Foram lançadas gravações sensacionais da Quarta Sinfonia de Tchaikovski, nos últimos anos. Houve Barenboim, Fischer e esta aqui, da Harmonia Mundi, que é a melhor de todas. Gatti aborda o primeiro movimento de forma extremamente rápida — é urgente, apaixonado, mas também adequado. Tem graça, é balé. É uma interpretação emocionante, uma que dá à música um maior impacto, o que justifica ouvi-la novamente.
O modo Gatti também funciona muito bem no segundo movimento, que é interpretado como uma canção que permite que as melodias sejam ouvidas como se tivessem palavras. É bonito. Há virtuosismo das cordas no scherzo, e o final funciona bem, com o ritmo das cordas e sopros em suas trocas. A orquestra e dá o necessário à Gatti, tanto na sinfonia quanto no Capricho Italiano, que nunca se torna vulgar ou simplesmente agitado.
Tchaikovski: Sinfonia No. 4 & Capricho Italiano
1. Symphony No.4 in F minor, Op.36 – I. Andante sostenuto – Moderato con anima
2. Symphony No.4 in F minor, Op.36 – II. Andantino in modo di canzona
3. Symphony No.4 in F minor, Op.36 – III. Scherzo: Pizzicato ostinato – Allegro
4. Symphony No.4 in F minor, Op.36 – IV. Finale: Allegro con fuoco
5. Capriccio Italien, Op.45
Royal Philharmonic Orchestra
Daniele Gatti
Apoie os bons artistas, compre suas músicas!
PQP
Não gosto desse Gatti não.
Fischer eu nunca ouvi, Barenboim se estiver falando da gravação com a Chigago, achei meio insípida.
Das novas gravações de Tchaikovsky eu prefiro as 4-6 do Antonio Pappano e Muti, conhece?
Conheço a do Muti.
Mas FDP, que conhece muito mais desta área do que eu, me disse que Mravinski põe os outros no chinelo.
Eu gosto muito do Mravinsk na 5ª, mas admito que nem tanto nas outras sinfonias.
Prefiro ele com Shosta, e na 7ª de Sibelius, excelente.
Vocês têm aí a “Abertura 1812”?
Não achei em canto nenhum…
Obrigado desde já.
De todas as gravações da Quarta Sinfonia que já tive o prazer de ouvir, nenhuma me surpreendeu mais do que a versão de Gennady Rozhdestvensky: ele é rápido, mas sem ser apressado, envolvente, trágico, magnífico. O Primeiro Movimento ficou insuperável!
Mas temos outras notáveis: Svetlanov, que nasceu para reger Tchaikovsky, Mravinsky (magistral), Karajan, Bernstein(excelente!),e ,dentre as menos conhecidas, a versão realizada por Andrew Litton é perfeita.
Eu, particularmente, detesto o Gatti: fraco e sem emoção.