Gioacchino Rossini (1792-1868): Stabat Mater (Giulini)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Esta obra-prima tem uma história atribulada. Rossini iniciou a composição em 1831, após sua aposentadoria das óperas, a convite do cônego espanhol Fernández Varela. No entanto, ele completou apenas parte da obra (números 1 e 5 a 9), devido a problemas de saúde, e pediu que Giovanni Tadolini completasse os restantes, entregando a versão “completa” em 1833. Varela morreu em 1837, e a partitura foi vendida a um editor em Paris — o que provocou a indignação de Rossini. Ele recuperou os direitos da obra e reescreveu integralmente o que não era seu, concluindo o Stabat Mater em sua versão definitiva até 1841. A obra mistura elementos litúrgicos e o estilo operístico refinado de Rossini, resultando em vislumbres profundamente emotivos que desafiam o cânone tradicional da música sacra. A versão completa estreou em 7 de janeiro de 1842, em Paris. O público reagiu com entusiasmo imediato — aplausos intermináveis e repetição de trechos. Na Itália, a estreia ocorreu em Bolonha, sob a batuta de Donizetti, com aclamações equivalentes. Rossini ouviu aplausos que se estenderam até sua casa. Críticos do norte da Europa consideraram a obra “excessivamente mundana e sensual” para um tema religioso. Rossini ignorou as críticas, é óbvio. É uma antecipação do Réquiem de Verdi, graças ao seu poder emocional e andamento sombrio. Para finalizar, esta gravação é daquelas coisas que permanecem por anos imbatível.

Gioacchino Rossini (1792-1868): Stabat Mater (Giulini)

1. Introduzione. Andantino Moderato »Stabat Mater Dolorosa« 9:54
2. Aria (Tenore). Allegretto Maestoso »Cujus Animam Gementem« 6:46
3. Duetto (Soprano I/II). Largo »Quis Est Homo« 7:17
4. Aria (Basso). Allegretto Maestoso »Pro Peccatis Suae Gentis« 5:05
5. Coro (A Cappella) E Recitativo (Basso). Andante Mosso »Eja, Mater, Fons Amoris« 4:49
6. Quartetto (Soli). Allegretto Moderato »Sancta Mater, Istud Agas« 8:46
7. Cavatina (Soprano II). Andante Grazioso »Fac, Ut Portem Christi Mortem« 5:08
8. Aria (Soprano I) E Coro. Andante Maestoso »Inflammatus Et Accensus« 5:16
9. Quartetto (Coro A Cappella). Andante »Quando Corpus Morietur« 5:43
10. Finale. Allegro – Andantino Moderato »Amen. In Sempiterna Saecula« 5:53

Bass Vocals – Ruggero Raimondi
Chorus – Philharmonia Chorus
Chorus Master – Heinz Mende
Conductor – Carlo Maria Giulini
Orchestra – Philharmonia Orchestra
Soprano Vocals [Soprano I] – Katia Ricciarelli
Soprano Vocals [Soprano II] – Lucia Valentini Terrani
Tenor Vocals – Dalmacio Gonzalez

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PQP

11 comments / Add your comment below

  1. Eu acho o Stabat Mater do Rossini operístico demais pro tipo de obra que é. Também não me agrada, não, embora a segunda faixa seja um hit.

  2. Ahh….. hm… ahm… ah… ah. terminou!
    As dissonâncias que rolam quando cantam
    Pro peccatis suae gentis
    vidit Iesum in tormentis,
    et flagellis subditum
    São realmente uma premonição ao movimento romântico que viria com Shubert e então Brahms!!
    contato-lhe-ei

  3. Por gentileza poderia arrumar o link quebrado, precisei desse download e não foi possível, tenho o vinil, mas está ruim o som gostaria muito de poder abaixar essa obra, muito obrigado, sou um visitante assíduo já alguns anos, através da rádio Cultura FM tive o prazer de conhecer as obras que muitas encontrei aqui muito boas por sinal. Seu expediente está sempre de parabéns! Um grande abraço!

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