Postado inicialmente em 6 de novembro de 2010.
Mais uma sinfonia dessa imperdível integral. A “Romântica” de Bruckner, como também é conhecida a Quarta Sinfonia, foi gravada em 1874 e passou por inúmeras revisões até o ano de 1888. Revisionismo era uma palavra que seguiu a carreira de Bruckner. Muitas das suas sinfonias passaram por imensas “remodelagens”. Talvez isso fosse uma traço da insegurança do compositor. Embora a Sinfonia No. 4 tenha o nome de “Romântica”, ela não segue o ideário do “amor romântico” do século XVIII. Bruckner segue um programa medieval, inspirado nas óperas Lohengrin e Siegfried de Richard Wagner. Esqueçamos Wagner e nos fixemos em Bruckner, num dos trabalhos mais belos e populares do seu repertório. Confesso que não gostei tanto da versão do Celibidache. As versões com o Abbado e com o Harnoncourt ficaram bem melhores. Com Abbado eu já postei; com Harnoncourt, ainda postarei. Não deixe de ouvir. Boa apreciação!
Anton Bruckner (1824-1896) – Symphony No. 4 in E-flat major – “Romântica”
01 – I – Bewegt, nicht zu schnell
02 – II – Andante quasi Allegretto
03 – III – Scherzo. Bewegt – Trio. Nicht zu schnell. Keinesfalls schleppend
04 – IV – Finale. Bewegt, doch nicht zu schnell
Edition: Robert Haas
Total time: 79:11
Münchner Philharmoniker
Sergiu Celibidache, regente
BAIXAR AQUI (Jumbofiles)
BAIXAR AQUI (DepositFiles)
Carlinus
Desculpe, mas acho que seria Composta, e não gravada, em 1874
De todas que já ouvi, a da gravação do Karajan é a melhor em alguns movimentos… mas no 1º acho que do Haitink
Como se pode pretender corrigir supondo o que é certo em vez de afirmar o que é certo? E o Carlinus não errou não.
Valeu, grande revalidação!
Que legal que tu estás re-trazendo isso. É maravilhoso!
PQP, FDP, Carlinus e demais membros do blog:
Gostaria de sugerir que vocês postassem algo do Anton Rubinstein. Encontrei outro dia o Concerto para Piano nº 04 e achei bem interessante. Além disso, o russo era conhecido como excelente pianista, e foi apelidado de “Van II” em razão do seu modo de tocar piano parecer muito com o do Beethoven. Ele chocou muita gente (até o Liszt e a Clara Schumann ao que parece) com o seu estilo “vulcânico” de tocar.
Estou muito curioso a respeito desse compositor, que foi um dos fundadores da música romântica russa, juntamente com Glinka. Pena que se acha muito pouco dele na net.
Fica aqui a minha sugestão!!!