Dia de Bruckner aqui no PQP Bach!
Bem, o que tenho a dizer a vocês neste momento? Diria que não entendo de verdade a obsessão revisora de Bruckner. O que tem de errado com a Sinfonia Nº 0 (Zero)? É muito boa! Só ressuscitando o cara para saber os motivos dele. Lendo sua biografia, já sei que ele era um neurótico não louco. Aliás, era mais razoável do que muitos de nós. Além de ser manso. Anton Bruckner (1824-1896) é conhecido por suas 9 sinfonias. A Nº 1 se enquadra em seu estilo inicial; as nº 2-5 são seu estilo médio, culminando na maestria consumada evidente na Quinta. As nº 6-8 e a incompleta 9ª formam o último grupo. No entanto, há uma sinfonia que fica fora dessa numeração. A Sinfonia nº 1 foi concluída em 1866 e estreou em 1868. A Sinfonia nº 2 foi concluída em 1872 e estreou em Viena em 1873. Entre elas, no entanto, há uma Sinfonia em Ré menor. Embora a sinfonia seja conhecida, erroneamente, como Sinfonia Nº 0, a obra de Bruckner deveria ser, na verdade, a sinfonia 1,5. Bruckner passou cerca de 9 meses trabalhando nessa obra, concluindo-a no final de 1869. Bruckner inicialmente intitulou a obra Sinfonia Nº 2 e a submeteu a Otto Dessoff, o maestro permanente da Filarmônica de Viena, para sua revisão. A esperança de Bruckner era que Dessoff incluísse a obra em uma apresentação ou talvez a incluísse em uma das leituras de música nova da orquestra. Quando a resposta de Dessoff foi “Onde está o tema principal?” para o primeiro movimento, Bruckner retirou a obra de consideração inteiramente.
Quando essa revisão aconteceu é incerto. Sabemos, no entanto, que quando Bruckner terminou o que agora é conhecida como sua segunda sinfonia, a obra foi chamada de Sinfonia Nº 3, mas quando ele terminou a sinfonia seguinte em dezembro de 1873, ela foi chamada de Sinfonia Nº 3 e a obra anterior foi renomeada como Sinfonia Nº 2. A sinfonia que Dessoff havia revisado foi arquivada em uma gaveta e aparentemente esquecida.
Há pontos de similaridade entre a Sinfonia nº 0 e a Sinfonia nº 3: os compassos de abertura não são muito diferentes. As duas sinfonias compartilham material, então podemos supor que Bruckner já havia relegado a Nº 0 para a pilha de reciclagem quando começou a Nº 3.
Em 1895, quando Bruckner estava se mudando para acomodações menores, localizadas em uma ala dos edifícios do Palácio Belvedere, Bruckner examinou seus papéis e descobriu a partitura desta sinfonia que ele havia escrito 25 anos antes. Ele não destruiu a partitura, mas escreveu palavras desdenhosas através da partitura, como ‘inválido’ (ungiltig), ‘completamente nulo’ (ganz nichtig) e ‘anulado’ (annulirt). Ele também escreveu o símbolo ‘nulo’, Ø, três vezes na partitura e é a partir disso que a obra é conhecida como Die Nullte Symphony e em outras línguas como Sinfonia Nº 0.
Assim com Shostakovich dava suas piores melodias para os eventos comemorativos e patrióticos, Bruckner também fazia das suas. Helgoland é uma cantata secular e patriótica para coro masculino e orquestra. Como Bruckner não completou a 9ª sinfonia , Helgoland é sua última obra completa. A Cantata foi composta em abril de 1893 para o Coro Masculino de Viena a fim de comemorar seu 50º aniversário. O texto foi escrito por August Silberstein. A frísia de Helgoland tinha acabado de ser dada à Alemanha em 1890 pela Grã-Bretanha em troca de Zanzibar… Helgoland foi estreada em 8 de outubro de 1893 pelo Coro Masculino da Orquestra Filarmônica de Viena no Palácio de Hofburg.
Bem melhor, o Salmo 150 de Anton Bruckner é uma versão deste salmo para coro misto, soprano solista e orquestra, escrita em 1892. Richard Heuberger pediu a Bruckner um hino festivo para celebrar a abertura da exposição Internationale Ausstellung für Musik und Theatherwesen em 1892, mas Bruckner não entregou a peça a tempo. A obra foi estreada no Musikvereinsaal em Viena em 13 de novembro de 1892, com o Wiener Singverein e a soprano solista Henriette Standthartner e Wilhelm Gericke na regência.
Anton Bruckner (1824-1896): Sinfonia Nº 0 ∙ Helgoland ∙ Psalm 150 (Ruth Welting, Chicago Symphony Orchestra & Chorus, Daniel Barenboim)
Symphonie D-moll »Nullte«
1 Allegro 15:13
2 Andante 12:43
3 Scherzo. Presto – Trio. Langsamer Und Ruhiger – Scherzo Da Capo 6:49
4 Finale. Moderato – Allegro Vivace 11:03
5 Helgoland (Für Männerchor Und Großes Orchester) 13:49
6 Psalm 150 (Für Sopran, Chor Und Orchester) 8:45
Choir – Chicago Symphony Chorus (tracks: 5, 6)
Conductor – Daniel Barenboim
Orchestra – Chicago Symphony Orchestra
Soprano Vocals – Ruth Welting (tracks: 6)
PQP