Anton Webern (1883 – 1945): Peças para Orquestra – Berliner Philharmoniker & Herbert von Karajan ֍

WEBERN

Passacaglia –  5 Movimentos, op. 5

6 Peças, op. 6 – Sinfonia op. 21

Berliner Philharmoniker & Herbert von Karajan

A notícia que mais me chamou a atenção hoje foi a do lançamento pela NASA da Europa Clipper, em direção ao planeta Júpiter, para a exploração de uma de suas enormes luas. Eu fiquei curioso para saber qual seria a música de bordo, música de outro planeta. Fiz essa associação com a música de Schoenberg – seu segundo quarteto, no qual uma soprano se junta aos músicos e canta o verso “Ich fühle Luft von anderem Planeten” (“Sinto o ar de outro planeta”). Decidi ouvir então mais uma vez o disco desta postagem, com peças de Anton Webern, aluno de Schoenberg, assim como Alban Berg. Essas peças fazem parte de uma gravação de peças do triunvirato, feita em 1973 e início de 1974. As obras foram reunidas em 4 LPs e foram posteriormente arranjadas em 3 CDs, dos quais esse é o terceiro. Eu gosto desse disco, mas fui conquistado aos poucos, confesso. Primeiro a Passacaglia, que Anton era bem consciente da importância dos mestres que lhes antecederam. Brahms com o quarto movimento de sua Quarta Sinfonia e Bach, com sua enorme Passacaglia para órgão. Lembre-se que Webern orquestrou partes da Arte da Fuga. Depois me conquistaram as intensas peças curtas, que surgiram na versão para quarteto de cordas, mas aqui estão em uma versão para orquestras de cordas, e que cordas, senão as da BP. As mais curtas peças escritas originalmente para orquestra e a Sinfonia op. 21 ainda estão aplicando seus feitiços em mim, mas já estou quase me rendendo. Enfim, esse é o tipo de música que me faz pensar em outro planeta.

HvK no local da gravação

Eu acho impressionante considerar que na década de 1970, Karajan dispunha da melhor (talvez) orquestra deste planeta, com milhares e milhares de ávidos (e conservadores) consumidores de seus discos, dispusesse de tempo para gravar essa música, que certamente interessava a uma pequena parte desse público. Seria por orgulho, de mostrar que ele e ‘sua’ orquestra poderiam interpretar qualquer tipo de música, produzir os mais ousados sons, estranhíssimas harmonias ou mesmo as mais inquietantes dissonâncias? Pelo que eu percebi, o selo amarelo se recusou a pagar pela gravação e Herbert von Karajan botou dinheiro de seu bolso. Pois é… mas, agora é com você, veja lá o que acha do disco, depois me conte.

Anton Webern (1883 – 1945)

Passacaglia Für Orchester Op. 1

  1. Passacaglia

Fünf Sätze Op. 5 (Fassung Für String Orchestra)

  1. Heftig Bewegt
  2. Sehr Langsam
  3. Sehr Labhaft
  4. Sehr Langsam
  5. In Zarter Bewegung

Sechs Stücke Für Orchester Op. 6 (Fassung Von 1928)

  1. Langsam
  2. Bewegt
  3. Mäßig
  4. Sehr Mäßig
  5. Sehr Langsam
  6. Langsam

Symphonie Op. 21

  1. Ruhig Schreitend
  2. Variationen. Sehr Ruhig

Berliner Philharmoniker

Herbert von Karajan

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 106 MB

Se quer bem feito, faça você mesmo… HvK

A seguir, alguns trechos de críticas bem conhecidas, traduzidas pelo Chat PQP:

Karajan reportedly felt so strongly about his recordings of the Second Viennese School that he agreed to finance them himself when DG balked at picking up the tab. These are great performances, to be sure. […] The Berg pieces never have sounded so decadently beautiful, nor the Webern so passionately intense, or the Schoenberg so, well, just plain listenable. Karajan se sentia tão confiante sobre as suas gravações da Segunda Escola Vienense que concordou em financiá-las quando DG se recusou a pagar a conta. Essas são ótimas performances, com certeza. […] As peças de Berg nunca soaram tão decadentemente belas, nem o Webern tão apaixonadamente intenso, ou o Schoenberg tão, bem, digamos, simplesmente audível.

The Berlin Philharmonic strings make their usual luscious sounds, but here the winds, brass, and even percussion rise to the occasion as well. As cordas da Filarmônica de Berlim fazem seus usuais deliciosos sons, mas aqui os sopros, metais e até percussão também estão à altura da ocasião.

In Webern’s Passacaglia the orchestral timbres are brightly lit and fully fleshed out–from the hushed solo flute in the beginning to the snarling brass at the climax. The original set also included the best-ever performance of Webern’s Six Pieces for Orchestra. Even if you are not new to this music, and especially if you are, this is a must-have. Na Passacaglia de Webern, os timbres orquestrais estão bem iluminados e totalmente desenvolvidos – desde a flauta solo silenciosa no início até os metais rosnando no clímax. O conjunto original também incluiu a melhor performance de todos os tempos das Seis Peças para Orquestra de Webern. Mesmo que você não seja novo nessa música, e especialmente se for, este disco é obrigatório.

Aproveite!

René Denon

Antes que você mencione, aqui está o Selo RD de Jurassiquidade….

Deixe um comentário