Saint-Saëns (1835 – 1921): Concerto para Violoncelo No. 1 • Franck (1822 – 1890) • Fauré (1845 – 1924) • Poulenc (1899 – 1963) – Bruno Philippe (violoncelo) • Tanguy de Williencourt (piano) • Frankfurt Radio Symphony & Christoph Eschenbach ֎

Você encontra inspiração em outras coisas além da música?
Talvez três ou quatro anos atrás eu teria dito não, ou dito algo normal, como ler livros ou assistir a filmes, mas hoje me inspiro cada vez mais na minha vida familiar. Meus filhos são muito pequenos e, nessa idade, você precisa de muita paciência, de certa forma, para criá-los e para se criar, e isso ajuda muito com a música.                   [De uma entrevista com BP]

O primeiro álbum de Bruno Philippe que eu conheci foi a gravação das Suítes para Violoncelo de Bach que eu gostei muito e postei. O disco foi preparado e gravado (como aconteceu com muitos artistas) nos dias da pandemia, período terrível que vivemos e, ao que parece, já é esquecido das gentes. Depois disso ouvi um disco no qual ele toca ao violoncelo acompanhado de piano a Sonata ‘Arpeggione’, de Schubert. Nesta empreitada ele se faz acompanhar do pianista Tanguy de Williencourt. Completando o disco um arranjo para violoncelo e piano da Sonata ‘Kreutzer’ (para violino e piano) de Beethoven. Este disco você pode encontrar aqui. Há um outro disco da dupla Philippe – de Williencourt tocando Brahms/Schumann, este postado pelo nosso highlander colaborador FDP Bach, aqui.

Demorei um pouco para ouvir esse novo disco do Bruno Philippe, pois a quantidade de novidades que quero ouvir é grande e ando também bem ocupado com outras coisas, esses dias. Vocês devem imaginar, os artistas e gravadoras não param de nos enviar álbuns novos e relançamentos esperando que venhamos a apresenta-los aos nossos ávidos leitores e seguidores, devidamente endossados pela nossa ilibada e meritória opinião. Mas, finalmente chegou o dia (ou melhor, a noite) deste maravilhoso disco, que me cativou desde o início, uma pecinha para violoncelo e piano de Fauré, o Romance. Você poderá perceber que o Bruno está em outro patamar no universo dos violoncelistas. Assim como foi o caso da ‘Kreutzer’, no outro disco, temos a belíssima Sonata para Violino de César Franck, em arranjo para violoncelo. Bruno toca também o Concerto No. 1 para Violoncelo de Camille Saint-Saëns e a linda Sonata (essa originalmente escrita) para violoncelo de Poulenc. Atuando como prelúdio, interlúdios e encore, temos mais algumas peças de Fauré e Saint-Saëns. Nas peças para violoncelo e piano, Bruno é acompanhado pelo já nosso conhecido Tanguy de Williencourt e no concerto a orquestra é a Frankfurt Radio Symphony regida pelo maestro Christoph Eschenbach.

Eu achei que o FDP Bach postaria esse disco, mas após ouvi-lo umas três ou quatro vezes nesses últimos dias, achei que vocês não poderiam esperar mais. Se bem que essa postagem está sendo escrita a dois terços passados do mês de agosto do Ano da Graça de 2025 e não sei que dia pode ser hoje, quando a postagem efetivamente indo ao ar do nosso primoroso blog. De uma forma ou de outra, espero que gostem do disco, pelo menos uma fração do que eu gostei…

GABRIEL FAURÉ (1845-1924)

1 | Romance Op. 69 3’34

CÉSAR FRANCK (1822-1890)

Violin Sonata FWV 8

A major / La majeur / A-Dur

(transcription for cello and piano by Jules Delsart)

2 | I. Allegretto ben moderato 6’20

3 | II. Allegro 8’31

4 | III. Recitativo-Fantasia. Ben moderato – Molto lento 7’39

5 | IV. Allegretto poco mosso 6’27

CAMILLE SAINT-SAËNS (1835-1921)

Cello Concerto No. 1 Op. 33

A minor / La mineur / a-Moll

6 | I. Allegro non troppo 6’00

7 | II. Allegretto con moto 5’34

8 | III. Molto allegro 9’07

GABRIEL FAURÉ

9 | Papillon Op. 77 3’07

FRANCIS POULENC (1899-1963)

Cello Sonata FP 143

10 | I. Allegro – Tempo di Marcia 5’56

11 | II. Cavatine 6’13

12 | III. Ballabile 3’28

13 | IV. Finale 6’45

GABRIEL FAURÉ

14 | Après un rêve Op. 7 No. 1 2’57

(transcription for cello and piano)

CAMILLE SAINT-SAËNS

15 | Le Cygne 2’56

(extr. Le Carnaval des animaux – transcription for cello and piano)

Bruno Philippe, cello

Tanguy de Williencourt, piano (1-5, 9-15)

Frankfurt Radio Symphony | Christoph Eschenbach, conducting (6-8)

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 196 MB

This enterprising and beautifully recorded programme, combining elements of late-Romanticism with Neo-classicism, provides cellist Bruno Philippe with a suitably wide stylistic range. Indeed, his magnetic playing proves to be a triumph, not least because his approach is self-effacing in allowing the music to speak for itself, thereby creating interpretations that are both natural and subtle. […]

Philippe’s interpretation of Saint-Saëns’s First Cello Concerto revels in its underlying Classical restraint, while offering sufficiently theatrical playing in the bravura passages; the Frankfurt Radio Symphony Orchestra under Eschenbach combines wonderfully precise and expressive playing.

Even more alluring, however, is Poulenc’s Cello Sonata. This underplayed work is exceedingly difficult to make rhythmically neat and expressive – needing performers who are alert to its rapidly changing moods and virtuosic demands. Both artists ensure that every bar sounds amazingly fresh and spontaneous. [Trechos da crítica na revista The Strad]

From the overt Romanticism of Saint-Saëns to the nostalgia-laden modernity of Poulenc, Bruno Philippe takes us on a journey through (almost) a century of French cello music. Alongside Tanguy de Williencourt, he also performs the cello version of Franck’s famous Violin Sonata, one of the absolute peaks of nineteenth-century chamber music. [da página da harmonia mundi]

1 comment / Add your comment below

Deixe um comentário para Douglas Cancelar resposta