Conheci algumas das gravações de Mahler pelas postagens de PQP Bach alguns anos atrás e, ao perceber que faltavam três sinfonias para termos aqui o ciclo completo, resolvi preencher esta lacuna em nosso acervo. São gravações de peso realizadas nos anos 1990 pelo maestro com sua orquestra de nome recém alterado após o fim da União Soviética.
As orquestras russas regidas por Svetlanov, Rozhdestvensky e Mravinsky na segunda metade do século XX tinham frequentemente uma sonoridade bem característica com intensidade emocional sem cair para o romantismo cafona, além do som de certos instrumentos sutilmente diferentes de seus equivalentes ocidentais, me parece que principalmente os metais.
Esse tipo de intensidade emocional é importante nas sinfonias de Mahler, marcadas pelos contrastes. Mahler alterna entre momentos monumentais com grande orquestra típica do fim do século XIX seguidos por momentos suaves e íntimos. Talvez devido aos seus longos anos de experiência como maestro (portanto, como alguém que sabia o que “funcionava” com o público, no mesmo sentido em que um humorista com anos de teatro sabe as piadas que mais “funcionam”), ele brinca com as quebras de expectativas, ao contrário da música de Bruckner em que esperamos grandiosidade e temos exatamente o que esperamos. É bom lembrar também que Mahler conheceu Bruckner em Viena e tinha grande respeito por ele, então esse diferença, mesmo que radical e profunda, não significa desprezo.
Mais um detalhe sobre a interpretação dos russos: no 3º movimento, uma reconstrução lenta e triste da canção infantil “Frère Jacques” (ou “Bruder Jacob”), alguns maestros e orquestras levam o negócio mais na brincadeira e com andamentos mais rápidos, mas Svetlanov aqui leva mais a sério, embora com trechos contrastantes de tranquilidade.
Gustav Mahler (1860-1911): Sinfonia Nº 1 (1889)
1. Langsam, schleppend (Slowly, dragging)
2. Kräftig bewegt, doch nicht zu schnell (Moving strongly, but not too quickly)
3. Feierlich und gemessen, ohne zu schleppen (Solemnly and measured, without dragging)
4. Stürmisch bewegt – Energisch (Stormily agitated – Energetic)
Russian State Symphony Orchestra
Evgeny Svetlanov, conductor
Recording: Moscow, Large Hall of the Conservatory, 1992
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
Pleyel