F. J. Haydn (1732-1809): Sinfonia Nº 104 / Sinfonia Nº 94 / Divertimento para Sopros (Coral de Santo Antônio) (Vienna Chamber Orch / Alfred Scholz)

Vocês já sabem: Alfred Scholz foi um produtor muito prolífico (!) de gravações de baixo orçamento, que muitas vezes vendia fraudulentamente gravações creditadas a artistas e orquestras inexistentes. Também nomes de pessoas reais — normalmente já falecidas — eram creditados a performances que não eram delas. Trabalhando como maestro, ele gravou algumas coisas. Sabe-se lá se ele mesmo quem rege neste CD. Mas, gente, esta gravação é muito boa, e o repertório é sensacional!

A Sinfonia Nº 104 é a sinfonia final de Haydn . É a última das doze sinfonias de Londres e é conhecida (de forma um tanto arbitrária, dada a existência de outras onze) como a Sinfonia de Londres. Na Alemanha, é comumente conhecida como a Sinfonia de Salomon, em homenagem a Johann Peter Salomon , que organizou as duas turnês de Haydn por Londres.  A obra foi composta em 1795, enquanto Haydn vivia em Londres, e estreou lá no King’s Theatre em 4 de maio de 1795, em um concerto com composições exclusivamente do próprio Haydn e dirigido pelo compositor. A estreia foi um sucesso; Haydn escreveu em seu diário “Toda a companhia ficou completamente satisfeita e eu também. Ganhei 4.000 florins nesta noite: tal coisa só é possível na Inglaterra.”

Haydn escreveu a sinfonia em 1791 em Londres durante a primeira de suas visitas à Inglaterra (1791–1792). A estreia ocorreu no Hanover Square Rooms em Londres em 23 de março de 1792, com Haydn liderando a orquestra sentado em um pianoforte. a velhice de Haydn, seu biógrafo Georg August Griesinger perguntou-lhe se ele escreveu essa “Surpresa” para deixar a plateia ligada. Bem, Haydn respondeu:

Não, mas eu estava interessado em surpreender o público com algo novo, e em fazer uma estreia brilhante, para que meu aluno Pleyel, que na época estava contratado por uma orquestra em Londres (em 1792) e cujos concertos tinham estreado uma semana antes do meu, não me superasse. O primeiro Allegro da minha sinfonia já havia encontrado inúmeros Bravos, mas o entusiasmo atingiu seu pico mais alto no Andante com o Drum Stroke. Bis! Bis! soou em cada garganta, e o próprio Pleyel (*) me elogiou pela minha ideia. 

(*) Após os fatos narrados acima, Pleyel entrou para o PQP Bach.

F. J. Haydn (1732-1809): Sinfonia Nº 104 / Sinfonia Nº 94 / Divertimento para Sopros (Coral de Santo Antônio) (Vienna Chamber Orch / Alfred Scholz)

Symphony No. 104 In D Major (London)
1 Adagio – Allegro
2 Andante
3 Menuetto – Allegro
4 Allegro Spiritoso

Symphony No. 94 In G Major (Surprise)
5 Adagio Cantabile – Vivace Assai
6 Andante
7 Menuetto: Allegro Molto
8 Allegro Di Molto

9 Wind Quintet Divertimento No. 1 In B Major (Choral St. Antony)

Vienna Chamber Orchestra
Alfred Scholz

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Haydn testanto um piano forte na PQP Bach Hanover Square Rooms

PQP

1 comment / Add your comment below

Deixe um comentário