Para acomodar as melancias, diria que Bartók é o maior compositor da primeira metade do século XX e Messiaen o melhor da segunda, apesar de terem nascido no intervalo de 19 anos… pouco tempo, né? Espero que Strava não fique muito triste e mesmo eu, um admirador do grande Shosta, dou lugar ao enorme talento deste católico francês. Pensando do século XX pra cá, eu acho quase inaceitável que uma pessoa seja religiosa. Mas há verdadeiros gênios que foram profundamente religiosos. Talvez os maiores deles tenham sido o cineasta Andrei Tarkovski e o compositor Olivier Messiaen. Estou ouvindo os Vingt Regards sur l’Enfant-Jésus (“Vinte Contemplações sobre o Menino Jesus”), de Messiaen, para piano solo, que tem a duração de 2h12 (!). A música não me sugere em nada acreditar no Menino Jesus, mas é algo muito meditativo e concentrado, que me atrai demais. O pianista norueguês Håkon Austbø (pronuncia-se Rpsnggsgschnelllas) nunca tenta impressionar ou se exibir, deixa a música — incrivelmente original e inspirada — falar por si, adicionando profundidade e delicadeza.
Oliver Messiaen (1900-1992): Vingt regards sur l`enfant Jésus (Austbø)
Disc 1
1. I. Regard du Pere 00:08:09
2. II. Regard de I’etoile 00:03:10
3. III. L’echange 00:03:25
4. IV. Regard de la Vierge 00:05:21
5. V. Regard du Fils suer le Fils 00:08:15
6. VI. Par lui tout a ete fait 00:10:50
7. VII. Regard de la Croix 00:04:21
8. VIII. Regard des hauteurs 00:02:23
9. IX. Regard du temps 00:02:45
10. X. Regard de I’Esprit de joie 00:08:50
Disc 2
1. XI. Premiere communion de la Vierge 00:07:38
2. XII. La parole toute – puissante 00:02:32
3. XIII. Noel 00:04:22
4. XIV. Regard des Anges 00:05:09
5. XV. Le baiser de I’enfant Jesus 00:14:07
6. XVI. Regard des prophetes des bergers et des mages 00:03:10
7. XVII. Regard du silence 00:05:36
8. XVIII. Regard de I’onction terrible 00:07:04
9. XIX. Je dors, mais mon coeur veille 00:11:01
10. XX. Regard de I’Eglise d’amour 00:14:35
Håkon Austbø, piano
Total Playing Time: 02:12:43
PQP
Alguém ja ouviu a ópera de Vivaldi Tito manlio?
Sim, tenho em vinil e, se não me engano, já foi postada em PQP Bach…
Não foi não, a ópera de Vivaldi que aqui foi postada é ORLANDO FURIOSO.
hi,thank u for ur gr8 blog,plz share more avant-gard,thank u again
Eu considero Stravinsky o maior compositor das duas metades do século XX. A mente mais relevante do mundo musical do século XX, e, por enquanto, do século XXI.
eu tb to cagando pro menino jesus
ps. comentario realmente relevante
Olha, nunca li tanta bobagem, Messiaen não chega na unha do brasileiro Villa-Lobos, um absurdo esta sua afirmação, e Stravinsk fica aonde nisso, sem comentários, deve ser o excesso de jazz que está lhe comsumindo os neurônios!
Luis, eu deveria ficar quieto, já que não foi comigo, mas custa ser menos grosseiro em suas observações, o autor do post e do blog provavelmente é mais culto do que nós dois juntos, o importante é que respeitemos a opinião de todos, correto, ah, eu também acho Villa-Lobos melhor do que o Messiaen, mas e daí, a afirmação é apenas a expressão de minha preferência, portanto, que haja opinões contrárias, pois como diria o escritor Nelson Rodrigues: Toda unanimidade é burra!
Concordo com Strava, Stravinky é fundamental, Shostakovich deve ser lembrado, o grande Bártok idem, lembrando que temos em terras tupiniquins o nosso grande Heitor Villa-Lobos e ainda o hermano Ginastera, ah, já ia me esquecendo de Prokofiev que dispensa apresentações!!!
