‘A música moderna foi despertada pelo L’après-midi d’um faune.’
P. Boulez
Este disco foi oficialmente lançado ontem (do dia no qual vos escrevo) e é o que podemos chamar ‘uma novidade’! Eu sempre adorei ir às lojas em busca de novidades, mas agora a ‘caça’ se dá de maneira virtual. Apesar de alguns afirmarem, como na canção de B.B. King, ‘the thrill is gone!’, eu não concordo…
Assim que vi esse lançamento da ótima Hyperion coloquei a música para tocar e muito prazer tenho tido com ela. Sendo assim, decidi apontá-lo para os leitores do blog. O disco é sensacional pois os músicos são ótimos e a produção, a cargo do genial Andrew Keene, é primorosa. Para coroar tudo o repertório com obras para grupos de câmara de Claude Achille Debussy. Duas peças do disco, o prelúdio e o quarteto, são do início da carreira do compositor, mas são verdadeiros marcos na história da música, especialmente o prelúdio, cuja composição original foi para orquestra.
As sonatas foram compostas nos últimos dias do compositor e são as que ele pode realizar de um plano que previa ainda outras composições.
Claude Debussy (1862 – 1918)
Prélude à l’après-midi d’un faune L87 (Arr. David Walter (b1958))
- Prélude
Violin Sonata in G minor L148
- Allegro vivo
- Intermède: Fantasque et léger
- Finale: Très animé
Sonata for flute, viola and harp L145
- Pastorale: Lento, dolce rubato
- Interlude: Tempo di minuetto
- Finale: Allegro moderato ma risoluto
Cello Sonata in D minor L144
- Prologue: Lent, sostenuto e molto risoluto
- Sérénade: Modérément animé
- Finale: Animé, léger et nerveux
String Quartet in G minor L91
- Animé et très décidé
- Assez vif et bien rythmé
- Andantino, doucement expressif
- Très modéré
The Nash Ensemble
Artistic Director: Amelia Freedman MBE
Prélude: Philippa Davies (flute), Gareth Hulse (oboe), Richard Hosford (clarinet), John McDougall (bassoon), Richard Watkins (horn), Benjamin Nabarro (violin), Jonathan Stone (violin), Lawrence Power (viola), Adrian Brendel (cello), Graham Mitchell (double bass), Lucy Wakeford (harp), Richard Benjafield (percussion)
Violin Sonata: Stephanie Gonley (violin), Alasdair Beatson (piano)
Sonata: Philippa Davies (flute), Lawrence Power (viola), Lucy Wakeford (harp)
Cello Sonata: Adrian Brendel (cello), Simon Crawford-Phillips (piano)
Quartet: Benjamin Nabarro (violin), Jonathan Stone (violin), Lars Anders Tomter (viola), Adrian Brendel (cello)
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 182 MB
From two players to twelve: few ensembles could respond with equal authority to the very varied demands made by this wonderful collection of Debussy’s chamber music. But then, few ensembles can stand comparison with the Nash, whose members continue to set the standards across a dauntingly wide repertoire. A realization of the Prélude à l’après-midi … for chamber ensemble adds to this album’s more familiar attractions of the string quartet and three sonatas.
__o0O0o__
Este não é o primeiro disco com esse tipo de repertório gravado pelo The Nash Ensemble. Em 1989 foi gravado um disco (lançado em 1991), pela então independente e atuante gravadora Virgin Classics, que tinha em comum com o disco lançado agora o mesmo produtor, Andrew Keene. O núcleo comum no repertório dos dos dois discos é formado pelas três sonatas. O que as acompanhava no disco antigo é uma peça para flauta solo, Syrinx, de apenas alguns minutos, e Les Chansons de Bilitis, que são poemas recitados com acompanhamento de um conjunto de câmara. Como eu gosto muito do disco antigo, especialmente das sonatas, decidi incluí-lo aqui para a sua própria apreciação.
Claude Debussy (1862 – 1918)
Sonata For Violin And Piano
- I Allegro Vivo
- II Intermède. Fantastique Et Léger
- III Finale. Trés Animé
Sonata For Flute, Viola And Harp
- I Pastorale. Lento, Dolce Rubato
- II Interlude. Tempo Di Minuetto
- III Finale. Allegro Moderato Ma Risoluto
Syrinx For Solo Flute
- Syrinx
Sonata For Cello And Piano
- I Prologue. Lent
- II Sérénade. Moderato Animé
- III Finale. Animé (Léger Et Nerveux)
Les Chansons De Bilitis
- I Chant Pastoral
- II Les Comparaisons
- III Les Contes
- IV Chanson
- V La Partie D’Osselets
- VI Bilitis
- VII Le Tombeau Sans Nom
- VIII Les Courtisanes Égyptiennes
- IX L’Eau Pure Du Bassin
- X La Danseuse Aux Crotales
- XI Le Souvenir De Mnasidika
- XII La Pluie Au Matin
Ensemble – The Nash Ensemble
Directed By [Artistic Director] – Amelia Freedman
Flute – Lenore Smith (tracks: 11 to 22), Philippa Davies (tracks: 4 to 7, 11 to 22)
Harp – Bryn Lewis (tracks: 11 to 22), Marisa Robles (tracks: 4 to 6, 11 to 22)
Lyrics By – Pierre Louÿs (tracks: 11 to 22)
Narrator – Delphine Seyrig (tracks: 11 to 22)
Piano – Ian Brown (4) (tracks: 1 to 3, 8 to 10)
Viola – Roger Chase (tracks: 4 to 6)
Violin – Marcia Crayford (tracks: 1 to 4)
Cello – Christopher Van Kampen (tracks: 8 to 10)
Celesta – Ian Brown (4) (tracks: 11 to 22)
Conductor – Lionel Friend (tracks: 11 to 22)
Recording: St Martin’s Church, East Woodhay, Berkshire, June 1989
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 155 MB
Veja nos detalhes a diferença na formação do conjunto nos diferentes discos.

Crítica de um cliente da Amazon sobre o disco da Virgin: Moltíssima cuidada interpretació, ensemble i individual.
Refinament exquisit en cada frase instrumental, i conjuntats la veu recitativa, sugeridora, misteriosa, sensual, màgica i convidadora de Delphine Seyrig, en perfecta harmonia en sentit conceptual-instrumental. Exquisita sensibilitat implicació de Marisa Robles amb el arp (harpa). […]
Tota una delícia, per partes i en conjunt.
Obres musicals imperecederas i plenes de encantament, embruixament, bellesa superlativa i exquisita intel-ligencia i sensibilitat, artística i personal.
Molt agraïda i agraït. Mònica Irene i Lluís Ferran. [Presumo que eles gostaram do disco]
A propósito do nome do conjunto, Nash refere-se a um bairro em Londres com uma arquitetura bem especial criada pelo arquiteto John Nash (1752 – 1835).
Aproveite!
René Denon
OS: Não deixe de visitar as seguintes postagens, caso tenha gostado dessa aqui…
https://pqpbach.ars.blog.br/2021/08/29/faure-debussy-poulenc-nuit-detoiles-melodies-francaises-gens/




