que você postasse uma obra de Frederik Delius: A Mass of Life, se você tiver. Grande abraço. Afonso

  4. Muito perfeita essa gravação de Carmem. Ah uma ópera que ando a muito tempo atraz de Bizet e não encontro em lugar algum, seria “Os caçadores de pérolas”. Será que vcs não teriam a mesma para posta-la aqui ? e aproveito para pedir uma aba só de Bizet se possivel.
    Obrigado antecipadamente

  5. Estou muito curioso para ouvir. Até então eu só escutei uma parte da Ópera com Callas interpretando.

    Grande abraço, camarada.

    Obrigado pela postagem.

  6. Sempre bom encontrar na música erudita esses rasgos de paixão de alguns homens por mulheres “admiráveis”. Acabo de escrever sobre isso, e ouvir óperas assim é algo muito bom para se conjugar depois de refletir sobre o assunto. Obrigado.

  7. Amantes de Callas que me perdoem, mas para mim, Victoria de los Angeles é a melhor Carmem de todas… e olha que já ouvi e ouvi dezenas de vezes as duas, mas sempre acabo preferindo essa gravação…

Deixe um comentário para claraschumann Cancelar resposta