BACH
Toccatas
Claire Huangci, piano
Uma música sublime aliada à imagem criada pelos retratos de um rechonchudo senhor com sua peruca reforça uma imagem de Bach como um homem maduro, já depois de seus sessenta anos, genial em sua consumada arte de compor obras primas perfeitas.
Mas houve um jovem Johann Sebastian que explorava seus talentos e sua virtuosidade nos teclados diversos, apossando-se das obras estabelecidas nas gerações precedentes e ensaiando suas próprias criações. As peças desse disco – toccatas – são desses anos de juventude. Veja o que diz sobre elas o ótimo Karl Geringer: Entre as obras que Bach produziu em seus anos de formação merecem menção uma fantasia e um grupo de toccatas. Ele sentia-se atraído pelo caráter livre e rapsódico dessas formas, que lhe ofereciam uma boa oportunidade para contrastes espetaculares entre as seções individuais. A lógica inflexível e as proporções bem equilibradas de composições ulteriores estão ausentes na maioria dessas peças, mas [elas] exibem o ardor e a fértil imaginação características do jovem gênio.
Como prelúdio ao conjunto das sete toccatas deixadas pelo jovem Bach, a ótima e também bastante jovem pianista Claire Huangci interpreta o arranjo para piano da famosa Toccata e fuga em ré menor feito por Ferruccio Busoni.
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Toccata e Fuga em ré menor, BWV565 (Arr. F. Busoni for piano)
- Toccata
- Fuga
Toccata em sol menor, BWV915
- Introdução – Adagio
- Allegro
- Adagio
- Fuga
Toccata em mi menor, BWV914
- Introdução – Un poco allegro
- Adagio
- Allegro
Toccata em dó menor, BWV911
- Introdução – Adagio
- (Allegro)
Toccata em sol maior, BWV916
- Introdução
- Adagio
- Allegro e presto
Toccata em ré menor, BWV913
- Introdução – Presto
- Tema – Presto
- Allegro
Toccata em fá sustenido menor, BWV910
- Introdução
- (Adagio)
- Presto e staccato
Toccata em ré maior, BWV912
- Introdução
- Allegro
- Adagio
- Presto – Fuga
Claire Huangci, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 226 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 164 MB
O álbum começa com a tocata mais famosa da história da música, embora não seja o tipo de obra que estamos acostumados a ouvir tocada em uma gravação de piano solo. A transcrição de Ferruccio Busoni da mundialmente famosa Tocata de Ré menor de Bach, que pega a obra normalmente ouvida em um poderoso órgão barroco e a toca de maneira romantizada em um teclado de piano, fornece um início cativante, parecendo soprar as teias de aranha das teclas, aguçando o nosso apetite pelo Bach original e as suas sete tocatas. Todas foram escritas durante os anos de Bach em Weimar e dão-lhe vida como um compositor bem versado na arte séria do contraponto barroco, mas que contrasta esta maestria com execuções virtuosas e improvisadas e passagens lentas e sonhadoras. [tradução feita com a ajuda do Chat PQP]
Aproveite!
René Denon
Veja também essa postagem:
Pollini se foi