Beethoven (1770-1827): Grande Fuga e Quarteto Op. 132 (Narratio Quartet)

Um muito querido amigo montou este CD para mim com duas obras da caixa de 4 CDs ao lado. O disco ficou assim: inicia pela Grande Fuga e termina com o Op. 132, o meu quarteto preferido. Acho que o amigo sabia do meu amor pelo Op. 132 e por certas interpretações da Grande Fuga. Porém, quando o ouvi pela primeira vez, achei que era o Quarteto Op. 130, mais ligado à Grande Fuga, ou seja, não reconheci meu lindo quartetão. Também pudera, era outra música — os holandeses do Narratio Quartet usam instrumentos de época para se aproximarem da sonoridade histórica dos séculos XVIII-XIX. Então, eles tocam os quartetos de Beethoven com cordas de tripa e os arcos típicos do século XIX. Também aplicam práticas de interpretação historicamente informadas: comedidos vibrati, uso de deslizamento entre notas, tempos mais flexíveis e articulação que busca lembrar como se tocava na época de Beethoven. Até aí, tudo bem, só que sei lá. Tanto sei lá que meus ouvidos discordariam da hipotética frase “Narratio Quartet toca Beethoven como se estivéssemos em 1820”. Por exemplo, o último movimento do 132 é um Allegro Appassionato que me pareceu incompatível com a forma de narração adotada pelos meninos do quarteto (sim, escrevi “Tempos mais flexíveis” ali atrás, não sou tão trouxa). São muitas vírgulas e travessões num texto que deve fluir como uma dança, na minha opinião. O som é sempre lindo mas algumas escolhas parecem meio malucas. Não tenho nada contra, só que às vezes não dá certo. E às vezes dá, pois há momentos realmente lindos, como em alguns trechos do Fugão e do imenso movimento central do 132. Vale muito conferir.

Beethoven (1770-1827): Grande Fuga e Quarteto Op. 132 (Narratio Quartet)

1 Grande Fuga, Op.133

2 String Quartet Op. 132 in A Minor – I. Assai sostenuto. Tempo Allegro
3 II. Allegro ma non tanto
4 III. Heiliger Dankgesang eines Genesenen an die Gottheit, in der lydischen Tonart
5 V. Alla marcia, assai vivac
6 V. Allegro appassionato

Narratio Quartet:
Johannes Leertouwer, violin (Antonius et Hieronymus Fr. Amati, Cremona 1619)
Franc Polman, violin (Pieter Rombouts, Amsterdam ca. 1690)
Viola de Hoog, cello (Giovanni Battista Guadagnini, Milan ca. 1750, on loan from NMF)
Dorothea Vogel, viola (Ludovico Rastelli, Genoa, ca. 1800)

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O nome da violoncelista é Viola. Essa escapou por pouco.

PQP

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