Imaginem um mundo ainda pior do que o nosso, um mundo onde Haydn (1732), Mozart (1756) e Beethoven (1770) tivessem sucumbido à alta mortalidade infantil de suas épocas. Bem, neste caso, Hummel seria muito famoso. OK, você, que é inteligente, dirá que se o trio fundamental acima não tivesse produzido nada, o Hummel que ouvimos seria outro, pois ele foi formado por Haydn e Mozart e foi contemporâneo de Beethoven. Concordo e peço que não levem tão a sério minha ficção. O que desejo dizer é que Hummel é um sub-Beethoven que não merece o pouco caso que nossa época dá a ele. Tudo porque ele é MUITO BOM.
Estas sonatas para piano gravadas por Stephen Hough para a sensacional Hyperion deveriam fazer parte do repertório usual de pianistas que tocam obras do período clássico. Peço a vocês que confiram. Se as sonatas de Hummel não superam as de Mozart e Beethoven, deixam longe as de Haydn e as de quase todos os compositores do período.
Ah, não acreditam? Então ouçam. BAITA CD.
Johann Nepomuk Hummel (1778-1837): Sonatas para Piano
Piano Sonata in F sharp minor, Op 81
1. Allegro
2. Largo Con Molt’espressione
3. Vivace
Piano Sonata in D major, Op 106
4. Allegro Moderato, Ma Risoluto
5. Un Scherzo All’antico: Allegro, Ma Non Troppo
6. Larghetto A Capriccio
7. Allegro Vivace
Piano Sonata in F minor, Op 20
8. Allegro Moderato
9. Adagio Maestoso
10. Presto
Stephen Hough, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)
PQP
Pois eu acredito! E vou voltar…
PQP, vou ouvir já já estas sonatas, predisposta a gostar delas: amo os clássicos. Enfim, vou conhecer algo de um compositor do qual só conhecia breves citações em livros de história da música. Grata por mais este interessante texto e pela postagem.
“Imaginem um mundo ainda pior do que o nosso, um mundo onde Haydn (1732), Mozart (1756) e Beethoven (1770) tivessem sucumbido à alta mortalidade infantil de suas épocas.”
Não! Não vou imaginar!…
Gosto muito de conhecer esses compositores excelentes porém ofuscados pelos gênios.
E, como prometido, estou de volta pra falar o que eu achei. E o que eu achei foi… O MÁXIMO!!! Que Hummel volte sempre!
Que caralhada de boa essas sonatas de Hummel…gosto das sonatas de Clementi que até então dos compositores do periodo classico fora Hummel Mozart e Beethoven era para mim o de maior importancia…uma pena que tenhamos menos citações de sua merecida obra…tem uma beleza unica e harmonias inesperadas pra epoca…Parabens a todos do blog e obrigado por escutar essas belissimas obras…abraço a todos
Imaginem um mundo ainda pior que o nosso sem o… PQP Bach. Gostei muito desse compositor, amor à primeira vista!!!