Wilhelm Friedemann Bach
Sonatas e Trios com Flauta
Wilbert Hazelzet – Marion Moonen
Jaap ter Linden – Jacques Ogg
Wilhelm Friedemann foi o filho mais velho do casal Johann Sebastian e Maria Barbara. Era chamado por seu pai de Friede (Paz) e a sua educação devemos pelo menos o surgimento de obras como as Suítes Francesas, as Invenções a duas e a três Partes, o Cravo Bem Temperado e as Triosonatas para órgão. E foram efetivas essas obras pois no fim de sua vida Friede foi lembrado como um dos maiores organistas (e improvisador) de seu tempo.
Wilhelm Friedemann cresceu recebendo sólida formação musical de seu pai e teve oportunidade de prosseguir nos estudos, inclusive com formação acadêmica. Estudou Lei, Filosofia e Matemática na Universidade de Leipzig e estudou violino com Johann Gottlieb Graun. Mas nem tudo foram flores na vida do filho mais velho de Johann Sebastian. Ele teve dificuldade para manter seus empregos e morreu na pobreza. A reputação como cuidador da parte que lhe coube do acervo de seu pai não é impoluta. De qualquer forma, estamos em família aqui e não queremos ferir suscetibilidades. O compositor, amigo de Goethe e professor de Mendelssohn, Karl Friedrich Zelter, disse de Wilhelm Friedemann: ‘como compositor ele tinha o tic douloureux de ser uma pessoa original, se distanciando de seu pai e irmãos, recorrendo a relações tolas, mesquinhas e inúteis nas quais ele era facilmente reconhecido como quem fecha seus próprios olhos para se tornar invisível’.
Mas o que principalmente nos interessa aqui é a música, que é ótima! Um disco com música de câmera com flauta ou, eventualmente, flautas.
Eu sei, há quem seja som-de-flauta-intolerante. Neste caso, aconselho que seja mastigada uma pastilha daquelas antes de encarar o disco ou que se ouça uma ou duas sonatas por vez… Garanto-vos, no entanto, os prazeres e as surpresas com a inventividade do compositor, assim como com a habilidade dos músicos e a qualidade da produção serão largamente compensadores.
Wilhelm Friedemann Bach (1710 – 1784)
Sonata para flauta e baixo contínuo em mi menor, F 52
1. Allegro ma non tanto
2. Siciliano
3. Vivace
Triosonata para duas flautas e baixo contínuo em lá menor, F 49
4. Allegro
Sonata para flauta e piano em fá maior
5. Largo
6. Allegretto
7. Allegro assai e scherzando
Triosonata para duas flautas e baixo contínuo em ré maior, F 48
8. Andante
9. Allegro
10. Vivace
Sonata para flauta e piano em fá maior, F 51
11. Allegro non troppo
12. Andantino
13. Vivace
Triosonata para duas flautas e baixo contínuo em ré maior, F 47
14. Allegro ma non troppo
15. Largo
16. Vivace
Wilbert Hazelzet, flauta
Marion Moonen, flauta [F 47, 48, 49]
Jacques Ogg, cravo ou piano
Jaap ter Linden, violoncelo [F 47, 48 e 52]
Produção de Bettina Gerber
Gravado em Janeiro de 2005 na Lutherse Kerk, Haarlem, Holanda
Observação: O piano usado na gravação é uma cópia de um Piano Silbermann de 1746.
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FLAC | 269MB
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MP3 | 320 KBPS | 152 MB
Quanto a observação deixada por Zelter, façamos como foi sugerido no livreto (que acompanha os arquivos da música): Vamos fechar nossos olhos às suas falhas enquanto abrimos o mais que pudermos nossos ouvidos para a sua música. Seu tic douloureux não lhes causara qualquer mal.
Aproveite!
René Denon