Festival Fasch!: Johann Friedrich Fasch (1688-1758): Concerti & Sinfoniae (Main-Barockorchester Frankfurt)

Fasch é o cara. Neste CD, temos uma série de boas sinfonias, mas o destaque mesmo vai para os três concertos. Parece que sua musicalidade transparece mais nos solos do que nos tutti. Excentricidade ou talentos à parte, trata-se de um belo CD de música barroca que ouço enquanto vejo o Atlético-MG tirar a liderança do meu Inter, que inexplicavelmente ocupava o primeiro posto do Brasileiro.

Johann Friedrich Fasch foi o primeiro filho do diretor da escola Friedrich Georg Fasch. A mãe era Sophia Wegerig. A maioria de seus ancestrais masculinos conhecidos eram pastores ou cantores da Saxônia e da Turíngia. Após a morte de seu pai em 1700, Fasch veio morar com o irmão de sua mãe, o pastor Gottfried Wegerig, em Teuchern. Quando menino, Fasch foi cantor em Weißenfels e depois no Leipzig Thomas Alumnat sob o comando de Thomaskantor Johann Kuhnau. Depois de já ter escrito óperas para a Ópera de Naumburg em 1711 e 1712 (ou tocado na orquestra da Ópera de Brühl), foi para Darmstadt em 1714 a fim de para estudar com Christoph Graupner e Gottfried. De 1715 a 1719 ocupou o cargo de “secretário” e escriturário em Gera e, de 1719 a 1721 foi organista e escrivão municipal em Greiz. Ele então foi para Praga como maestro dos Condes Morzin. Em 1722 tornou-se diretor musical da corte em Zerbst. Seu filho Carl Friedrich Christian Fasch nasceu lá em 18 de novembro de 1736. (segue)

Festival Fasch!: Johann Friedrich Fasch (1688-1758): Concerti & Sinfoniae (Main-Barockorchester Frankfurt)

Sinfonia B-Dur (FWV M:B2)
1. Allegro
2. Cantabile
3. Allegro

Sinfonia g-moll (FWV M:g1)
4. Allegro
5. Andante
6. Allabreve
7. Allegro

Concerto für Chalumeau B-Dur (FWV L:B2)
8. Largo
9. Un poco Allegro
10. Largo
11. Allegro

Concerto für Violine und Oboe d-moll (FWV L:d4)
12. (Allegro)
13. Largo
14. Allegro

Concerto für Violine A-Dur (FWV L:A2)
15. (Allegro)
16. Largo
17. Allegro

Sinfonia a-moll (FWV M:a1)
18. Allegro
19. Andantino con sardinie piano
20. Allegro

Main-Barockorchester Frankfurt
Christian Leitherer, Chalumeau
Meike Güldenhaupt, Oboe
Martin Jopp, Violine

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Fasch de ladinho.

PQP

5 comments / Add your comment below

  1. Algo “excêntrico” é o Galo na liderança do Brasileirão… se continuar assim, ano que vem a final da copa do mundo será El Salvador X Tibete… “para onde é que esse mundo vai”?

    Enfim, amanhã vou baixar esse disco pra ouvir no fim de semana… abraço!

  2. Estou curioso para conhecer esse compositor, afinal sou um entusiasta do periodo Barroco… O PQP, vc conhece o Brazilian String Quartet, que faz uma versão para violões das suites orquestrais de Bach, e o Jaques Loussier Trio, que faz umas transcrições interessantes de peças de vários compositores, de Bach a Debussy? Já perguntei para o Marcelo Stravinsky, mas ele disse que não conhece… é que ouvi esses dois grupos em um programa da Rádio Cultura aqui de São Paulo e fiquei impressionado, gostaria de adquirir esses cds.
    Abraço e cuidado com o Tite!

  3. Fiquei curioso sobre um balé de Britten, “The Prince of the Pagodas”, influenciado pela música balinesa… Gostaria que fosse para a caixa de pedidos/sugestões.

Deixe um comentário