IM-PER-DÍ-VEL !!!
Esta obra-prima tem uma história atribulada. Rossini iniciou a composição em 1831, após sua aposentadoria das óperas, a convite do cônego espanhol Fernández Varela. No entanto, ele completou apenas parte da obra (números 1 e 5 a 9), devido a problemas de saúde, e pediu que Giovanni Tadolini completasse os restantes, entregando a versão “completa” em 1833. Varela morreu em 1837, e a partitura foi vendida a um editor em Paris — o que provocou a indignação de Rossini. Ele recuperou os direitos da obra e reescreveu integralmente o que não era seu, concluindo o Stabat Mater em sua versão definitiva até 1841. A obra mistura elementos litúrgicos e o estilo operístico refinado de Rossini, resultando em vislumbres profundamente emotivos que desafiam o cânone tradicional da música sacra. A versão completa estreou em 7 de janeiro de 1842, em Paris. O público reagiu com entusiasmo imediato — aplausos intermináveis e repetição de trechos. Na Itália, a estreia ocorreu em Bolonha, sob a batuta de Donizetti, com aclamações equivalentes. Rossini ouviu aplausos que se estenderam até sua casa. Críticos do norte da Europa consideraram a obra “excessivamente mundana e sensual” para um tema religioso. Rossini ignorou as críticas, é óbvio. É uma antecipação do Réquiem de Verdi, graças ao seu poder emocional e andamento sombrio. Para finalizar, esta gravação é daquelas coisas que permanecem por anos imbatível.
Gioacchino Rossini (1792-1868): Stabat Mater (Giulini)
1. Introduzione. Andantino Moderato »Stabat Mater Dolorosa« 9:54
2. Aria (Tenore). Allegretto Maestoso »Cujus Animam Gementem« 6:46
3. Duetto (Soprano I/II). Largo »Quis Est Homo« 7:17
4. Aria (Basso). Allegretto Maestoso »Pro Peccatis Suae Gentis« 5:05
5. Coro (A Cappella) E Recitativo (Basso). Andante Mosso »Eja, Mater, Fons Amoris« 4:49
6. Quartetto (Soli). Allegretto Moderato »Sancta Mater, Istud Agas« 8:46
7. Cavatina (Soprano II). Andante Grazioso »Fac, Ut Portem Christi Mortem« 5:08
8. Aria (Soprano I) E Coro. Andante Maestoso »Inflammatus Et Accensus« 5:16
9. Quartetto (Coro A Cappella). Andante »Quando Corpus Morietur« 5:43
10. Finale. Allegro – Andantino Moderato »Amen. In Sempiterna Saecula« 5:53
Bass Vocals – Ruggero Raimondi
Chorus – Philharmonia Chorus
Chorus Master – Heinz Mende
Conductor – Carlo Maria Giulini
Orchestra – Philharmonia Orchestra
Soprano Vocals [Soprano I] – Katia Ricciarelli
Soprano Vocals [Soprano II] – Lucia Valentini Terrani
Tenor Vocals – Dalmacio Gonzalez

PQP
AAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!
Aaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhh! Assim que acabar o orgasmo, poderias entrar em contato comigo pelo e-mail [email protected], por favor?
Eu acho o Stabat Mater do Rossini operístico demais pro tipo de obra que é. Também não me agrada, não, embora a segunda faixa seja um hit.
Pô PQP, esta obra é demais!
Ahh….. hm… ahm… ah… ah. terminou!
As dissonâncias que rolam quando cantam
Pro peccatis suae gentis
vidit Iesum in tormentis,
et flagellis subditum
São realmente uma premonição ao movimento romântico que viria com Shubert e então Brahms!!
contato-lhe-ei
Muito bom!
Mas a última faixa tá pulando.
Grato!
Por gentileza poderia arrumar o link quebrado, precisei desse download e não foi possível, tenho o vinil, mas está ruim o som gostaria muito de poder abaixar essa obra, muito obrigado, sou um visitante assíduo já alguns anos, através da rádio Cultura FM tive o prazer de conhecer as obras que muitas encontrei aqui muito boas por sinal. Seu expediente está sempre de parabéns! Um grande abraço!
Por favor arrumar o link quebrado que diz o seguinte:
“Este arquivo foi removido do servidor, porque o arquivo não foi acessado a muito tempo.”
Gostaria de saber se é possivel consertar o link do álbum acima, não está funcionando, por favor se não for possível pelo menos me de respostas, muito grato.
Esta é a única obra de Rossini que escuto. Ópera bufa pra mim só as de Mozart, e olhe lá.
Caros,
caso alguém queira o arquivo FLAC desta gravação incrível, segue um link:
https://1drv.ms/u/s!Agq_AysPzgeMgmuKmIEBagWPwDrq
abs