E por falar em Villa-Lobos… É interessante como o Villa pode ser nosso Bach e nosso Stravinsky numa só pessoa. Será que ele era versátil?!?!
Olá eu gostaria que colocassem a ópera Montezuma de Vivaldi.
grato
E mais obras da opus 111 Vivaldi
Eu realmente gosto quando discordam com educação. Isto é cada vez mais raro!
Muito me admira sua paciência, PQP… eu particularmente não aguentaria tanta grosseria.. e cada comentário desses reforça mais ainda minha vontade de deixar o blog… tito, se quiseres óperas de vivaldi, ou do selo op. 111 existe um blog listado aí ao lado com toda a coleção. Basta acessá-lo.
FDP, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.
qual?
tito, acesse http://editionvivaldi.blogspot.com/
Messiaen já admitiu que admirava a capacidade de Villa-Lobos imitar o canto dos pássaros (em tempo, Tom Jobim idem). Enquanto o Villa fazia isso naturalmente e conseguia incorporar esse canto em suas partituras sinfônicas, o francês era mais travado e escrevia peças onde praticamente só trabalhava a imitação dos passarinhos.
Será que existiria a possibilidade de alguém que saiba francês colocasse a tradução das faixas por gentileza.Desculpe o transtorno
Atenciosamente
Messiaen não escondia de ninguém sua admiração por Villa-Lobos, que considerava uma verdadeira referência de orquestração moderna.
Aliás, aos meus ouvidos, o Choros no. 10 começa como se fosse um movimento da “Turangalîla”!
muito obrigado, fdp bach!
muito obrigado, fdp bach!
como baixa?
já descobri
De um modo geral, Stravinsky é o melhor compositor do séc. XX. Mas da segunda metade (e também hoje em dia), acredito que seja Penderecki.
Messiaen e Villa-Lobos são muito bons, mas perto desses dois…
Brilhante,fantástico
Como eu fiquei mais de meio século de existência sem ouvir este compositor????
Villa~Lobos??? ora estas crianças…
Parafraseando acomodar as melancias, enquanto eu ouvia esta extraordinária obra, lembrei-me daquele antigo jogo de video game Blocos (acho que era este seu nome..)em que você direcionava os blocos por cores, tipos e em determinado espaço.
Reparem que cada nota e/ou acorde vão sendo constantemente sendo criado,entrelaçados e resolvidos repetidamente.
Monumental…
E olha que eu não usei nada ilícito hoje…
Estava esquecendo…
Nota: 4,15 (de zero à cinco)
Vamos parar com essas criancices de ficar competindo de quem é melhor que quem!!!!! Todos os compositores tem sua beleza e suas merdas também! Então, quem acha Stravisnky o melhor, só vai escutar isso a vida toda???? Pára!!!!!!!!!!!! Vamos curtir!!!!!! abraços
Por que Villa-Lobos é “melhor” que Messiaen, para algumas pessoas? Simples: é mais fácil entender e ouvir Villa-Lobos que Messiaen, sem contar que a música brasileira está bem próxima a nós.
Observação interessante do José Eduardo. Há algo em comum entre Turangalîla e Villa-Lobos. Há algo sempre parecido entre os dois compositores, principalmente no emprego dos metais e alguns ritmos…
Concluindo minha opinião acerca das discussões acima: todos os compositores tem seus méritos, suas boas emás músicas.
Muito bom o site, muito diversificado e interessante.
Parabéns aos organizadores!
E quanto a discussão de quem é melhor… Acho engraçado ninguem citar o nome dos vienenses para a primeira metade do século, e a escola de Darmstad para a segunda metade. Que são de extrema importancia.
No Brasil, o melhor da primeira metade do sec. XX é Villa-Lobos. Já da segunda metade, Almeida Prado – aluno ouvinte das aulas de Messiaen.
Aliás, Almeida Prado é dos grandes compositores ocidentais do século XX.